Translate This Page

terça-feira, 30 de março de 2010

O que os ÔMEGAS podem fazer por você

01. Diminuir o catabolismo muscular
02. Diminuir a incidência de câncer no intestino.
03. Aumentar a secreção de hormônios de crescimento.
04. Diminuir a taxa total de colesterol.
05. Aumentar a taxa de HDL (bom colesterol).
06. Reduz também arritmias e triglicérides.
07. Apresentar excelentes resultados no tratamento de tensão pré-menstrual e nos sintomas da menopausa, equilibrando e mantendo os hormônios, principalmente o estrógeno.
08. Ação antiestrogênica, ou seja, parece ter uma ação contra os tumores dependentes do estrogênio.
09. É indicado para regularizar o funcionamento intestinal.
10. Podem ajudar a acelerar a perda de gordura corporal.
11. Aumentam a ação da insulina.
12. Otimizam o uso de oxigênio para a produção de energia (requerida para ótima performance).
13. Diminui a agregação das plaquetas, partículas sanguíneas que se unem para formar os coágulos.
14. Quantidades mínimas de ômegas podem provocar grandes mudanças nas reações alérgicas, na pressão sanguínea, na coagulação, nos níveis de colesterol, na atividade hormonal, na função imunológica e na resposta inflamatória, para citar apenas algumas de suas ações.
15. Basicamente os ômegas podem ser anabólicos, anticatabólicos, antiinflamatórios e melhorar o aspecto de saúde geral.
   Estes são bons motivos para você fazer uso diário de uma boa quantidade de ÔMEGAS em sua dieta. Na próxima vez que ouvir a palavra gordura mantenha em sua mente que nem todas são ruins. Mantenha-se distante das saturadas.
   Há dois tipos de ácidos graxos essenciais: são os ômegas-3 e ômegas-6 que não podem ser produzidos pelo nosso metabolismo, e assim precisam ser obtidos diariamente através dos alimentos, e uma das melhores fontes atuais são os óleo extraídos a frio 100% naturais.
   Tente manter em sua dieta gorduras ricas em ômegas, que você encontrará na linhaça (marrom ou dourada, semente ou farelo), no óleo de linhaça, na quinua e no amaranto.
Ômega – 3 (ácido alfa-linolênico) - conhecido após a década de 80 é importante para o desenvolvimento de SNC (Sistema Nervoso Central) e seu funcionamento. Promove uma ação protetora para o coração e vasos sangüíneos. A deficiência do ácido linolênico causa retardo de crescimento mudança no comportamento, redução da capacidade de aprendizado, mudez, falta de cordenação, fraqueza, incapacidade de andar, dores nas pernas, prejuízo da aprendizagem, variação de humor, visão turva, alterações na pele e nas mucosas, perda de cabelo, degeneração hepática.
Ômega – 6 (ácido gama-linoleico) - conhecido desde 1930. Sua deficiência está ligada a inflamação de pele, queda de cabelo, degeneraçãodo fígado e rins, diminuição da reação de cicatrização e aumento da suscetibilidade á infecções, problemas cardiovasculares, perturbação de comportamento retardo no crescimento.
Ômega – 9 (ácido oléico) - seu efeito é notado em todas as enfermidades degenerativas e cardiovasculares, e problemas ao sistema nervoso central.


segunda-feira, 29 de março de 2010

ÓLEO DE AMENDOIM E OUTROS...

VOCÊ ENCONTRA NA CASA NATURAL, EM SÃO CARLOS, NO MERCADO MUNICIPAL, BOX 80, ENTRADA PELA RUA EPISCOPAL.

