Translate This Page

quarta-feira, 28 de abril de 2010

POR QUE NOSSA SAÚDE DEPENDE DOS ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS ÔMEGA

Eliminar gordura da alimentação nem sempre é igual a perde de gordura corporal. A maioria dos especialistas está cada vez mais aceitando o fato de que, nem todas as gorduras são iguais e que algumas são realmente necessárias ao corpo para a produção de hormônios, absorção de vitaminas lipossolúveis, e acreditem, para uma boa perda de gordura corporal. Infelizmente as gorduras más, tem uma grande penetração na mídia e simplesmente todo mundo diz que gordura é gordura má, este fato está errado, algumas são essenciais para a vida.
As gorduras podem ser divididas em três tipos:
- As ruins: são as gorduras saturadas ( encontradas nas carnes, de origem animal) estes tipos de gorduras são sólidas á temperatura ambiente e tem sido associadas a doenças do coração e arteriosclerose.
- As péssimas: (Trans-fatty acids). Essas gorduras não são encontradas na natureza e são produzidas quimicamente devido a altas temperaturas e a hidrogenação que transformam óleos refinados em gordura hidrogenada. Essas péssimas gorduras tem sido conhecidas por diminuir testosterona, aumentar o nível de insulina, inibir o sistema imunológico e aumentar o colesterol ruim.
- As boas: são as Gorduras Monoinsaturadas e as Insaturadas elas são normalmente líquidas à temperatura ambiente e são consideradas muito saudáveis, e dois tipos são considerados essenciais e não podem ser produzidos pelo nosso organismo (são os ômegas 3 e 6) e participam de incontáveis processos químicos de nosso corpo que são essenciais na promoção e manutenção de nossa vitalidade física e mental.

O QUE OS ÔMEGAS PODEM FAZER POR VOCÊ

  1. Diminuir Catabolismo Muscular.
  2. Diminuir a incidência de câncer no intestino.
  3. Aumentar a Secreção de Hormônios de crescimento.
  4. Diminuir a Taxa Total de Colesterol.
  5. Aumentar a Taxa de HDL (Bom Colesterol).
  6. Reduz também arritmias e Triglicérides.
  7. Apresentar excelentes resultados no tratamento de tensão pré-menstrual e nos sintomas da menopausa, equilibrando e mantendo os hormônios, principalmente o estrógeno.
  8. Ação antiestrógênica, ou seja, parece ter uma ação contra os tumores dependentes do estrogênio.
  9. É indicado para regularizar o funcionamento intestinal.
  10. Podem ajudar a acelerar a perda de Gordura Corporal.
  11. Aumentam a Ação da Insulina.
  12. Otimizam o Uso de Oxigênio para a produção de energia (requerida para ótima performance).
  13. Diminui a agregação das plaquetas, partículas sanguíneas que se unem para formar os coágulos.
  14. Quantidades mínimas de ômegas podem provocar grandes mudanças nas reações alérgicas, na pressão sanguínea, na coagulação, nos níveis de colesterol, na atividade hormonal, na função imunológica e na resposta inflamatória, para citar apenas algumas de suas ações.
  15. Basicamente os ômegas podem ser anabólicos, anticatabólicos, antiinflamatórios, fat burning e melhorar o aspecto de saúde geral. 
- Estes são bons motivos para você fazer uso diário de uma boa quantidade de ÔMEGAS em sua dieta. Na próxima vez que ouvir a palavra gordura mantenha em sua mente que nem todas são ruins, mantenha-se distante das saturadas e dos Trans-Fatty Acids. Tente manter em sua dieta gorduras ricas em ômegas, tentem pelo menos um mês e veja que os resultados serão positivos.
- Há dois tipos de ácidos graxos essenciais: são os ômegas-3 e ômegas-6 que não podem ser produzidos pelo nosso metabolismo, e assim precisam ser obtidos diariamente através dos alimentos, e uma das melhores fontes atuais são os óleo extraídos a frio 100% naturais.

