Translate This Page

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Alimentos ricos em grãos podem prevenir a hipertensão arterial


     Um recente estudo sugere que os alimentos ricos em grãos integrais podem acarretar um impulso adicional à saúde cardiovascular dos homens, ajudando a prevenir a hipertensão arterial. Os pesquisadores coletaram dados de 31.684 homens que participaram do Health Professionals Follow-Up Study.
     A aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim, estão entre os mais conhecidos e mais consumidos grãos integrais.Os homens incluídos no início do estudo não eram portadores de hipertensão arterial, câncer, doença cardíaca ou derrame cerebral.Durante um período de 18 anos de acompanhamento clínico, 9.227 homens desenvolveram hipertensão arterial.
     Os pesquisadores descobriram que os homens que comiam uma maior quantidade de grãos integrais apresentavam um risco relativo 19% menor de desenvolver hipertensão arterial quando  comparados com aqueles que comiam uma menor quantidade destes grãos.
     Além disso, os homens que comiam mais grãos inteiros reduziram seu risco de desenvolver hipertensão arterial em 15% quando comparados com os homens que comeram menores quantidadde de farelo de trigo. Os pesquisadores notaram que estes resultados se mantiveram mesmo depois de ajustes para variáveis relacionadas com um estilo de vida saudável e outros fatores relativos ao padrão da dieta.
     Os autores concluem dizendo que os resultados deste  estudo indicam que a ingestão dos grãos integrais pode ajudar a evitar a hipertensão arterial.

Fonte:American Journal of Clinical Nutrition.

CENTELLA ASIÁTICA


"Hidrocotile asiática" -  O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenecer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.    
Popularmente conhecida como centelha, centela, centela-da-Ásia, pata-de-mula, pata-de-burro ou pé-de-cavalo, é uma espécie cosmopolita, de uso tradicional no tratamento de feridas e lesões cutâneas diversas. No Brasil, ocorre nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo encontrada em quase todos os ambientes e obtida por extrativismo ou por importação. O mecanismo de ação de Centella Asiática ocorre através da ação estimulante na formação de componentes estruturais do tecido conectivo, da atividade sobre o endotélio vascular e a microcirculação, somada a ação hemostática, cicatrizante, antiulcerogênica. A fração triterpênica (asiaticosídeo, mandecassosideo, ácido asiático e mandecássico) e as saponinas glicosiladas (ácido brahmico e brahmósideo) são os principais princípios ativos envolvidos nestas ações.
     A centelha é um vegetal realmente efetivo no combate à celulite. Ela atua no organismo tonificando e reforçando as paredes das veias e vasos linfáticos, melhorando a irrigação dos tecidos da pele e desse modo, o colágeno retorna à sua forma e estrutura corretas e as toxinas e líquidos retidos sob a pele são eliminados pois ela normaliza os espaços intercelulares nos tecidos e ativa a circulação sanguínea. Atua também na obesidade, varizes e hemorróidas além de auxiliar na cicatrização tecidual.

INDICAÇÕES
   1.  Insuficiência venosa nos membros inferiores: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, hemostático e como antiinflamatório.
   2. Úlcera trófica venosa: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, antiulcerogênico e como antiinflamatório e cicatrizante.
   ­3. Síndrome pós flebítica: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, hemostático e como antiinflamatório e cicatrizante.
   4. ­ Microangiopatia hipertensiva venosa: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, e como antiinflamatório.
   5. ­ Lipodistrofia Graus I, II, III: auxiliar do tratamento como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, e como antiinflamatório.
   6. ­ Na melhora da cicatrização e prevenção de formação de quelóide em cicatrizes cirúrgicas e lesões cutâneas: como cicatrizante, e regulador do metabolismo do tecido conectivo e antiinflamatório.
   7. ­ Úlcera gástrica: como auxiliar do tratamento convencional do processo cicatricial e antiulcerogênico de úlceras gástricas.