Óleo de amendoim - Fonte de ômega 6

     O óleo do amendoim é de fácil digestão e, por isso, recomendado às pessoas portadoras de moléstias do aparelho digestivo. Seu valor nutritivo equivale ao de outras gorduras empregadas na alimentação, sejam vegetais ou animais. A vitamina E, responsável pela reprodução, é a que se destaca em maior concentração no óleo do amendoim.
     O óleo de amendoim é excelente para pratos especiais e saladas. Ele é considerado tão saudável quanto o azeite de oliva, o que o coloca em uma situação privilegiada em relação aos outros tipos de óleos disponíveis no mercado.
     Você talvez não se lembre, mas é bem provável que seus avôs e parentes mais antigos preparassem refeições à base de óleo de amendoim. O alimento, altamente nutritivo, saboroso e de fácil digestão, saiu de cena há algumas décadas porque tinha um alto custo de produção. Nele encontramos ácidos graxos insaturados, um tipo de gordura essencial ao pleno funcionamento do organismo.
     Existem dois tipos de gorduras insaturadas: monoinsaturadas e poliinsaturadas. Embora seja considerado essencialmente um óleo vegetal monoinsaturado, o óleo de amendoim também contém concentrações de gorduras poliinsaturadas, o que o torna uma excelente opção na rotina alimentar.
     Para que se tenha uma ideia, uma colher de sopa do produto (13 ml) possui, em média, 7g de ácidos graxos monoinsaturados e 2,9g de poliinsaturados. "Essas gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas têm origem nos vegetais e ajudam a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e de colesterol total. Elas atuam contra as placas de gorduras, ou seja, diminuem a instalação de ateromas e, como conseqüência, afastam o risco de pressão alta, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto", diz a nutricionista Lilian Selerges, de São Paulo (SP).
     Na prática, isso significa que o óleo de amendoim colabora ativamente para acabar com o colesterol ruim e para manter os níveis de HDL (colesterol bom), benefícios comumente associados aos óleos ricos em gorduras monoinsaturadas. Além disso, graças à sua concentração de ácidos graxos poliinsaturados, em especial de ômega-6, o óleo de amendoim também atua na prevenção de doenças neurológicas e cardiovasculares, estimulando o sistema imunológico e o sistema nervoso.
     "Os ácidos graxos ômega-6 (ácido linoléico) são essenciais à estruturação das membranas celulares do organismo, ao sistema de coagulação - prevenindo as hemorragias - e à proteção da pele", afirma Lilian.    
     Alimento polivalente
     Outro aspecto essencial do óleo de amendoim é o fato de ser rico em vitamina E, um nutriente antioxidante que fortalece as células e, assim, atua contra o envelhecimento precoce. Graças às suas propriedades, esta vitamina impede a proliferação exagerada dos radicais livres, grandes inimigos da saúde, atuando também na regeneração de todos os tecidos do organismo, além de favorecer processos antiinflamatórios.
     Evidências científicas apontam também para o fato de que a presença da vitamina E seria capaz de proteger os outros nutrientes do óleo, evitando assim a sua degradação.
     Cru ou refinado, o amendoim contém ainda grandes quantidades de fósforo, potássio, enxofre, cálcio, cobre e ferro. Vitaminas do complexo B, como a B1 e B2, são outras substâncias encontradas em pequenas quantidades na leguminosa, e que têm grande importância.
     "O óleo de amendoim é de fácil digestão e, por isso, muito recomendado às pessoas portadoras de doenças do aparelho digestivo. Não é à toa que seu consumo vem aumentando mesmo nos países tradicionalmente consumidores de azeite de oliva. Afinal, ele é um óleo de fina qualidade utilizado em pratos especiais, saladas e também em dietas alimentares em que há necessidade de suplementação protéica", afirma a nutricionista.
     O óleo de Amendoim é um óleo de cor amarelo pálido, odor e sabor suave característico. O preparo das refeições pode ser feito sem que o óleo absorva o sabor da comida e o transfira para outros alimentos, mantendo, desta forma, o sabor natural dos ingredientes. Por isso, é ideal para cozinhar, fritar, temperar saladas e também como margarina. Consumir óleo de amendoim pode ser uma opção mais saudável, durável e econômica comparada aos outros tipos", conclui a nutricionista Lilian Selerges.
     Para saborear
     Quer aliar sabor e saúde na sua alimentação? Então, confira esta receita super light e descubra como o óleo de amendoim pode fazer a diferença no seu cardápio!
   Peixe leve
     Ingredientes:
    4 colheres (sopa) de Óleo de Amendoim
    1 kg de filé de cação
    1 cebola pequena
    1 kg de tomate sem pele
    2 dentes de alho
    Sal, salsinha e pimenta a gosto
    200 ml de leite de coco
Preparo - Para começar, tempere o peixe da maneira que preferir, incluindo, se possível, pimenta, cebola e alho a gosto. Reserve. Depois, bata no liquidificador os tomates com a cebola e adicione a salsinha. Em uma panela, acrescente o Óleo de Amendoim, despeje a mistura obtida a partir do tomate, e deixe cozinhar por 15 minutinhos. Em seguida, acrescente o leite de coco e as postas de peixe na mesma panela. Deixe cozinhar por 20 minutos e está pronto para servir!
Rendimento:4 porções pequenas / Valor calórico total da receita: cerca de 1750 kcal / Por porção (200g): 440 kcal
TABELA NUTRICIONAL DO ÓLEO DE AMENDOIM
Valores encontrados em uma colher de sopa
Água (%) 0
Calorias 125
Proteína (g) 0
Gordura (g) 14
Ácido Graxo Saturado (g) 2,4
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 6,5
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 4,5
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 0
Cálcio (mg) 0
Fósforo (mg) 0
Ferro (mg) 0
Potássio (mg) 0
Sódio (mg) 0
Vitamina A (UI) 0
Vitamina A (Retinol Equivalente) 0
Tiamina (mg) 0
Riboflavina (mg) 0
Niacina (mg) 0
Ácido Ascórbico (mg) 0