Ômega - 3 (ácido alfa-linolênico) conhecido após a década de 80 é importante para o desenvolvimento de SNC (Sistema Nervoso Central) e seu funcionamento. Promove uma ação protetora para o coração e vasos sangüíneos. A deficiência do ácido linolênico causa retardo de crescimento mudança no comportamento, redução da capacidade de aprendizado, mudez, falta de cordenação, fraqueza, incapacidade de andar, dores nas pernas, prejuízo da aprendizagem, variação de humor, visão turva, alterações na pele e nas mucosas, perda de cabelo, degeneração hepática.

Ômega – 6 (ácido gama-linoleico) conhecido desde 1930. Sua deficiência está ligada a inflamação de pele, queda de cabelo, degeneraçãodo fígado e rins, diminuição da reação de cicatrização e aumento da suscetibilidade á infecções, problemas cardiovasculares, perturbação de comportamento retardo no crescimento.

Ômega – 9 (ácido oléico) seu efeito é notado em todas as enfermidades degenerativas e cardiovasculares, e problemas ao sistema nervoso central.

 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

NEM SÓ DE CHIMARRÃO VIVE A ERVA-MATE. ELA TEM MUITAS PROPRIEDADES MEDICINAIS.

Aos poucos cientistas e pesquisadores autônomos vêm descobrindo novas propriedades em produtos que consumimos há décadas. Agora é a vez da erva-mate. Recentes estudos identificaram nela diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais, que lhe conferem grande potencial de aproveitamento.
Na constituição química da erva-mate, aparecem acalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina); aninos (ácidos fólico e cafeico); vitaminas (A, Bi, B2, C e E); sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio); proteínas (aminoácidos essenciais); glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose); lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas) além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.
   Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.
   Destaca-se principalmente que o mate é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade.
   Por outro lado, o chimarrão atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
   O sitio CHIMARRÃO traz alguns tópicos de estudos feitos pelo mestre em botânica Renato Kaspary e por Eunice Valduga, em dissertação para obtenção do grau de mestre nesta área do conhecimento humano. Segundo eles, as análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.
   O chimarrão é rico em ácido pantotênico, encontrado em menor escala na tão propalada geléia real das abelhas, muito procurada pelas características medicinais que possui.
Também a revista SUA DIETA aborda os benefícios que a erva-mate pode trazer para o visual, além de melhorar a pele e o cabelo, sendo uma ótima dica para quem passou por cirurgia estética!
   Clique nos links para ver os textos. Ótima leitura !

Quinua, o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, tem o valor nutritivo igual ao do leite materno.

Domesticada e cultivada há 5.800 anos nos Andes, a quínua ou quinoa (o nome é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas), é conhecida como o trigo dos incas, para quem a quinua era considerada uma planta sagrada, um símbolo religioso, chamada de Grano Madre ou Grano de Oro.
As sementes da quinua representaram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e ainda constituem um componente fundamental à dieta dos camponeses andinos.
A ciência tem se esforçado para comprovar muitos saberes intuitivos dos povos antigos. A quinua já foi até apelidada de mãe dos seres humanos, por conter todos os aminoácidos essenciais. Por essa razão, é vista como uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Ela produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, bons carboidratos (fontes de energia) e fibras.
Para a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos raros vegetais completos que apresentam um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana.
A quinua é avaliada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Seu valor nutritivo é tão grande que foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração.
A quinua pode ser encontrada no Brasil, importada da Bolívia, mas já vem sendo cultivada na região do Cerrado, no Distrito Federal, e tem sido estudada por pesquisadores da Embrapa.

QUINUA REAL - RECEITAS UTILIZANDO-SE GRÃOS, FARINHA E FLOCOS

UTILIZANDO-SE GRÃOS

1. QUINUA PURA
Colocar em uma panela: 2 medidas de água para cada medida de Quinua Real Adicionar sal a gosto e levar ao fogo por 10 a 15 minutos até que dobre o seu volume. A Quinua Real cozida pode ser guardada na geladeira por até três dias * Sirva com o molho ou tempero de sua preferência.