CENTELLA ASIÁTICA ENCONTRA-SE À VENDA NA CASA NATURAL / MERCADO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS / BOX 80 / TEL.: (16) 3372-3446 OU PELO SÍTIO http://www.casanaturalista.com.br/

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RECEITAS COM QUINUA

SOPA DE QUINOA E BATATA DOCE AO CURRY
Serve 6 porções - Receita Vegan
Você vai precisar de:
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 cebolas, em fatias finas
2 cenouras, descascadas e fatiadas
2 ramos de aipo, fatiados
2 dentes de alho, picados
2 colheres de sopa de gengibre
2 colheres de sopa de pó de curry
1 colher de sopa de casca de laranja torrada
2 xícaras de purê de batata doce (veja Dica)
6 xícaras de caldo de vegetais ou galinha, com redução de sódio
¾ de xícara de quinoas
1 xícara de suco de laranja fresco
¼ de xícara de xarope de bordo
Sal e pimenta do reino
Nozes picadas tostadas ou amêndoas fatiadas
Iogurte puro, opcional


O que fazer:
1. Em uma frigideira ou panela grande, aquecer óleo em fogo médio por 30 segundos. Adicionar as cebolas, cenouras e o aipo e cozinhar, mexendo, até que as cenouras fiquem bem macias, cerca de 7 minutos. 

2. Acrescentar o alho, gengibre, pó de curry e casca de laranja e cozinhar, mexendo, por 1 minuto. Acrescentar a batata doce e o caldo e mexer bem. Ferver. Acrescentar as quinoas e mexer. Reduzir para fogo brando. Cobrir e cozinhar até que a quinoa fique macia e os sabores se misturem, cerca de 30 minutos. 
3. Acrescentar o suco de laranja e o xarope de bordo e aquecer. Temperar com sal e pimenta a gosto. Despejar em tigelas e guarnecer com as nozes tostadas e iogurte, se preferir. 
 Dica: Para conseguir esta quantidade de purê de batatas doces, cozinhar, descascar e amaçar duas batatas doce médias.

SOPA DE QUINOA, AMARANTO E MILHO
Serve 6 porções 

Você vai precisar de:
3 colheres de sopa de manteiga
1 ½ xícara de alho-poró picado (partes brancas e verde-claro)
1 xícara de aipo picado (remover os “fios” descascando o aipo antes de picá-lo)
½ xícara de pimentão vermelho bem picado
1 colher de chá de sal, ou a gosto
¼ xícara de amaranto
½ xícara de quinoa, bem lavada
¼ colher de chá de tomilho seco
4 xícaras de milho fresco
1 xícara de leite integral
2 colheres de sopa de salsa 



O que fazer: Em uma panela grande, derreter 2 colheres de sopa de manteiga, em fogo médio-alto. Acrescentar o alho-poró, aipo picado, pimentão, e ¼ de colher de chá de sal. Cozinhar, mexendo frequentemente, até que os vegetais fiquem bem macios, cerca de 5 minutos. 
Acrescentar o amaranto e 3 xícaras de água. Ferver em fogo alto. Acrescentar e mexer a quinoa e o tomilho. Ferver novamente. Reduzir levemente o fogo e cozinhar em fervura leve, parcialmente coberto, por 10 minutos. 
Em paralelo, em um processador, bater 3 xícaras de milho e 1 xícara de água. Quando a quinoa atingir 10 minutos de cozimento, adicionar o purê de milho e o restante do milho na sopa. Acrescentar sal a gosto. Reduzir o fogo e cozinhar até que a quinoa e o amaranto estejam macios, 3 a 5 minutos. Quando a quinoa estiver pronta, não haverá mais o ponto branco em meio ao grão, e algumas das “caudas” dos grãos poderãos e soltar e flutuar. Observando de perto, o amaranto parecerá pequenas bolhas opacas flutuando na superfície. 
 Acrescentar o leite e o restante da manteiga, e mexer. Dividir em porções e guarnecer com um pouco de salsa. 

Nota: A sopa engrossa com o tempo; acrescentar leite e sal para retornar à consistência desejada. 


Variações: Para mais cor, use 2 colheres de chá de quinoa vermelha e ½ xícara de quinoa-marfim. Acrescente a quinoa vermelha quando acrescentar o amaranto. 
Use creme de leite ao invés de leite. 
Use losna ao invés de tomilho. 

