Translate This Page

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

RAÇÃO HUMANA - Um mix alimentar para emagrecer ou...engordar !

   Em todas as áreas de mercado sempre inventam nomes para coisas que já são hábitos entre as pessoas. Ração humana é o termo atribuído recentemente à mistura de cereais, farelos e alimentos funcionais moidos para complementar a alimentação diária. Prática já estabelecida entre os adeptos de uma alimentação mais nutritiva e natural.
   Os mercados alternativos das cidades urbanas são exemplo de diversidade, custo benefício e qualidade em produtos naturais e funcionais!
   Quem já consome faz visitas constantes aos grandes mercados alternativos da sua cidade para encontrar os cereais e farelos que integram a ração humana. Apesar do crescimento da procura por produtos naturais, as megas redes de hipermercados convencionais ainda não aderiram totalmente à nova demanda. Na maioria das vezes, não se encontra todos os itens, e quem procura sabe que a quantidade e valor não compensam o custo benefício dos produtos.
   É importante esclarecer aos novos seguidores que nas casas de produtos naturais encontram-se todos os tipos de farelo e cereais a granel - venda por quilo por um preço bem mais atraente e muita diversidade. Outra vantagem deste tipo de compra é adquirir a quantidade desejada.


Conceito de Ração Humana
   Ração humana é um alimento feito de uma mistura de cereais e outros alimentos funcionais moidos ou em pó. Esse nome se originou para se opor a Ração Animal, não é verdadeiramente uma ração pois não supre as totais necessidades nutricionais de uma pessoa. Existe uma receita básica e variações de alguns ingredientes.

Os benefícios da Ração Humana à saúde e beleza
   A maravilhosa ração humana é um composto que contém diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.
   O consumo da ração humana ajuda no emagrecimento porque tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos e que pelo menos 1 das refeições seja substituída pela ração.


Benefícios:
1. Auxilia no funcionamento e regularização do intestino.
2. Aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia.
3. Lubrifica e regenera a flora intestinal.
4. Excelente para a redução de peso, dos níveis de colesterol ldl, redução dos níveis de triglicerideos e aumento do colesterol bom hdl.
5. Ideal para prisão de ventre e acidez estomacal.
6. Diminui os riscos de doenças cardiovasculares e arterioesclerose.
7. Seu consumo regular favorece o controle dos níveis de açucar no sangue.
8. Aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia.
9. Lubrifica e regenera a flora intestinal.
10. Ajuda na desintoxicação do organismo.
11. A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilizar o sistema digestivo e diminuir a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito na perda de peso desde que sejam feitos exercícios físicos e que, pelo menos uma das refeições, seja substituída pela ração.
12. Suplemento à base de cereais integrais que, substituindo uma ou duas refeições ao dia, promete secar até 8 quilos em um mês (e de forma saudável!). Desenvolvida pela terapeuta natural Liça Takagui Dias, com aval do nutricionista Daniel Boarim, ambos de Curitiba (PR), a ração inicialmente servia apenas para consumo próprio da especialista.



Conheça os componentes da Ração Humana

É um composto de diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra.

1. Linhaça - É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.
1.1 Linhaça marrom ( complemento) - Rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), principalmente Ômega 3, baixa os níveis de colesterol ruim do sangue.
2. Gelatina - De origem bovina ou de algas (agar-agar), ela ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Pode ser comprada em casas de produtos naturais.
3. Fibra de trigo - Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.
4. Aveia - Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza. Suas proteínas, fibras, vitaminas e minerais saciam a fome, melhoram o trânsito intestinal e inibem a absorção de gordura pelo organismo.
5. Leite de soja em pó - Feito a partir da soja, é de fácil digestão, pouco calórico, não contém colesterol e possui menos gordura que o leite de vaca. É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.
6. Açúcar mascavo - Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.
7. Gergelim - Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.
7.1. Gergelim com casca (complemento informacional) - Poderosa fonte de cálcio, ameniza os efeitos do estresse e melhora o raciocínio. Quer mais? Melhora o desempenho sexual.
8. Gérmen de trigo - Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.
9. Cacau - Com pouco açúcar e rico em sais minerais, como ferro, magnésio, potássio e fósforo, estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.
10. Levedo de cerveja - Composto de vitamina B, manganês, cromo e fósforo, repõe sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico.
11. Guaraná em pó - A cafeína estimula o sistema nervoso central, melhora a capacidade de raciocínio e combate o cansaço físico e mental.

Outras indicações para o seu mix alimentar:
12. Amêndoa - É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado.
13. Castanha - É rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina.
14. Colágeno - Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.
15. Quinoa - Um alimento básico dos incas, a quinoa é um dos mais antigos cereais cultivados. É uma potência nutricional, porque contém todos os aminoácidos essenciais. Isso a torna equivalente ao teor protéico da carne bovina ou dos ovos, mas sem colesterol e gordura saturada. A quinoa tem menos carboidratos do que a maioria dos cereais e pode ser usada como o arroz. A quinoa parece uma conta minúscula, mas ao ser cozida, expande-se quatro vezes em relação ao seu tamanho original. Use-a como base em saladas ou como acompanhamento, ou ainda acrescente farinha de quinoa aos assados.
16. Semente de girassol - Rica em vitamina E, cálcio e fósforo, ajuda a previnir doenças cardiovasculares e manter ossos fortes. As sementes de girassol são aquénios de Helianthus annuus que, secos e salgados, consomem-se como aperitivo, descascando a casca externa ou pericarpo. Existem distintas variedades de sementes de girassol, dependendo do cultivar da planta. Além de se empregar na alimentação humana, algumas delas usam-se na alimentação animal, especialmente de aves. Elas são fonte de vitamina E, cálcio e fósforo. Quantidade de nutrientes, a cada 100 gramas: calorias: 570; fibras: 6,05 gramas; gordura monoinsaturada: 6,03 gramas; vitamina A: 5,0 microgramas; potássio: 689 miligramas; magnésio: 354 miligramas.
17. Centeio - Pode-se comprar centeio como cereal, como grãos (semelhante ao trigo) e como farinha. Encontramos em muitos assados, entre os quais pães e bolos. Quase sempre denominado "cereal do camponês", o centeio é uma planta resistente que cresce praticamente em qualquer lugar. Com menor teor de glúten (a proteína que ajuda o pão a crescer) do que a maioria dos cereais, a farinha de centeio costuma ser misturada a farinhas ricas em proteína quando usada para fazer pão. Use farinha de centeio nos assados e procure consumir pães de centeio.