2. RISOTO DE QUINUA COM TOMATE E QUEIJO BRANCO
350gr de Quinua
1 Cebola
4 Tomates
200 ml vinho branco
600 ml caldo de vegetais biosun
250gr de espinafre
Modo de preparo: Cortar a cebola em fatias finas e refoga-las em água até ficarem transparentes. Juntar a QUINUA e esquentar até que os grãos absorvam todo o líquido. Juntar os tomates descascados e picados, juntar o vinho e cozinhar em temperatura media até que a QUINUA absorva todo o liquido. Juntar o caldo de vegetais aos poucos e cozinhar em fogo baixo. Lavar o espinafre e juntar com alho, cozinhar suavemente até que o líquido evapore. Juntar o espinafre com o risoto de QUINUA Temperar com sal, pimenta e noz moscada. 150gr de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão de boa qualidade, salpicar no risoto pronto e servir.

3. TABULE DOS INCAS (4 porções)
200gr de Quinua
2 cenouras
200gr de pepino
1 cebola
1 pimenta vermelha
cebolinha
azeite de oliva virgem extra
Modo de preparo: Limpar, escorrer e colocar para cozinhar a Quinua em duas medidas de água fria, com sal, fogo baixo e panela tampada por 10 ou 15 minutos. Cozinhar as cenouras e a pimenta vermelha em picada durante 3 minutos. Misturar a cebola ralada com azeite, juntar com a Quinua e misturar bem, acrescentar as verduras, e decorar com as cebolinhas cortadas.

4. SOPA CREMOSA DE QUINUA E COGUMELOS
1 copo de vinho branco
1 cebola picadinha
1 xícara de QUINUA cozida
1 pacote de cogumelos frescos
1 xícara de leite evaporado ou ideal
1 xícara de dill fresco picadinho
3 copos de caldo de legumes
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Refogue a cebola com vinho até ficar macia, acrescente os cogumelos na panela e deixe cozinhar por 5 min. Adicione a QUINUA e o caldo e leve ao fogo baixo. Coloque o sal e a pimenta e vá acrescentando o leite. Por último coloque o dill e sirva.

5. SAINT PIERRE COM QUINUA LIMÃO E SÁLVIA
4 filés de peixe Saint Pierre limpos
sal e pimenta do reino a gosto
750 ml de água
300g de QUINUA
suco de 1 limão
15g de sálvia
120g de ervas finas
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
Modo de preparo: Coloque a QUINUA na água e deixe cozinhar por 10 min, tire do fogo acrescente uma colher de sobremesa de azeite de oliva. Reserve. Tempere os files de peixe com sal, pimenta do reino, ervas e limão, deixe descansar por 20 min. Coloque os filés em uma frigideira anti aderente e grelhe. Arrume a QUINUA em baixo e coloque os peixes por cima, enfeite com sálvia.

6. PUDIM DE QUINUA
2 xícaras de QUINUA cozida (preparada)
3 xícaras de leite de soja
xícara de açúcar de merara
3 ovos
xícara de amêndoa
colher de chá de canela
colher de sobremesa de suco de limão
1 colher de óleo de girassol
1 colher de chá de baunilha
xícara de coco ralado
Modo de preparo: Junte todos os ingredientes, coloque em uma forma untada e leve ao forno médio por 45 min.

7. QUINUA COM TOFU E ASPARGUS
1 colher de chá de azeite de oliva
2 colheres de chá de alho picado
1 xícara de cebola picadinha
1 xícara de QUINUA
1 xícara de tomate seco
3 colheres de sopa de suco de limão
1 tb. caldo de vegetal natural (biosun)
Pimenta do reino à gosto
1 colher de chá de pimenta do reino
1 xícara de castanha de caju torrada
200g de tofu picado
4 talos de aspargos cozidos
Modo de preparo: Coloque o tomate seco com um pouco de água, o alho e a cebola no fogo, deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente a QUINUA, o suco de limão, o caldo de vegetal com dois copos de água, a pimenta e o tofu. Tampe e deixe no fogo brando por 15 minutos. Pique os aspargos, coloque por cima e cozinhe por mais 5 minutos. Salpique as castanhas de caju e sirva.

8. QUINUA COM AMÊNDOA E DAMASCO
1 xícara de água
1 xícara de amêndoas picadas
1 xícara de damasco picadinho
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de açafrão
sal a gosto
Modo de preparo: Coloque a água no fogo até que ela ferva, acrescente a QUINUA, sal, canela e açafrnao. Deixe cozinhar por 15 minutos, retire-a do fogo e espere alguns minutos até ela secar. Acrescente o damasco picado e as amêndoas, misture bem e sirva.