Sopa de Quinoa, Milho e Camarão: ao invés de água, use 4 xícaras de caldo de peixe ou mexilhões. Use orégano ao invés de tomilho. Quando a quinoa estiver macia, acrescente 250 gramas de camarões pequenos descascados. Cozinhar até que o camarão fique rosado, cerca de 1 minuto. Omitir o leite.

RECEITAS COM FARINHA DE SOJA

BOLO DE KINAKO

3 ovos inteiros
1 ½ xícara de açúcar
1 xícara de Kinako
1 colher sopa rasa de fermento
1 xícara chá rasa de óleo

Bater os ingredientes no liqüidificador, asse em forno baixo por 40 minutos.


BOLO DE KINAKO II

2 ½ xícara de farinha de trigo (peneirada)
½ xícara .de maisena
1 xícara de leite desnatado
2 xícara de açúcar (peneirado)
4 ovos
2 colheres de sopa rasa de fermento em pó
3 colheres de sopa cheia de margarina
3 colheres de sopa de Kinako

MODO DE PREPARO: Bata as claras em neve e reserve, junte as gemas, a margarina, e o açúcar, bater até ficar homogêneo, aos poucos misture a farinha de trigo e o leite desnatado, vá acrescentando o Kinako, misture levemente, junte o fermento, por último junte as claras em neve. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno baixo, pré aquecido por 35 minutos, após desenformar, polvilhe com açúcar de confeiteiro e Kinako.

BOLO DE KINAKO III

4 ovos
1 xícara(chá) de açúcar
1 xícara(chá) de Kinako
1 xícara(chá) de fubá
½ xícara .(chá) de farinha de trigo
1 xícara .(chá) de óleo
1 xícara .(chá) de leite
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

MODO DE PREPARO: Bata as claras em neve, coloque as gemas, o açúcar e bata bem. Coloque o óleo e o leite e continue batendo. Por último acrescente a farinha de trigo, o fubá, o Kinako e o fermento em pó. Bata mais um pouco despeje em uma forma untada e enfarinhada. leve ao forno até dourar.



BISCOITO DE SOJA

2 copos de maisena
1 copo de Kinako
1 copo de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 copo de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos
leite se necessário

MODO DE PREPARO: Aos poucos junte todos os ingredientes, e amasse bem, faça as rosquinhas polvilhe com açúcar e canela e asse e forno quente, forma untada, por aproximadamente 30 minutos.

PAVÊ DA TINA

2 pacotes de bolacha maisena ou leite
250 gr de Kinako
1 garrafa de 600 ml de guaraná
2 latas de creme de leite sem o soro
2 gemas
1 xícara de açúcar

MODO DE PREPARO: Bater as gemas com o açúcar e misturar o creme de leite, molhar as bolachas no guaraná. untar um pirex retangular. Colocar uma camada de bolacha, uma de creme e uma de Kinako, alternar as camadas, até que a última seja de Kinako. sirva bem gelado.

SUCOS
1 - Suco de uma cenoura coada, suco de 2 laranjas, bata no liqüidificador com ½ pêra s/casca, uma colher de sopa de Kinako, e açúcar á gosto.
2 - ½ mamão, ½ maçã, 1 copo de água, uma colher de sopa de Kinako, açúcar á gosto, bater tudo no liqüidificador.
3 - 1 banana, 1 ameixa vermelha, 1 copo de água, uma colher de sopa de Kinako, açúcar á gosto, bater tudo no liqüidificador.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Coma uma castanha por dia e retarde o envelhecimento

Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que ascastanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas fi cam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.
O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.
A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Amaranto

O grão de amaranto possui cerca de 15% de proteínas, cuja qualidade biológica pode ser comparada à do leite, já que à rico em lisina, um aminoácido essencial e limitante em outros cereais. Também apresenta alto teor de fibras solúveis emcomparação a outros. Em relação às gorduras, o amaranto possui alta percentagem de ácidos graxos insaturados, considerados essenciais. O amaranto pode ainda ser utilizadofonte de zinco, fosforo e cálcio, elemento pouco encontrado em vegetais e além de ser uma alternativa de consumo para quem tem doença celíaca, desencadeada por uma proteína presente no trigo, já que não foi verificada nenhuma reação adversa à sua ingestão.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

DEU NO JORNAL...
...FOLHA DE SÃO PAULO
São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Adolescentes consomem menos fibra que o indicado
Na população geral, 65,6% ingerem pouca quantidade