Conheça outros tipos de cereais integrais para outras formas de consumo:

Amaranto - Um cereal pouco conhecido, o amaranto-verde é rico em proteínas e excelente fonte de cálcio. Geralmente consumido cozido, ele também existe como farinha e ingrediente em cereais prontos para o consumo. Acrescente mais qualidade aos assados substituindo 10 a 20% da farinha comum em receitas por farinha de amaranto-verde.
Cevada - É um cereal duro, com sabor de castanha, que existe desde a Idade da Pedra. A cevada existe em diversas formas, entre as quais debulhada, perolada, em flocos, meio moída e até mesmo de cozimento rápido. Jogue um punhado da cevada de cozimento rápido em uma panela de sopa de feijão ou de pimenta para acrescentar proteínas, ferro e fibras.
Trigo sarraceno - Quase sempre apresentado como variedade de panqueca em cardápios de restaurantes, tecnicamente o trigo sarraceno é uma erva. Originária da Ásia, onde há milhares de anos as pessoas comem massa feita de farinha de trigo sarraceno, ele pode ser encontrado em uma variedade de assados, entre os quais pães, bolinhos, biscoitos, bolachas e waffles. Grãos pilados e torrados de trigo sarraceno são conhecidos como kasha. Combine o trigo sarraceno com outros cereais e sirva com uma entrada saudável, como prato quente, ou use a farinha para preparar assados.
Trigo fino - Este grão nutritivo é essencial na culinária mediterrânea e do Oriente Médio. Na verdade, o trigo fino é a base do tabule, um prato delicioso originário do Oriente Médio. Ele é feito de grãos de trigo cozidos em água ou no vapor (também chamado de grãos brancos) depois de secos e triturados. Combine o trigo fino e cozido com aveia e frutas secas para obter um desjejum reforçado; misture com arroz integral, ervas e azeite de oliva para um prato quente ou acrescente o trigo fino cozido à carne moída ou peru para fazer almôndegas.
Arroz integral  - A cor amarronzada inconfundível, o sabor distinto de castanhas e a textura fibrosa do arroz integral são conseqüências da remoção apenas da casca não comestível. O arroz integral demora um pouco mais para cozinhar do que o branco, por isso, a dica é cozinhar quantidades maiores e congelar. Outra opção rápida e prática é comprar arroz integral instantâneo que cozinha em apenas 10 minutos. Ele é tão nutritivo quanto o arroz integral de cozimento longo; a única diferença é que ele é pré-cozido para reduzir o tempo de preparo. Excelente fonte de fibra e vitamina E, o arroz integral substitui o arroz branco em todas as situações.
Milho  - Sim, milho é um cereal. Do mais básico milho verde ao grão moído, fubá, farinha de milho ou milho-pipoca, esse alimento básico dos nativos americanos é rico em fibras e contribui com pequenas quantidades de ferro e vitamina C. Enlatado, congelado ou fresco, a versatilidade do milho é incrível. O milho mistura-se bem com qualquer tipo de feijão enlatado (preto e carioquinha são muito saborosos), incrementa muitos acompanhamentos, por exemplo, uma entrada rápida; além disso, pode ser adicionado a sopas, saladas e bolos com a mesma facilidade.
Cuscuz  - Embora tecnicamente não seja um cereal integral, o cuscuz é feito com semolina (farinha granulada extraída do Triticum durum). Contudo, o cuscuz existe na versão de trigo integral, rico em proteínas, fibras e pequenas quantidades de ferro. Em conseqüência do tempo de cozimento rápido (5 minutos), é uma ótima forma de acrescentar carboidratos saudáveis à alimentação. Use-o como base para saladas e cozidos, ou acrescente-o aos caldos de galinha e de verduras.
Painço - Comumente vendido como alimento para aves nos Estados Unidos, o painço é um cereal crocante, com sabor de castanha, fundamental na culinária de outras partes do mundo, sobretudo na Ásia e na África. O painço aumenta muito de volume quando cozido, exigindo cerca de cinco partes de água para uma do cereal. Muito nutritivo, ele é rico em proteínas, fibras, potássio, vitamina B1 e ferro. O painço costuma ser consumido como cereal quente e é delicioso em pães, bolinhos, pratos quentes, panquecas, sopas e cozidos.
Espelta - Outro cereal antigo originário do sul da Europa, a espelta pertence à família do trigo. Ela pode substituir o trigo comum; porém, em conseqüência do elevado teor de proteína, até mesmo pessoas alérgicas ao trigo podem consumi-la. A espelta costuma combinar-se com outros cereais em misturas de granola e cereais quentes. Além disso, pode ser usada em saladas, sopas e cozidos. Na confecção de assados, a farinha de espelta pode substituir a farinha de trigo.
Triticale  - Uma mistura híbrida de trigo e centeio, o triticale tem sabor adocicado de castanha. Encontrado em várias formas, entre as quais grãos inteiros, flocos, farinha e cereal, o triticale é muito nutritivo. Use-o em uma variedade de pratos, de cozidos a pratos quentes. Pobre em glúten, a farinha de triticale é melhor usada em conjunto com a farinha de trigo para que os assados tenham uma textura mais leve.