9. SALADA DE QUINUA REAL COM FRANGO - 4 pessoas
2 xícaras de quinua real cozida
2 xícaras de peito de frango em cubos
1/2 xícara de nozes pecan cortados
1/2 xícara de uva passa (colocar de molho)
2 colheres de shoyu
Modo de preparo: Cortar o frango já cozido em cubos. Misturar os demais ingredientes e temperos e por último acrescentar a quinua real. Acrescentar 1 pitada de páprica. Servir em folhas de alface. Decorar com salsa.

10. SALADA DE QUINUA REAL COM TOMATE CEREJA, QUEIJO DE CABRA E MANJERICÃO - 2 pessoas
1 xícara de quinua real cozida por 15 minutos com uma pitada de sal.
Reservar na geladeira até esfriar
8 unidades de tomate cereja cortados em quatro
1 xícara de manjericão (folhas frescas)
150 ml de azeite extra virgem
5 unidades de nozes, sem casca
50 gr de queijo de cabra fresco em cubos
Sal a gosto Pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de preparo: Bater no liquidificador o manjericão, nozes e azeite até obter uma pasta homogênea. Temperar o manjericão com sal e pimenta a gosto. Misturar a Quinua real com; tomates cerejas, queijo de cabra em cubos e o manjericão a gosto.
Retirar o tempero, se necessário e servir a salada fria decorando-a com algumas folhas de manjericão.

11. SALADA DE QUINUA REAL CAMARÃO
2 xícaras de quinua real cozida
1 xícara de pepino cortado em cubos com casca
1/2 xícara de pimentão vermelho cortado em quadrados
1 alface americana cortada
1 colher de sopa de salsinha picada
30 camarões rosa cozidos e cortados ao meio
4 colheres de azeite de oliva
De 1 a 2 colheres de sopa de shoyu
Modo de preparo: Misturar, temperar e servir

12. SOPA DE QUINUA REAL COM LENTILHAS - 4 pessoas
2 colheres de sopa de óleo de oliva
1 cebola grande cortada
2 dentes de alho picado
2 talos de salsão cortados
1 cenoura grande picada
2 litros de caldo de sua preferência
150 ml de vinho branco
1 xícara de lentilhas já cozidas
1 xícara de quinua real já cozidas com vinho branco
Modo de preparo: Refogue a cebola, o alho, salsão e a cenoura no azeite. Acrescente o caldo e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios. Adicione a lentilha e deixe encorpar. Coloque sal e a quinua real já cozidas com vinho branco. Desligue o fogo e sirva.

13. SOPA DE TOMATE COM QUINUA REAL
2 litros de caldo de peixe, carne ou galinha
2 cebolas médias cortadas
1 dente de alho amassado
4 xícaras de tomates maduros sem pele e sem sementes (já cortados em cubos)
2 xícaras de quinua real
2 talos de salsão cortados
2 colheres de óleo
1 colher de sopa de orégano fresco Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Em uma panela colocar o óleo, dourar o alho e a cebola. Acrescentar os tomates e o salsão. Deixar cozinhar por 7 ou 10 minutos e acrescentar o caldo de sua preferência. Coloque pimenta, orégano e o sal. Deixar até que o tomate se desfaça e por ultimo acrescente a quinua real já cozida e desligue o fogo. Sirva bem quente, com queijo parmesão ralado ou creme de leite fresco batido no liquidificador ligeiramente.

14. TABULE DE QUINUA REAL - 4 pessoas
2 xícaras de quinua real cozida e fria
4 tomates sem sementes cortados em pedacinhos
1/2 xícara de salsa picada
1/4 xícara de folhas de hortelã picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão Sal a gosto
Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 2 horas. Antes de Servir temperar com azeite e limão. Sal a gosto.