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um estudo realizado com 4.000 moradores de Pelotas (RS) mostra que 65,6% da população consome alimentos fontes de fibra em uma frequência inferior à recomendada. Entre os adolescentes, 77,8% apresentam ingestão inadequada do nutriente. Os idosos têm o consumo menos impróprio: 54,6% não consomem a quantidade indicada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas de 5% a 25% da população atende à recomendação de consumo de fibras alimentares.
"O número [de consumo inadequado] é altíssimo e não deveria ocorrer, mas está dentro do que outros estudos, feitos em outras cidades, haviam mostrado", diz o nutricionista Daniel Baldoni, da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Sobre o fato de os adolescentes formarem o grupo que menos consome fibras, Baldoni afirma que é preocupante porque eleva o risco de levarem para a vida adulta maus hábitos alimentares. "Os alimentos fontes de fibras também têm vitaminas e, se esse resultado se mantiver a longo prazo, eleva o risco de doenças crônicas, como hipertensão, alguns cânceres, obesidade e diabetes."
Presentes em frutas, verduras, legumes e alimentos naturais, as fibras são importantes para o bom funcionamento intestinal, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a diminuir o colesterol. A recomendação é ingerir cinco porções desses alimentos diariamente. "Comer salada no almoço e no jantar, um legume cozido em uma das refeições, mais duas frutas já dá cinco porções. É fácil alcançar essa meta."

Colaborou MARIANA VERSOLATO
FARINHA DE SOJA

RECEITAS



BOLO DE KINAKO


3 ovos inteiros
1 ½ xícara de açúcar
1 xícara de Kinako
1 colher sopa rasa de fermento
1 xícara chá rasa de óleo

Bater os ingredientes no liqüidificador, asse em forno baixo por 40 minutos.






BOLO DE KINAKO II


2 ½ xícara de farinha de trigo (peneirada)
½ xícara .de maisena
1 xícara de leite desnatado
2 xícara de açúcar (peneirado)
4 ovos
2 colheres de sopa rasa de fermento em pó
3 colheres de sopa cheia de margarina
3 colheres de sopa de Kinako


MODO DE PREPARO:
Bata as claras em neve e reserve, junte as gemas, a margarina, e o açúcar, bater até ficar homogêneo, aos poucos misture a farinha de trigo e o leite desnatado, vá acrescentando o Kinako, misture levemente, junte o fermento, por último junte as claras em neve. Despeje em forma untada e enfarinhada e leve ao forno baixo, pré aquecido por 35 minutos, após desenformar, polvilhe com açúcar de confeiteiro e Kinako.


BOLO DE KINAKO III


4 ovos
1 xícara(chá) de açúcar
1 xícara(chá) de Kinako
1 xícara(chá) de fubá
½ xícara .(chá) de farinha de trigo
1 xícara .(chá) de óleo
1 xícara .(chá) de leite
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

MODO DE PREPARO:
Bata as claras em neve, coloque as gemas, o açúcar e bata bem. Coloque o óleo e o leite e continue batendo. Por último acrescente a farinha de trigo, o fubá, o Kinako e o fermento em pó. Bata mais um pouco despeje em uma forma untada e enfarinhada. leve ao forno até dourar.






BISCOITO DE SOJA


2 copos de maisena
1 copo de Kinako
1 copo de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 copo de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos


leite se necessário


MODO DE PREPARO:


Aos poucos junte todos os ingredientes, e amasse bem, faça as rosquinhas polvilhe com açúcar e canela e asse e forno quente, forma untada, por aproximadamente 30 minutos.






PAVÊ DA TINA


2 pacotes de bolacha maisena ou leite


250 gr de Kinako


1 garrafa de 600 ml de guaraná


2 latas de creme de leite sem o soro


2 gemas


1 xícara de açúcar


MODO DE PREPARO:


bater as gemas com o açúcar e misturar o creme de leite, molhar as bolachas no guaraná. untar um pirex retangular. Colocar uma camada de bolacha, uma de creme e uma de Kinako, alternar as camadas, até que a última seja de Kinako. sirva bem gelado.