Veja como preparar e modo de consumo
1º Sugestão de preparo - Utilize a mesma quantidade de cada componente. A porção recomendada é de 50 gramas de cada componente.
- Bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em vidros limpos e secos, bem fechados.
- Conserve em geladeira, por no máximo 15 dias.


2º Sugestão de preparo -


Ingredientes:
- 250 g de fibra de trigo
- 125 g de leite de soja em pó
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de gérmen de trigo
- 50 g de gelatina sem sabor
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó.

*Misture bem todos os ingredientes da receita, deposite em um pote, feche direitinho e guarde na geladeira. A receita rende 1 kg.


Modo de consumo: Duas colheres de sopa por dia com água, leite ou um suco de sua preferência.

Receita1:
- 250 ml de leite desnatado ou água ou suco de soja comprado pronto do sabor de sua preferência
- 2 colheres (sopa) do composto caseiro
- 1 fruta (banana média, uma fatia de mamão, seis morangos grandes ou 1/2 maçã com casca). Se preferir, utilize uma xícara (chá) de sua fruta preferida.

Receita 2:
Bata os ingredientes no liquidificador, adoce com mel ou melado de cana a gosto e beba.

Dicas para emagrecer:

- até 4 kg em um mês: substitua apenas o café da manhã pela bebida.

- até 8 kg em um mês: além da primeira refeição do dia, troque também o jantar pelo suplemento.


Receita 3:
Opção para o frio


Ingredientes:

- 250 ml de leite desnatado
- 1 colher (chá) de cacau em pó
- 2 colheres (sopa) do composto
- 1 colher (sobremesa) de mel ou açúcar mascavo.

Modo de fazer: coloque o cacau e o composto no leite fervido. Adoce com mel ou açúcar mascavo e mexa.

Recomendações

Hipertensos, diabéticos e gestantes não devem utilizar pó de guaraná (estimulante) na receita. Quem pretende substituir o jantar pela bebida também é aconselhado a dispensar esse item.
 Diabéticos devem ainda dispensar o açúcar, seja o mascavo ou o demerara.

 Meia hora antes de ingerir o composto, beba 1/2 copo de água. O líquido facilita a digestão da fibra contida no suplemento.

Para não comprometer as funções dos nutrientes, ingira a fórmula caseira logo após o preparo.

Para quem deseja engordar (sim, há quem queira!), basta misturar a bebida com açaí e não substituir nenhuma refeição.

Bem guardada na geladeira, a ração dura até três meses.


Para pessoas que não podem consumir glutén, recomendamos apenas retirar a fibra de trigo, germe de trigo e aveia.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Estes produtos você encontra na CASA NATURAL

Todos os produtos sobre os quais você se informa neste blog podem ser encontrados, em São Carlos, na CASA NATURAL, no box 80 do MERCADO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS, em frente à escadaria da rua Episcopal. Ligue para informar-se mais: (16) 3372-3446.

Cavalinha (Equisetum arvense)


Outros nomes populares: cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo, cauda-de-raposa, eqüisseto, erva-canuda, erva-canudo, lixa-vegetal, milho-de-cobra, rabo-de-cavalo; acker-schachtelbalm (alemão); equiseto (espanhol); herbe de prêle de champs (francês); horsetail (inglês); coda di cavalo (italiano); equisetii arvensis (latim).

Constituintes químicos: ácido caféico, ácido fenol-carboxílico, ácido gálico, ácido palmítico, ácido silícico, apigenina, equisetonina, espermidina, glicosídeos flavônicos, luteolina, nicotina, sacarídeos, sais de potássio, saponinas, taninos, tiaminase.

Propriedades medicinais: abrasiva, adstringente geniturinário, antiacne, antidepressivo, antifúngica, antiinflamatória, antiperspirante, anti-seborréica, ciática, cicatrizante, clareador do cabelo, digestivo, diurético suave, hemostática, hipotensor, remineralizante, revitalizante, sebostática, tônica, tônico para peles oleosas, vulnerária.


Indicações: ácido úrico, acne, afecção dos brônquios e pulmões, aftas, alergia, amidalite, anemia, ansiedade, arteriosclerose, baço, bexiga, blenorragia, bócio, cálculos renais, câncer, cárie, cansaço, catarro, celulite, clarear o cabelo, conjuntivite, descalcificação de dentes e ossos, edemas, eliminação de substâncias tóxicas no organismo, epistase, espinhas, estrias, exaustão, feridas de difícil cicatrização, fígado, flacidez da pele e músculos, fratura, frieira, gota, gripe, hemorragia interna e externa, hemorragia nasal, hemorróidas sangrenta, herpes, inchaço, incontinência noturna (em crianças), infecção de pele, inflamação, inflamação e infecção por bactérias no trato urinário, inflamações de útero, irritação das vias urinárias (rins e bexiga), lavar ferida, limpar impurezas do sangue e desintoxicar o organismo, menorragia, menstruações excessivas, obesidade, olheiras, olhos irritados ou inflamados, osteoporose, pedra na vesícula e rins, pele sem elasticidade e envelhecida, poros dilatados, pressão alta, problema ósseo, próstata, queda de cabelos, reduzir flacidez da pele e músculos (principalmente depois de dietas de emagrecimento), regimes de emagrecimento, retenção de líquidos, reumatismo, resfriado, rins, stress, tônico nervoso, transpiração excessiva, tuberculoses pulmonar e renal (remineralizar), unhas quebradiças rachadas ou fracas, úlcera.