15. TOMATES RECHEADOS COM QUINUA REAL
Entradas
8 tomates maduros grandes
1 xícara de quinua real cozida
1 cebola cortadinha
1 dente de alho
1 cenoura ralada (talo grosso)
Sal e pimenta do reino 60 gramas de queijo Gruyere
Modo de preparo: Lavar os tomates, retirar as sementes sem cortá-los ao meio só a tampa. Refogar a cebola o alho e a cenoura. Acrescentar a quinua real o queijo Gruyere em pedaços, o sal e a pimenta. Desligar o fogo e rechear os Tomates e polvilhar com queijo parmesão. Levar ao forno 180 °C durante 20 minutos.

Receitas feitas com farinha

1. NHOQUE DE QUINUA
170 g de farinha de Quinua
1 xícara de espinafre cozido e picado
1 xícara de parmesão ralado
1 colher de azeite
2 xícaras de água
Sal marinho a gosto
Modo de preparo: Ferver a água com sal. Juntar a farinha de Quinua, mexendo continuamente. Deixar cozinhar até que fique bem espessa. Retirar do fogo e adicionar o espinafre refogado em água e bem picado, misturar bem. Abrir a massa em 2cm de largura sobre uma superfície lisa. Depois de fria, cortar em quadrados ou círculos, e forrar uma forma e levar para forno, polvilhando parmesão ralado e regando com um fio azeite. Gratinar no forno bem quente.

2. PÃO DE QUINUA
400gr de farinha de trigo integral
400gr de farinha de trigo branca
400gr de farinha de Quinua
1litro de água morna
1 envelope de fermento Biológico
sal
Modo de preparo: Colocar as farinhas, o fermento e três pitadas de sal em uma tigela e a água. Amassar durante uns 20 minutos, formar uma massa e deixar descansar por uma hora. Voltar a trabalhar a massa rapidamente para formar os pãezinhos. Deixar crescer por mais uma hora. Pré aquecer o forno a 180-200 graus e assar a massa de 35 a 45 minutos.

3. BOLO DE QUINUA REAL COM BANANA
1/2 xícara de farinha de Quinua Real
1/2 xícara de flocos de Quinua Real
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de fermento royal
2 bananas nanicas grandes e bem maduras
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo
Modo de preparo: Pré aqueça o forno. Misture a farinha com os flocos.
Separadamente misturar em uma tijela as bananas amassadas, os ovos, mel e óleo. Misturar muito bem e acrescentar a farinha e os flocos.
Colocar em forma untada e assar por 25 minutos.

4. KRUMBLE DE MAÇÃ
Flocos e farinha
4 maçãs descascadas cortadas em oito partes cada,
Colocar em refratário untado com manteiga sem sal.
Regar limão sobre as fatias de maçã.
1 xícara de chá de flocos de quinua real
1/2 xícara de chá de açúcar orgânico ou açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de farinha de quinua real
1/2 xícara de chá de manteiga sem sal
Canela em pó (a gosto)
Modo de preparo: prepare uma farofa com: flocos de quinua real, açúcar, farinha de quinua real, manteiga e se desejar canela.
Colocar a farofa sobre as maçãs e leve ao forno pré-aquecido (200graus), por 30 ou 40 minutos. Sirva quente com sorvete de creme.

5. TORTA DE QUINUA COM BRÓCOLIS
Massa:
1 e 1/2 xic de farinha de Quinua Real
1/2 colher de chá de sal
3 chícaras de manteiga gelada
5 chícaras de água gelada
Modo de preparo: Misturar a farinha, a manteiga e o sal , amassar, adicionar água e ir sovando rapidamente.
Fazer uma bola com a massa e envolver em filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Forrar o fundo e as laterais da assadeira (de preferência com aro removível) com a massa.
Recheio:
1 tofu pequeno
1 ovo
1 maço de brócolis pré-cozido
1/2 cebola
1 c de orégano
1/2 copo de leite
sal e pimenta à gosto
Modo de preparo:Bater todos os ingredientes no liquidificador, despejar sobre a massa na assadeira e levar ao forno médio por 30 minutos.