segunda-feira, 22 de março de 2010

LEVE UMA VIDA SAUDÁVEL CONSUMINDO PRODUTOS NATURAIS

   Uma vida regrada com alimentação natural e a ingestão de chás apropriados (cada caso é um caso, não se deve generalisar), além de exercícios físicos, leva à longevidade com qualidade de vida.
     Todos os produtos mencionados neste blog você pode encontrar na CASA NATURAL, Mercado Municipal de São Carlos, box 80.

Entretanto, há produtos naturais para se combater o colesterol sem efeitos secundários !

     Pois é, não se esqueça de que produtos naturais com ômegas 3, 6 e 9 são excelentes para se combater o colesterol e não causam males derivativos do seu uso. Entre eles, sem se falar dos peixes atum e salmão, estão as sementes que contém os ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, gorduras essenciais para o funcionamento do organismo. São ácidos carboxílicos poliinsaturados, como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico.
     Eles não são produzidos pelo organismo e devem estar presentes na dieta, por esta razão, estes ácidos graxos são chamados de “essenciais”. Sua ingestão auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colestrol bom HDL.
     Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos.
     Podemos encontrá-lo nas sementes de linhaça, principalmente, nozes, castanhas, peixes, especialmente os de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja, milho e no óleo de linhaça, recomendadíssimo para se fazer baixar os valores de triglicerides e colesterol.

Remédio para colesterol pode levar a doenças musculares

     Atenção, pessoal, tá na FOLHA de hoje, segunda-feira, 22 de março. O uso continuado da droga chamada ESTATINA, um remédio para colesterol, pode levar a doenças musculares.
     Segundo a nota, pacientes que tomam altas doses do remédio para colesterol sinvastatina podem ter mais risco de desenvolver doenças musculares, incluindo a rabdomiólise, síndrome que pode gerar insuficiência renal.
     O alerta é da FDA (agência americana que regulamenta remédios e alimentos) e diz respeito à dose de 80 mg, a mais alta permitida nos Estados Unidos.
     O remédio, que também é vendido no Brasil, tem nome comercial de Zocor e é fabricado pela Merck. A descoberta faz parte de uma revisão da FDA para avaliar o risco de doenças musculares relacionadas a estatinas.
     Foram avaliadas mais de 12 mil pessoas: metade tomava 20 mg do remédio e metade, 80 mg. Houve só um caso de miopatia e nenhum de rabdomiólise no primeiro grupo, e 52 e 11 casos, respectivamente, no segundo.