Parte utilizada: caules estéreis (que são mais alto, de coloração verde, e contém pequenas folhas pontiagudas que realizam a fotossíntese); raiz.


Contra-indicações/cuidados: não deve ser ingerida por gestantes.

Efeitos colaterais: doses excessivas podem provocar: torpor, distensão abdominal, diarréia, hipotensão arterial, taquicardia, coma e até morte.


Dados famacológicos: foram identificados na cavalinha glicosídeos flavônicos, saponinas, ácido gálico, potássio e sílica como os principais responsáveis pela ação diurética e remineralizante, que permitem a eliminação de substâncias tóxicas. A planta ainda funciona como um diurético suave com ação reguladora e adstringente do trato genito-urinário, também usada em casos de incontinência noturna de crianças. Os taninos são responsáveis pela ação adstringente.O silício apresenta propriedades remineralizantes, participa da calcificação dos ossos, age sobre as fibras elásticas das artérias, diminuindo o risco de ateromatose, principalmente em pessoas com colesterol elevado, regularizando o tônus, elasticidade e resistência dos vasos sangüíneos. Como antiinflamatória ela atua em casos de inchaço e inflamação da próstata. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas e senis, atuando como hidratante profundo. Também age como abrasivo, em razão do seu alto teor de silício. ajuda a recuperar a pele e ferimentos. Por suas propriedades adstringentes e detergentes (saponinas) pode atuar como coadjuvante no tratamento externo da acne


Nos tratamentos de beleza: ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos. Quem quiser experimentar, é só testar algumas receitas:

Óleo para prevenir estrias: Coloque um ramo ou caule de cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, sempre após o banho.


Infusão para limpeza de pele: Coloque um punhado da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeje água fervendo. Abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a infusão com um chumaço de algodão, para limpar a pele.

Para dar brilho aos cabelos e fortalecer as unhas: Faça um chá com caules e folhas de cavalinha, deixe esfriar e use no enxágüe final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, faça um chá mais concentrado, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos, mais ou menos.


SPIRULINA, UM INIBIDOR DO APETITE

     Pessoas que não podem tomar nenhum tipo de remédio para emagrecer, devem optar por produtos naturais como chás, ervas e suplementos. Um desses suplementos, essenciais nas dietas, é a Spirulina.
     Ela serve, entre outras coisas, como inibidor de apetite, pois em contato com a água incha, o que dá a sensação de saciedade. Segundo relatos de quem já usou, ela também é ótima para cabelos, pele e unhas.

O que é a Alga Spirulina?

     A Spirulina é uma alga microscópica azul esverdeada com aspecto de um espiral composta por uma única célula e que torna a luz solar em energia ativa. Uma das primeiras formas de vida concebidas pela natureza, a Spirulina contém bilhões de anos de sabedoria evolutiva no seu DNA e é o fruto da primeira forma de vida fotossintética da Terra.
     A Spirulina é cheia de nutrientes e muito fácil de ser digerida. Comercialmente, a Spirulina está disponível em pó, comprimidos e cápsulas ou adicionadas a alimentos e medicamentos tônicos.Existem várias formas de algas preciosas e nos últimos 40 anos a Spirulina tem vindo a ser a escolhida pelas suas características nutritivas.
     É um alimento poderoso com grande potencial como fonte de alimento completo, medicamento e recurso bioquímico.Muitas pesquisas concentraram-se no cultivo e colheita daquilo a que carinhosamente chamam de “o verde”. Foi descrito como “pro biótico” e “super alimento”.
    
Uma fonte de proteínas

     A Spirulina fornece vitaminas, muitos minerais, aminoácidos essenciais, carboidratos e enzimas. Ela é, pelo menos, 60% proteína de vegetal, a qual é pré digerida pela alga, tornando-a um alimento altamente digerível. Tem mais proteínas do que qualquer outro alimento.
     O seu perfil fora de série também inclui os ácidos gordurosos essenciais, os ácidos gordurosos GLA, lipídeos, os ácidos do núcleo (RNA e DNA), complexo B, vitamina C e E e os químicos vegetais, tais como os carotenóides, clorofila (purificador do sangue) e ficocianina (um pigmento azul).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agoniada (Plumeria lancifolia)

Um dos principais remédios nas doenças femininas.

Também conhecida como jasmim-manga, quina-mole
Utilizada para tratar asma, bronquite crônica, cólicas menstruais, quadros febris, constipação intestinal, ansiedade, aumento dos linfonódos.
Como utilizar: Chá por infusão das folhas ou decocção da casca( ferver durante 10 minutos) usando-se 2 colheres de sopa da planta em 1 litro de água.
Posologia: 2 a 3 xícaras de chá ao dia.
CUIDADO: As dose devem ser seguidas rigorosamente sob o risco de prejudicar a saúde. Contra- indicado para crianças.
Propriedades medicinais: Diurética, antiasmática, emenagogo e laxativa.
Usada em caso de asma e catarros crônicos.Inflamações e congestão do útero e ovários, indisposições e cólicas nas épocas menstruais, auxiliando a concepção e regularizando as menstruações. É antiasmática, anti-sifilítica, emenagoga, purgativa.
As folhas são galactagogas quando colocadas sobre os seios das parturientes e a de restaurarem as forças dos órgãos genitais debilitados, quando cozidas e postas sobre os mesmos.
Emprega-se nas afecções histéricas, na asma, nas atonias gastrointestinais, nos catarros crônicos, na clorose, nas febres intermitentes, nas menstruações difíceis.
Parte usada: folhas, por infusão.
Indicado contra: cólicas e depressões pré-menstruais, afecções dos ovários, menopausa e metrorragia. Tonteiras, debilidade na época de menstruação, enjôos e vômitos, muitas vezes acompanhado de má digestão e enxaquecas.
Em muitos casos onde a mulher tem dificuldades para engravidar, após o uso constante, pode-se chegar ao sucesso na gravidez.