6. QUICHE DE QUINUA COM ALHO PORÓ
Massa:
1 e 1/2 xic de farinha de Quinua Real
1/2 c.c de sal
3 c de manteiga gelada
5 c de água gelada
Modo de preparo: Misturar a farinha, a manteiga e o sal , amassar, adicionar água e ir sovando rapidamente. Fazer uma bola com a massa e envolver em filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Forrar o fundo e as laterais da assadeira (de preferência com aro removível) com a massa.
Recheio:
2 c de azeite
2 alhos porós cortados em rodelas finas
4 ovos batidos
1 e 1/4 xic de creme de leite light
8 fatias de queijo tofu escorrido
sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de preparo: Refogar o alho poro no azeite, temperar com sal e pimenta e reserve. Bater os ovos com o creme de leite até ficar espumoso, acrescentar sal e pimenta.
Após forrar a assadeira com a massa, colocar o alho poro em rodelas, distribuir o queijo sobre a superfície de alho poro e cobrir com os ovos batidos. Levar ao forno médio por 40 minutos. Servir com sopa ou salada.

Receitas feitas com flocos
SOPA
2 Cenouras
1 Chuchu
1 Salsão
1 Alho porró
Água
Shoyu ou sal marinho, ervas como alecrim ou outra de sua preferencia
1 xícara de FLOCOS DE QUINUA
Modo de preparo: Coloque os vegetais para cozinhar com água e sal, cozinhar primeiramente a cenoura e o salsão depois de 5 minutos acrescentar os outros ingredientes. Quando estiverem quase cozidos acrescente os FLOCOS DE QUINUA e deixe cozinhar mais 2 minutos, liquidifique e acrescente os temperos. Se quiser coloque uma folha de espinafre cortadinho e deixe cozinhar.

NO CAFÉ DA MANHÃ
1 xícara de chá de flocos de quinua real
1/2 maça cortada
1/2 xícara de passas
1/2 mamão papaia
1/2 colher de canela, mel e açucar mascavo leite

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vinagre de maçã natural. Além de temperar saladas ele tem inúmeras funções terapêuticas.