quarta-feira, 10 de março de 2010

CARNE DE SOJA - COMO PREPARAR

Lave a carne de soja em água fria, em seguida coloque em água fervente (2 litros de água) por aproximadamente 5 minutos (irá formar uma espuma). Retire do fogo e escorra (em um escorredor de macarrão), a seguir lave por 1 minuto em água corrente, apertando os pedaços como uma esponja (isso irá retirar o sabor forte da soja).
Após lavada, esprema bem e se quiser pode cortar ou abrir os pedaços (se estes forem grandes). Reserve.
Ingredientes:
· 1 cebola média picadinha
· 2 dentes de alho amassados
· 1 colher de sopa de salsa picada
· 2 colheres de sopa de cebolinha verde picadinha
· 1 limão pequeno espremido
· 2 colheres de sopa de óleo
· sal marinho ou shoyu a gosto
Modo de fazer:
Em uma vasilha de vidro ou de plástico coloque a carne de soja espremida, misture os ingredientes do tempero, menos o óleo, mexa bem e deixe descansar por 10 minutos.
Em seguida, em uma panela, refogue tudo no óleo.

terça-feira, 9 de março de 2010

Cuscuz de tapioca com castanhas

INGREDIENTES:
500g farinha de tapioca
1/2 xícara de castanhas de caju picadas
1 xícara de coco ralado
1 xícara de leite de soja
1/2 xícara de água
sal
leite de coco
COMO FAZER:
Misture a tapioca com as castanhas e o coco. Tempere com sal. Umedeça a mistura com a água e o leite e coloque na parte de cima de uma cuscuzeira ou panela de cozimento a vapor forrada com um pano imaculadamente limpo. Tampe e cozinhe no vapor por 20 minutos. Desenforme com cuidado, pois costuma grudar, regue com leite de coco e sirva.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Estes produtos você encontra na CASA NATURAL

Todos os produtos sobre os quais você se informa neste blog podem ser encontrados, em São Carlos, na CASA NATURAL, no box 80 do MERCADO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS, em frente à escadaria da rua Episcopal. Ligue para informar-se mais: (16) 3372-3446.

BOLO DE CENOURA SEM OVOS, SEM LEITE, COM LECITINA DE SOJA

A receita original tem 3 ovos. Para cada ovo é colocado uma colher de sobremesa de lecitina de soja líquida. Na CASA NATURAL/SanCa você encontra saquinhos de 1 litro de LECITINA DE SOJA ao preço de R$ 10,00, além dos demais ingredientes naturais desta receita.
Massa:
3 unidades de cenoura
3 colh. de sobremesa de lecitina de soja líquida
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar mascavo ou demerara orgânico
3 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher de (sopa) fermento
Em um recipiente coloque a farinha de trigo e o fermento. Reserve.
Bata o restante dos ingredientes no liquidificador.
Misture essa "massa liquida" com a farinha e o fermento, até forma uma massa homogênea. Unte uma assadeira e coloque a massa.
Leve para assar em forno médio/baixo por +/- 35 a 40 minutos.
Calda:
1 copo de leite de soja (dissolva uma colher de sopa de extrato de soja em 1 copo de água)
2 colheres de açúcar mascavo ou cristal demerara orgânico
2 colheres de cacau desengordurado
1 colher de chá de creme vegetal
Para a calda coloque todos os ingredientes numa panela e vá mexendo até levantar fervura e engrossar. Coloque sobre o bolo e sirva. Para deixar o bolo fofo, gostoso, o segredo é deixá-lo em forno baixo para assar bem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...