Cáscara-Sagrada (Rhamnus purshiana)

A cáscara sagrada é uma planta com ótimas propriedades medicinais.
A constipação intestinal (intestino preso) pode estar associada a vários fatores, mas a principal causa é a alimentação errada: pouca fibra, ausência de verduras e frutas, ausência ou quantidade pequena de líquidos. Fatores como sedentarismo e questões emocionais podem agravar o problema. Assim como outras doenças, o intestino preso deve ser tratado. Além dos incômodos decorrentes da dificuldade em evacuar, a constipação pode desencadear muitas outras enfermidades como hemorróidas, problemas emocionais e de pele, já que as fezes contêm grande quantidade de toxinas e quando ficam retidas contaminam o organismo.
Um outro alerta feito pelos médicos é que pessoas constipadas têm maior propensão de desenvolverem o câncer de intestino.
Então o negócio é ingerir fibras à vontade, verduras e frutas. E se precisar de uma ajuda a mais pode recorrer aos medicamentos naturais.
A cáscara sagrada é uma planta com excelentes propriedades medicinais. É um arbusto de folhas largas e denteadas. Leva o nome de sagrada pela suas grandes características curativas. Sua principal função é corrigir os problemas intestinais, com a grande vantagem de não provocar cólicas nem diarréia. Porém, ela não exerce apenas uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon. Após a ingestão da cáscara sagrada ocorre a liberação de substâncias que ajudam a eliminar o material fecal.
Em pequenas doses, o fármaco atua como estimulante de apetite e em doses maiores atua como laxante e purgativo suave. Sua atividade laxativa é resultante da ação de um conjunto de constituintes. Procure mais informações antes de fazer uso da planta.

História
A casca exterior da árvore designada botanicamente por Rhamnus purshiana é conhecida em vários países como Cáscara-Sagrada e é provavelmente uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos, sendo que o seu uso medicinal seja utilizado há muito na Europa e nos restantes países de todo o mundo. Utilizada tradicionalmente pelos índios americanos, o seu uso vulgarizou-se entre os pioneiros que conquistaram o oeste americano, tendo-se tornado uma planta medicinal popular a partir de 1800. O seu nome, Cáscara-Sagrada, deriva do facto de a sua difusão ter sido feita a partir de comunidades hispânicas na costa leste dos EUA, que lhe atribuíam propriedades sagradas .

Propriedades medicinais
A Cáscara-Sagrada tem várias indicações terapêuticas; obstipação crónica, discinésia biliar, colecistite crónica, litíase biliar e meteorismo. A sua acção antiobstipante que esta planta é conhecida a milhares de anos por povos de várias culturas, o que atesta a sua segurança de utilização. Entre as vantagens da utilização da Cáscara-Sagrada destaca-se a vantagem de não induzir habituação, ao contrário de muitos outros laxantes, e acção de reeducação intestinal, e que é obtida sem efeitos acessórios; diarreias, dores abdominais e cólicas. Os principais princípios activos da Cáscara-Sagrada são antraquinonas glicosiladas (6% a 10%), entre os quais a Emodina, Frangulina e os Cascarósidos. As principais acções medicinais da Cáscara-Sagrada são; estimulação e acção peristáltica do cólon, estimula a produção de secreções digestivas em vários órgãos do aparelho digestivo (vesícula biliar, estômago, pâncreas e fígado), e ajuda a dissolver os cálculos biliares. Como prevenção no uso de laxantes, a utilização da Cáscara-Sagrada não está recomendada em situações de dores abdominais, náuseas, vómitos, obstrução intestinal, apendicite e doenças inflamatórias do cólon (colite ulcerosa e doença de Crohn), crianças com menos de 10 anos, e em casos de desidratação grave.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Garcínia, a planta que tira a fome!

Você pode perder até 5 kg por mês.
============================
Não existe inimigo pior para a dieta que um docinho. E que mulher não é louca por chocolate? Daí os efeitos da fruta garcinia cambogia serem tão impressionantes. Essa planta incrível, em forma de chá, reduz o apetite e a vontade de comer doces.
O que é a garcínia?
É uma fruta do sul da Ásia. No Brasil, podemos encontrá-la como mangostão ou mangostin.
Onde encontro a GARCÍNIA?
Você pode comprá-la na CASA NATURAL, no MERCADO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS, Box 80, próximo à entrada da rua Episcopal.

Milagrosa - a garcínia reduz o apetite de oito maneiras diferentes !
======================================================
Como tomar?
Um copo de chá três vezes ao dia.
Há contra indicações?
Grávidas, lactantes e crianças não devem tomar.
Dieta da garcínia
Este cardápio aumenta o poder emagrecedor do chá. Siga-o por, pelo menos, uma semana.
- 3 kg em 2 semanas (Com 1 000 calorias, é contra indicado para quem tem problemas de saúde )
Café da manhã
- 1 xícara de chá
- 2 torradas light
- 1 colher (sopa) de requeijão light
- 1 fatia média de mamão
Lanche da manhã
- 1 barra de cereal light
- 1 xícara de chá sem açúcar
Almoço
- 1 prato raso de salada verde com 1 tomate, 1/2 pepino e 1/2 cebola
- 1 bife grande de carne magra
- 3 colheres (sopa) de legumes com 1 colher (chá) de manteiga
Lanche da tarde
- 1 fruta
- 1 xícara de chá sem açúcar
Jantar
- 1 prato raso de legumes assados no forno com óleo e cebola
- 1 omelete de 1 ovo ou 1 filé de peixe ● 1 fatia média de queijo branco
- 2 fatias de presunto magro
- 1 copo (200 ml) de suco de uva, maracujá ou acerola sem açúcar
Alimentação saudável
Pequenas e simples mudanças de hábitos ajudarão você a manter os efeitos da garcínia
- Consuma diariamente cereais integrais, feijões, frutas, legumes, verduras, carnes magras (aves ou peixes), leite e derivados.
- Prefira arroz integral a normal.
- Evite alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sal, além de fritura.
- Não consuma comidas do tipo fast food e industrializados com conservantes.
- Substitua os refrigerantes por suco de frutas.
- Beba cerca de oito copos de água por dia.
- Habitue-se a praticar atividades físicas, pois elas auxiliam na manutenção da saúde e da boa forma.