SUCOS


1 - Suco de uma cenoura coada, suco de 2 laranjas, bata no liqüidificador com ½ pêra s/casca, uma colher de sopa de Kinako, e açúcar á gosto.


2 - ½ mamão, ½ maçã, 1 copo de água, uma colher de sopa de Kinako, açúcar á gosto, bater tudo no liqüidificador.


3 - 1 banana, 1 ameixa vermelha, 1 copo de água, uma colher de sopa de Kinako, açúcar á gosto, bater tudo no liqüidificador.



Ginkgo biloba

Pesquisas alimentam a esperança de que a planta do Oriente previna (e ataque) tumores no ovário, na mama, no cérebro e no fígado. Com o seu extrato por perto, as células malignas se autodestroem.
A ginkgo biloba foi a primeira planta a brotar após a destruição provocada pela bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão.
A ginkgo já é famosa por suas façanhas. O extrato obtido de suas folhas comprovadamente reduz as tonturas, refresca a memória, alivia as dores nas pernas e nos braços e acaba com o zumbido no ouvido. Por tudo isso ela arrebanhou uma vasta clientela, composta na maior parte por idosos. Mas suspeita-se que o poder dessa planta de folhas de formato de leque vá além. Estudos realizados em laboratório e com seres humanos sugerem sua capacidade de prevenir e atacar tumores — mais um importante item que se acrescenta ao seu currículo.
Uma das pesquisas que obtiveram resultados mais estrondosos foi concluída no final do ano passado. Ao todo, 1 388 mulheres foram acompanhadas por seis meses. Todas relataram tomar algum tipo de remédio fitoterápico — equinácea, ervade- são-joão, ginseng e ginkgo. As que ingeriram esta última diariamente tiveram uma incidência 60% menor de tumores de ovário. Para entender o que estava ocorrendo, os surpresos cientistas levaram a ginkgo para dentro do laboratório. Lá misturaram o extrato da planta a culturas de células de ovário cancerosas. Bastou uma pequena dose para que o crescimento delas fosse reduzido em 80%.


ESTUDO PIONEIRO
Foi a primeira vez que se vislumbrou uma relação entre a ginkgo e o combate ao câncer de ovário. "Como o nosso estudo é pioneiro, as conclusões precisam ser confirmadas por novos trabalhos", disse à SAÚDE! Daniel Cramer, diretor de Obstetrícia e Ginecologia Epidemiológica do Brigham and Women's Hospital, ligado à Escola Médica Harvard, nos Estados Unidos. "Até que outras investigações sejam feitas, acredito que mulheres com mais de 50 anos e histórico familiar de câncer de ovário deveriam considerar tomar ginkgo", diz ele.
Quando se fala em tumores em geral, o relatório de Cramer não é tão inovador assim. Mais de 50 estudos sobre ginkgo e câncer já foram catalogados. Em 2002 uma pesquisa conduzida pelo grego Vassilios Papadopoulos mostrou em laboratório e em testes clínicos que a ginkgo inibe o crescimento agressivo de tumores de mama. Também existem trabalhos sobre câncer cerebral e de fígado. "Essa já não é uma área de pesquisa em sua infância", diz Nise Yamaguchi, pesquisadora da USP e vice- presidente do Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer, em São Paulo. "Já existem muitos estudos consistentes. E com conclusões parecidas."
A maneira como a ginkgo e seus componentes agem em escala celular ainda não foi totalmente decifrada, mas há algumas hipóteses. "Talvez a planta esteja envolvida com a habilidade do organismo de causar apoptose, a morte programada de células defeituosas", diz Cramer (veja infográfico na próxima página). Outras estratégias descritas em diferentes trabalhos são sua habilidade para inibir os vasos que alimentam o câncer e sua capacidade de evitar danos ao DNA. Esses efeitos são obtidos por meio da ação de duas substâncias, os terpenóides e os bioflavonóides. Os primeiros viraram objeto de estudo mais recentemente. Os bioflavonóides, contudo, são conhecidos de longa data. Agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres e impedindo o envelhecimento. Ambos fazem parte do mesmo extrato, o EGb 761 — matéria-prima dos comprimidos vendidos em farmácias.
O comprimido de ginkgo biloba desencadeia diversas reações que vão desde os pés até os ouvidos. Os vasos sangüíneos se dilatam e o sangue fica menos viscoso (mais "fino", como se diz). Assim, corre mais rápido, com mais facilidade, e alcança melhor os lugares mais distantes do coração. O labirinto, estrutura que pertence ao ouvido, passa a ser mais bem irrigado e oxigenado, o que ajuda a acabar com tonturas e zumbidos. As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais despertas. O fluxo mais intenso também acaba com as dores nos braços e nas pernas, comuns na terceira idade. "A ginkgo produz muitos resultados e por isso divide com a ervade- são-joão o título de planta mais estudada na atualidade", afirma João Batista Calixto, professor de farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autoridade brasileira em medicamentos fitoterápicos.
Entre todas as benesses creditadas à planta, uma passou a ser questionada recentemente. É a que se refere à contribuição da ginkgo aos pacientes com Alzheimer. "Possivelmente o benefício seja alcançado apenas se a droga for utilizada de forma preventiva, anos antes do início da doença", diz Orestes Forlenza, psiquiatra e pesquisador do Laboratório de Neurociências da Universidade de São Paulo. "Os estudos clínicos da ginkgo para o tratamento de demências não demonstraram vantagens consistentes, possivelmente porque já era tarde demais e o tamanho do efeito era muito pequeno para modificar o curso clínico", explica o pesquisador, que fez uma revisão da literatura médica sobre o assunto.
São raros os casos de efeitos colaterais advindos da ingestão de ginkgo, mas não se pode ignorá-los. O remédio possui tarja vermelha e só pode ser vendido com receita médica (a dose máxima recomendada é de 240 mg/dia). Esse cuidado existe porque, ao dilatar os vasos sangüíneos, a ginkgo pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. Esse problema é maior nas cápsulas de pó macerado e nas folhas para chá, vendidas em lojas de produtos naturais. Além de ter a eficiência questionada (veja o quadro na próxima página), elas possuem grandes quantidades de um ácido capaz de irritar a pele. Ao afinar o sangue, a planta também pode causar sangramentos (antes de submeter um paciente a cirurgia, os médicos costumam pedir que cesse a ingestão do comprimido). Na bula do medicamento há ainda advertências com relação a distúrbios gastrointestinas e queda de pressão arterial. "A ginkgo é uma planta segura, mas deve ser usada com cautela", resume o americano Daniel Cramer.
Painço
PAINÇO ou milho alvo (Panicum miliaceum)

O Painço é originário da China. Considerada uma semente muito importante como alimento humano, vem sendo cultivada desde 7000 aC e todo um sistema agrícola foi desenvolvido, desde a plantação, colheita e armazenamento.

HISTÓRIA
Na Índia a farinha de Painço também é conhecida há milênios. A semente se espalhou e passou a ser um importante cultivo na agricultura da Coréia e Japão. Cultivado atualmente em várias regiões do planeta o Painço está presente na alimentação diária nos países asiáticos. No Brasil ela é conhecida entre os passarinheiros como um alimento especial para pássaros, pois fortalece a penugem e o bico. No entanto, antes do arroz, o Painço descascado era consumido mesmo na Europa. Na dieta macrobiótica é bastante conhecido como uma semente especial, onde afirmam que mesmo cozida , permanece alcalina.

CURIOSIDADES
Painço na verdade é um nome que se dá a um grupo de sementes produzidas por diversas plantas. Os tipos mais conhecidos são os painços verdadeiros que, em muitas regiões, são chamados de milho alvo ou millet. Dentre esses, os mais utilizados são os popularmente denominados de Bolinha, Chatinho e Verde. Existe também outra planta que produz uma semente semelhante ao dos painços verdadeiros, conhecida como painço português, moha ou milho miúdo, conforme a região.

DICAS DE PREPARO
Por apresentar a casca dura e os brotos fibrosos, usamos preferencialmente em sucos coados.


Suco com painço germinado ou broto de terra

# ½ xícara de painço germinado ou 1 maço grosso de grama de painço na terra
#  2 maçãs (média)
#  1 fatia grossa de inhame
#  1/2 xícara de abóbora em pedaços (com casca)
#  ½ limão (com casca)


Coloque no liquidificador apenas a maçã para iniciar o processo. Depois, vá adicionando aos poucos os outros ingredientes. No final coe.