ALBUMINA E A CLARA DE OVO

Ovos são valiosas fontes de proteínas. Mais de 50% da vitamina B2 do ovo estão na clara. De fácil digestão, as claras se transformaram em alimento da moda para os adoradores da malhação, ávidos por desenvolver músculos. A escolha da clara não é por acaso. Nela, estão todos os aminoácidos essenciais e não-essenciais, além das vitaminas no complexo B e 12 minerais, como zinco e manganês. Além de ser uma fonte barata de proteínas, a clara tem uma boa biodisponibilidade, ou seja, o organismo consegue absorver com facilidade seus nutrientes. “E é um fator para a formação de fibras musculares, elásticas e colágenas. Sintetizadas a partir de seus aminoácidos essenciais”, diz o endocrinologista Tércio Rocha.

O caminho até os músculos

Aliás, como explica o médico, quando as moléculas de proteínas são quebradas até se tornarem micromoléculas, ou aminoácidos, é que elas se tornam pequenas e permeáveis o suficiente para serem absorvidas pela primeira porção do intestino. Dali, estes aminoácidos seguem seu caminho até o fígado, onde são carregados e levados até os fibroblastos. Ali, eles entram na produção das fibras colágenas, elásticas e musculares que compõem a derme e a hipoderme. É este último estágio por que anseiam todos os ratos de academia. A palavra chave é músculo. Todos desejam aumentar, e rapidamente, a camada muscular. E para isso não medem esforços. Mas antes que sedentários e atletas de fim de semana passem a incorporar claras à dieta, o endocrinologista adverte que a hipertrofia muscular pressupõe atividade física. Sim, é preciso malhar, fazer esforço, suar a camisa. Sem isso, pode haver até um leve enrijecimento, mas nada que se pareça com o que os malhadores sonham. Pelo contrário. A nutricionista Ana Celi Ferreira vai além e alerta que tentar ganhar massa muscular apenas pela alimentação, sem exercícios físicos, é um projeto de longuíssimo prazo. “Sim, as proteínas são alimentos construtores e servem para a renovação dos tecidos do organismo. Mas sem exercício o feitiço pode virar contra o feiticeiro. E o incauto pode engordar. “Não se trata de consumir claras indiscriminadamente. É preciso calcular a quantidade adequada a cada pessoa, multiplicando-se 2g da proteína da clara por cada quilo de peso corporal. O que significa que alguém com 50kg pode consumir cerca de 100g desta proteína. “O resto, como tudo o que não é aproveitado, se transforma em gordura”, repete.

A indispensável vitamina C

É fácil chegar a um excesso. Isto porque as claras, ou a albumina em pó — que são claras desidratadas e transformadas em pó, e podem ser compradas nas lojas — vão se somar às proteínas da alimentação — carne, leite, queijos. “O que também compete na alimentação”, avisa a nutricionista. O que quer dizer que, com isso, estas proteínas serão absorvidas em menores quantidades pelo organismo. Logo, nada de bater claras ou albumina em pó com leite. O melhor é consumi-la em sucos de frutas, de preferências as que sejam ricas em vitamina C. Isso porque a vitamina C ajuda na absorção e fixação destes aminoácidos. E quando tomar? Esta é outra dúvida freqüente entre os adeptos dos suplementos. Ana Celi Ferreira aconselha a evitar os horários próximos às refeições para prevenir competição entre as proteínas. Os melhores horários são os imediatamente antes ou depois da atividade física. Quando isso não for possível, o melhor é deixar para antes de dormir. Isso porque, longe dos horários de digestão, as claras terão a noite toda para ser metabolizadas. Nem todos, porém, devem acrescentar claras à alimentação. Pessoas com problemas renais devem evitá-las, já que o excesso de proteínas pode agravá-los e ainda levar à formação de cálculos. “Proteínas realmente têm resultados satisfatórios no aumento de massa muscular. Mas para isso, o consumo precisa ser proporcional à demanda calórica e protéica", adverte a professora do Instituto de Nutrição da UERJ, Cláudia Valéria Cardim da Silva. Ela enfatiza que há limites para este consumo. Não sendo absolutamente bem dosado, toda esta proteína em excesso pode provocar uma sobrecarga dos rins e do fígado. Logo, quem quer ganhar músculos e não correr riscos, deve buscar orientação especializada. Assim, previne erros e exageros.

QUINUA E CHIMICHURRI TEM NA CASA NATURAL

Casa Natural
Mercado Municipal de São Carlos – Box 80
(Entrada pela escadaria da rua Episcopal)
Tel.: (16) 3372-3446
http://www.casanaturalista.com.br/

CHIMICHURRI - VOCÊ SABE O QUE É?