Muffins de painço (millet)


#  2 1/4 x de farinha de trigo integral
1/3 x de painço
1 c. chá de fermente em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal
1 x de coalhada (vendido ao lado dos potinhos de iogurte natural)
1 ovo ligeiramente batido
1/2 x de passas ou nozes (opcional)
1/2 x de óleo
1/2 x de mel

Preaqueça o forno à 200 C. Unte 16 formas de muffin.
Misture a farinha integral, o painço, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture a coalhada, o ovo, o óleo e o mel. Junte esta mistura aos ingredientes secos. Mexa até que fique homogêneo.
Distribua a massa nas forminhas e asse por cerca de 15 min ou até que um palito inserido no meio de um muffin saía limpo.
Mix nutritivo da

Casa Natural

O Mix Nutritivo é composto de 11 produtos naturais e balanceados para suprir as necessidades nutricionais de uma refeição, como proteínas, carboidratos, vitaminas, omega 3, sais minerais e fibras.
Na opção vegetariana, a gelatina em pó é substituída pela gelatina de Agar-Agar. Isto é muito importante, pois quase sempre falta algo em nossa alimentação, e com este mix garantimos que pelo menos em uma refeição estamos nos nutrindo adequadamente.
Também é rico em fibra, ajuda a controlar o colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e a desintoxicação do organismo.
A utilização deste mix pode auxiliar na perda de peso, pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. Para isto pode-se substituir uma refeição pelo mix, aliado a reeducação alimentar e exercícios físicos.
Dose diária: Duas colheres de sopa por dia. Sugerimos no café da manhã, c/banana amassada ou mamão, em sucos, com frutas batidas, no leite, no iogurte, no mingau, etc.
É indicado também a ingestão de um copo de água em jejum, diariamente.

Casa Natural
MERCADO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS / BOX 80
Tel.: (16) 3372-3446

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Maca peruana

(Lepidium meyenii)




"Ginseng dos Andes" contra impotência.


A maca peruana – conhecida há séculos pelos povos nativos – só foi reconhecida pela medicina ocidental recentemente, por suas propriedades surpreendentes. Trata-se de um tônico poderoso, capaz de melhorar o desempenho generalizado do organismo.
     Seus nomes populares - "Ginseng dos Andes" e "Viagra dos Incas" - dão boas indicações de suas qualidades. A maca é comparada com o ginseng porque apresenta as mesmas propriedades estimulantes do organismo e do desempenho de várias funções. Vários estudos estão indicando que ela também é indicada para tratamentos hormonais: ao que tudo indica, a planta apresenta determinadas moléculas que possuem a mesma estrutura que os hormônios naturais, tanto do homem quanto da mulher.
     Muitos destes estudos estão sendo feitos com mulheres na menopausa que necessitam de tratamentos de reposição hormonal e, até o momento, os resultados têm sido satisfatórios na diminuição dos calores ou fogachos, na prevenção e controle da osteoporose e no estado emocional geral, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais comuns nos tratamentos de reposição hormonal tradicionais.

O cultivo perdido dos incas
     Este tubérculo, com o tamanho e a forma de um rabanete comum mantém suas qualidades nutritivas com altos teores de ferro durante vários anos de armazenamento. A planta apresenta em sua composição, entre outros elementos, boa quantidade de cálcio, aminoácidos, proteínas vegetais, vitaminas e minerais como ferro, zinco e fósforo.
 Usos da maca peruana
     Na menopausa - A maca alivia os sintomas comuns da menopausa sem os efeitos de outros tratamentos químico-hormonais existentes no mercado. A maca pode ser usada como um tratamento vegetal de resultados comprovados no combate aos sintomas da menopausa, logo que estes começam a aparecer - são muito comuns os calores (fogachos), fadiga, suores noturnos, mudanças de estado de ânimo, diminuição da libido; além de problemas como osteoporose e alterações cardiovasculares. Geralmente, para combater estes problemas são adotados tratamentos com reposição hormonal que, infelizmente, apresentam alguns efeitos colaterais, o que não ocorre com a maca. Estudos realizados com a maca atestaram as propriedades da maca peruana como excelente tratamento fito-hormonal, sem apresentar efeitos colaterais, combatendo os sintomas comuns da menopausa e regularizando o balanço hormonal nas mulheres. Além disso, a maca apresentou ótimos resultados também na diminuição da fadiga, na redução do ressecamento da pele, no incremento da energia muscular e na elevação da libido - geralmente afetada na fase da menopausa.

     Na fertilidade e potência sexual - Estudos conduzidos tanto com seres humanos como com animais, realizados por diferentes especialistas (Dra. Chacón, 1961 e Dr. Gonzalez, 2001-2002) comprovaram que o uso da maca pode promover o aumento da mobilidade dos espermatozóides, do volume seminal e o incremento do desejo sexual em seres humanos. O consumo da maca peruana pode resultar em melhoria no fluxo sangüíneo corporal e também na zona pélvica de homens e mulheres. Em razão deste efeito, a maca tem sido reconhecida há anos como um alimento capaz de aumentar o vigor e a potência sexual. Tradicionalmente, a maca tem sido descrita como um afrodisíaco para homens e mulheres, sem dúvida por seus efeitos positivos no aumento nos níveis de testosterona no organismo.

     Como tônico para o organismo - O uso da maca peruana como tônico revigorante para o organismo em geral é conhecido desde tempos antigos. A ciência atual reconhece que plantas adaptógenas - como a maca - realmente possuem a propriedade de auxiliar o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência musculares. As plantas adaptógenas não atuam especificamente em uma debilidade física ou psicológica, mas revitaliza o organismo de uma maneira geral a fim de estimular suas próprias defesas imunológicas contra agentes externos agressores e promove estímulo físico e mental.
     Muitos fitoterapeutas têm reconhecido que a maca pode trazer bons resultados no tratamento da Síndrome da Fadiga Crônica, além de diminuir o cansaço mental e restaurar a energia e o vigor dos idosos.
Contra-indicações
     Exceto para os alérgicos à planta, a maca peruana não possui contra-indicações nem interações. Entretanto, seu uso não é recomendado para as pessoas que consomem hormônios, pois pode intensificar o efeito hormonal ou inibi-lo. Mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou fazem terapias de reposição hormonal devem consultar seu médico antes de utilizar a maca peruana.

VOCÊ ENCONTRA MACA NA
Casa Natural
Mercado Municipal de São Carlos – Box 80
(Entrada pela escadaria da rua Episcopal)
Tel.: (16) 3372-3446




QUINUA
(Chenopodium quinoa)
Pseudo-cereal da família das Quenopodiáceas, a quinua vem sendo domesticada e cultivada há 5.800 anos nos Andes e tem diferentes centros de domesticação no Peru, Bolívia e Equador. Também chamada quínua e quinoa, o nome quinua é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas.
Conhecida como o trigo dos incas, para quem a quinua era considerada uma planta sagrada, um símbolo religioso, os incas - que a cultivavam há 8 mil anos - a chamavam de Grano Madre ou Grano de Oro.
Atualmente, a quinua é produzida por mais de 20.000 pequenos produtores, apoiados pela ANAPQUI (Associação Nacional de Produtores de Quinua). Diferentes sites e especialistas ora informam que a quinua é típica da Bolívia, ora que é do Peru, mas admitem que Equador, México e Estados Unidos têm uma pequena produção.
Os produtores pretendem alcançar um estágio de produção que permita grandes exportações e viabilize uma divulgação maior dos atributos desse alimento. As sementes da quinua representaram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e ainda constituem um componente fundamental à dieta dos camponeses andinos.
A ciência tem se esforçado para comprovar muitos saberes intuitivos de nossos antepassados. A quinua, já foi até apelidada de mãe dos seres humanos, por conter todos os aminoácidos essenciais. Por essa razão, é vista como uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Ela produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, bons carboidratos (fontes de energia) e fibras.
Para a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos raros vegetais completos que apresentam um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana.
A quinua é avaliada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Seu valor nutritivo é tão grande que foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração.
A quinua pode ser encontrada no Brasil, importada da Bolívia, mas já vem sendo cultivada na região do Cerrado, no Distrito Federal, e tem sido estudada por pesquisadores da Embrapa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...