Com a proliferação das churrascarias de estilo argentino no Brasil, palavras como empanadas, bife de chorizo, parrillada e alfajor foram incorporadas ao vocabulário gastronômico brasileiro.
Outra palavra de som mais exótico, mas não por isso menos conhecida, é a que define o típico molho a base de ervas que acompanha todo bom churrasco argentino. Essa palavra é chimichurri , que já é encontrado em algumas churrascarias brasileiras. De etimologia controversa, alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses que habitavam nas pampas e que acostumavam acompanhar as carnes com molhos a base de curry. Quando solicitavam o molho, o faziam utilizando a expressão inglesa give me the curry (me da o molho) ou misturando o idioma local che mi curry (tche meu molho). E há quem diga que um comerciante britânico conhecido como Jimmy Curry, inventou o molho, e de seu nome surgiu a palavra.
Parece mais provável, a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura no seu idioma original, e definiria bem o que é realmente um chimichurri.

Se há varias versões para a origem da palavra, há muito mais versões ainda para sua receita, porem independente do tipo de receita, indicamos algumas dicas que podem ajudar a fazer um bom chimichurri:

- Mesmo quando indicado em alguma receita, recomendamos não utilizar azeite de oliva puro, óleos de sabor neutro, como o de girassol, combinam melhor com o molho. Se preferir pode-se optar por uma mistura a gosto dos dois. Óleo de soja também não é recomendado.

- Se a preparação vai ser consumida em um dia ou dois, pode-se incorporar ingredientes frescos na receita, se for para guardar deve-se usar ingredientes desidratados. Em ambos os casos é recomendável preparar o molho umas horas antes de ser servido.

- A utilização de água morna para re-hidratar os ingredientes acentua os sabores. Se diminui-se a quantidade de óleo na receita, o molho fica mais light, se diminui-se a quantidade de vinagre ele fica mais suave.

- Utilize vinagre de qualidade (sempre de vinho, não de maçã), pode ser aromatizado para dar mais sabor. Substituir uma parte deste, por vinagre balsâmico, resulta agradável e suaviza o molho.

- As receitas básicas podem ser incrementadas com tomates e/ou pimentões picados bem fininhos. Para um jantar com bife de chorizo grelhado no fogão, pode-se requintar a receita com umas colheradas de tomate seco previamente processado.

- Ervas como o coentro e o manjericão não são tradicionais, mas aparecem em algumas receitas, se são de seu agrado use-as moderadamente. O alecrim tem um sabor muito acentuado, se for utilizá-lo, faça-o em pequena quantidade.

- Devido à popularidade do molho, já existem no Brasil misturas prontas para prepará-lo, sendo fáceis de achar em supermercados e lojas gastronômicas. Como não existe um padrão, são diferentes umas das outras, acentuando-se a presença de um ou outro ingrediente. Escolha a de seu agrado, podendo incrementá-la ao seu gosto.

A seguir duas receitas básicas de molho chimichurri, use-as como referência, alterando-as em função das dicas anteriores e seu gosto pessoal:

Receita 1:
Ingredientes:
10 g de alho e cebola desidratados
10 g de salsinha desidratada
10 g de pimentão desidratado
10 g de orégano desidratado
10 g de louro
10 g de cebolinha desidratada
10 g de pimenta calabresa desidratada
300 ml de vinagre de vinho branco
600 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto.

Coloque numa tigela os ingredientes secos, condimente com o sal e a pimenta. Acrescente o vinagre e misture, incorpore pouco a pouco o azeite mexendo suavemente.

Receita 2:
Ingredientes
01 dente de alho amassado
¼ de maço de salsinha picado (sem os cabos)
10 g de tomilho picado
10 g de orégano fresco picado
01 folha de louro
¼ de xícara (chá) de vinagre
½ colher (chá) de páprica picante
½ xícara (chá) de óleo de girassol
Sal e pimenta do reino a gosto

Proceda igual à receita anterior.

QUINUA, A MÃE DOS CEREAIS

   A quinua é um pseudo-cereal da família das Quenopodiáceas, domesticada e cultivada há 5.800 anos nos Andes e tem diferentes centros de domesticação no Peru, Bolívia e Equador. Também chamada quínua e quinoa, o nome quinua é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas.
   Conhecida como o trigo dos incas, para quem a quinua era considerada uma planta sagrada, um símbolo religioso, os incas - que a cultivavam há 8 mil anos - a chamavam de Grano Madre ou Grano de Oro. Com o domínio espanhol, acabou sendo substituída por alimentos usados pelos colonizadores.
   Atualmente, a quinua é produzida por mais de 20.000 pequenos produtores, apoiados pela ANAPQUI (Associação Nacional de Produtores de Quinua). Diferentes sites e especialistas ora informam que a quinua é típica da Bolívia, ora que é do Peru, mas admitem que Equador, México e Estados Unidos têm uma pequena produção.
   Os produtores pretendem alcançar um estágio de produção que permita grandes exportações e viabilize uma divulgação maior dos atributos desse alimento. As sementes da quinua representaram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e ainda constituem um componente fundamental à dieta dos camponeses andinos.
   A ciência tem se esforçado para comprovar muitos saberes intuitivos de nossos antepassados. A quinua, já foi até apelidada de mãe dos seres humanos, por conter todos os aminoácidos essenciais. Por essa razão, é vista como uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Ela produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, bons carboidratos (fontes de energia) e fibras.
   Para a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos raros vegetais completos que apresentam um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana.
   A quinua é avaliada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Seu valor nutritivo é tão grande que foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração.
   A quinua pode ser encontrada no Brasil, importada da Bolívia, mas já vem sendo cultivada na região do Cerrado, no Distrito Federal, e tem sido estudada por pesquisadores da Embrapa.

Funcionalidades

Na alimentação - As sementes são geralmente consumidas em sopas, temperadas com sal ou açúcar, cozidas em panelas de barro, com pimentão e queijo ou como bebida refrescante. As folhas tenras como verduras, e nas sopas. Quinua é indicada para os que adotam uma dieta vegetariana, além de ser excelente para crianças, atletas, grávidas e lactantes.
Como não contém glúten, pode ser consumida por aqueles que têm intolerância a essa proteína, servindo como substituto do trigo em receitas de pães, macarrão, biscoitos e farinhas. A quinua é encontrada em grãos, em flocos, e na forma de farinha; podendo ser adicionada às sopas, saladas, bolos, bolinhos e vitaminas com frutas. Dá ótimos resultados tanto em receitas doces quanto em salgadas.
   Gillian Mc Keith, autora do livro "Você é o que você come", afirma que a quinua "é uma proteína completa e mais fácil de digerir do que a proteína da carne". O médico nutrólogo, Edson Credidio, diz que a quinua “é comparada ao leite materno e apresenta praticamente o dobro de proteínas das encontradas no milho e no arroz”.

Na saúde - A quinua é indicada no tratamento da anemia, problemas urinários e de fígado, tuberculose, desnutrição crônica e osteoporose. Atua na redução de danos gastrintestinais, na melhora da imunidade, na regulação das funções cardiovasculares e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Seu consumo é indicado para vegetarianos, diabéticos, grávidas e lactantes. Funciona, ainda como laxante, aintiespasmódico e diurético.
   A quinua contém mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite, e, por isso, é indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Está, também, relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem.
   Os pesquisadores estão tentando descobrir se a quinua também possui os chamados fitoestrógenos, que atuam no organismo como certos hormônios que teriam a função de amenizar os efeitos da menopausa. Algumas pesquisas realizadas com mulheres nativas da região do plantio, e que têm na quinua sua principal fonte de alimentação, mostraram que elas são menos vulneráveis à osteosporose, embora ainda não haja estudos que comprovem a presença da substância no cereal.
   O melhor da quinua é que ela consegue agradar a todos. Além dos benefícios às mulheres e crianças, os atletas têm neste alimento um grande aliado. A lisina está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, dos reflexos e da capacidade de aprendizagem e memória. Para os atletas, o seu valor protéico ajuda na recuperação dos músculos, responsáveis pelo rendimento e a elasticidade das fibras musculares, auxiliando na recuperação de tecidos e células, e ainda estimulam a produção de enzimas e hormônios.
   O fato de conter pouco colesterol e gorduras, mas possuir um alto valor calórico, faz da quinua a alimentação perfeita para o corpo manter-se nutrido durante exercícios pesados ou dietas intensivas. Como favorece a elasticidade das fibras musculares, é recomendada também a pacientes portadores de torcicolos e contusões.
   Pode-se acrescentar, ainda, a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre muitos outros. Por isso, ela é utilizada em tratamentos de câncer.
Na América do Sul, a saponina removida da quinua é usada como detergente para lavar roupa e como um anti-séptico para tratar feridas na pele.
   “O valor protéico da quinua real é superior ao dos demais cereais. As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g). Da mesma forma, o valor calórico está calculado em 350 Cal/100gr, o que faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.”
   “A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável, somente, ao leite e ao ovo. Este valor biológico é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada 100g do produto ingerido. O índice da quinua é igual a 75 (por 100 g), do ovo 95, do leite 72, do trigo 60, e do milho 44. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares que auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.”
   A quinua real é considerada a variedade mais rica da quinua. É rica em proteínas (23% de sua composição). Possui todos os vinte aminoácidos de que o corpo necessita, incluindo, os dez essenciais que não são produzidos por nosso organismo (como a metionina e a lisina), que melhora a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória. Nenhum alimento de origem vegetal tem tanta proteína.
   Se considerarmos apenas o valor protéico, a quinua mostra-se ainda mais vantajosa do que outros alimentos ricos em proteína. Pesquisas recentes evidenciam que tem mais potencial ao crescimento humano do que o leite, por exemplo. O valor protéico mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimiladas. Na quinua, o índice é de 75; a carne tem 60; o leite, 72; o trigo, 60, e o milho, 44.
   A quinua real ainda é rica em ômega 3 e 6, vitaminas A, B6 e B1 (e, em menores quantidades, as E e C) e minerais como o ferro, o fósforo e o cálcio. É considerada melhor do que a soja por seu equilíbrio nutricional. Tem baixo índice de colesterol e o seu valor calórico é alto: 347kcal para cada 100g, o que a faz ser indicada para atletas. (Gabriela Marques, médica ortomolecular)
   Como diferencial, apesar do alto valor protéico, não possui glúten, alimento presente no trigo, malte, cevada e aveia, que não pode ser consumido por alérgicos ao glúten. Aliás, o glúten tem difícil digestão.

Informações práticas
   A quinua pode ser preparada de muitas maneiras. Pode ser cozida da mesma forma que o arroz, com o grão inteiro ou moído, doce ou salgado, frio ou quente, como comida ou bebida. Ao ser utilizada como arroz, deve-se colocar o sal sempre depois de cozido. Desta forma, pode tornar-se um saboroso quinua frito, quinua com leite (como se fosse arroz com leite) ou sopa de quinua.
   A quinua em flocos pode ser consumida como qualquer outro cereal, com musli, com iogurtes ou em vitaminas feitas em casa. Pode ser preparada como o arroz (doce ou salgado): leva-se ao fogo por 15 minutos, com o dobro da quantidade de água, e o tempero fica por sua conta.
   Pode ser usado como substituto do trigo na preparação de um tabule.
  Antes de cozinhar, a quinua deve ser lavada para tirar o sabor amargo da sua camada externa de pó resinoso, chamada saponina. Ao lavar os grãos na água, a saponina forma "espuma".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...