     Há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais e complexos multi-vitamínicos. Nele encontramos ferro, vitaminas B12, ácido fólico (bom no combate a anemia) e elementos antioxidantes, que combatem os radicais livres (que produzem a decrepitude do corpo).
     Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas (contêm bactérias inimigas dos microorganismos deletérios).
     O vinagre de maçã natural extrai todos os minerais da maçã e do açúcar mascavo. Ele é rico em sais de primeira importância para os processos bioquímicos do corpo, entre os quais o ácido málico que, entre outras funções, faz parte do chamado “ciclo de Krebs”, que sintetiza um conjunto de reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia no interior das células.
     Ele ajuda também na absorção dos nutrientes e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de muitas doenças, pois o vinagre de maçã natural ajuda na eliminação de substâncias tóxicas, produto da má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado.
     Temos também a pectina que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas.
     O vinagre de maçã natural é altamente diurético, ajuda na eliminação do excesso de líquidos.
     Possui qualidade antioxidante, antiinflamatória e antibiótica excelentes.
     Controla o equilíbrio do pH do sangue e da pele.
     Tem propriedade muito parecida com a química do suco gástrico secretado pelo estômago, e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde, facilitando a digestão.
     Médicos naturalistas recomendam que se faça uso de duas colheres das de sopa de vinagre de maçã natural misturado à água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxicações alimentares, ou deter um processo de intoxicação em andamento.
     Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais ao potássio: fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxôfre, ferro, flúor, silício e traços de diversos outros.
     Se o vinagre de maçã é benéfico em todas as idades, como elemento preventivo de acúmulo excessivo de cálcio e substâncias terrosas obstrutoras do sistema, mais útil ainda é para aqueles que em todas as circunstâncias, já se aproximam ou se encontram na velhice, e ou estão doentes.
 Os efeitos benéficos do vinagre no organismo
ANEMIA
Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades. Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.
ARTRITE
Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite. Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.
ASMA
Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.
CABELOS
Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.
CÃIBRA
Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.
CALOS
Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.
CASPA
Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.
CATARATA
O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.
COCEIRA NA PELE
Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.
COCEIRAS
Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.
COLESTEROL
O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.
CRAVOS E ESPINHAS
À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.
DIGESTÃO DIFÍCIL
O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.
DOR DE GARGANTA
Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.
DOR DE CABEÇA
Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.
DOR NO ESTÔMAGO
Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1. colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.
ESQUECIMENTO
Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de urna mente viva por muito mais tempo.
FLATULÊNCIA (GASES)
Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.
FERIMENTOS
Desde os tempos bíblicos o vinagre era utilizado para tratar os ferimentos infecciosos. Durante a guerra civil, nos Estados unidos, ele foi reguiarmente usado, pois como agente bactericida e antibiótico contribuía para desinfeccionar os ferimentos, evitando infecções mais graves e livrando da morte vários soldados. Portanto, em ferimentos infecciosos, com pus, vale a pena aplicar o vinagre de maçã e conferir os resultados.
HEMORRAGIA
O vinagre de maçã também tem o poder de restabelecer o fluxo sangüíneo. Portanto, em caso de menstruação excessiva ou quaisquer outros tipos de hemorragia, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água, de duas a três vezes ao dia. O vinagre de maçã além de restabelecer o fluxo normal, contribui para a formação de glóbulos vermelhos.
HIPERTENSÃO ARTERIAL (Pressão Alta)
Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçã, assim como a banana e a beringela, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença. Para combater esta doença deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.
INTOXICAÇÕES
Por ser um excelente anti-séptico, os nutricionistas e médicos em geral sugerem que se empregue regularmente o vinagre na alimentação, evitando assim os riscos de intoxicações alimentares e infecções causadas por bactérias ou parasitas que tenham se fixado nos alimentos. Para evitá-los, recomenda-se que as frutas, legumes e verduras, em especial as que serão ingeridas cruas, que fiquem de molho em água e vinagre por 15 minutos. A mistura deve conter 1 parte de vinagre para 6 partes de água.
MAL DE ALZHEIMER
Caracterizada como doença pré-senil é a pior das doenças mentais associadas à velhice. É causada pela carência de cálcio e de substâncias como a tiamina e a niacina aliadas à carência de B-12. Um tratamento à base de vitamina B-12 e vinagre se revelaram benéficos, em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.
MAL ESTAR
Coloque sobre seu estômago um pano embebido em vinagre de maçã morno, quando o pano esfriar troque-o novamente por um outro morno. Isto alivia o mal estar e ainda afasta as náuseas e vômitos.
MANCHAS SENIS
As manchas que aparecem pelo como, comum na velhice, podem desaparecer com um tratamento à base de cebola e vinagre de maçã. Para isso, misture 1 colher (café) de suco de cebola e 2 colheres (café) de vinagre de maçã e, com um chumaço de algodão ou um pedaço de pano, passe a mistura sobre as manchas. Faça o tratamento diariamente e, em algumas semanas, as manchas desaparecerão.
MELHORA O METABOLISMO
Porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que, por ventura, tenham driblado as células de defesa. Sendo assim você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe, enfim, os beneficios provocam uma melhora geral no organismo.
MÚSCULOS CANSADOS
Não há nada melhor para acalmar os músculos fatigados ou distendidos que envolvê-los em tecido embebido em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.
OBESIDADE
Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com um colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.
ODORES NAS AXILIAS
Para livrar-se do cheiro desagradável, passe um tecido embebido em vinagre de maçã nas axilas. Use como se fosse um desodorante, após o banho, e em pouco tempo estará livre dos odores.
OSTEOPOROSE
Doença caracterizada por perda óssea, a osteoporose, torna os ossos porosos e frágeis fazendo com que se fraturem com facilidade. A enfermidade é grave levando o paciente a sofrer com dor, deformidade e outras moléstias decorrentes da doença. Também é uma doença causada pela carência vitamínica, nasce principalmente da aversão à lactose e de seus derivados ricos em cálcio. Para prevenir esta doença deve-se ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, além de muita verdura e doses maciças de vinagre de maçã, devido ao seu teor significativo de cálcio.
PERDA DE MEMÓRIA
Causada, em grande parte, pelo mau hábito alimentar; em especial pela ingestão de álcool, a perda da de memória é mais comum, em pessoas de longa idade. As carências nutricionais são o grande problema dos idosos que têm suas taxas de vitaminas e minerais abaixo do normal, contribuindo para a perda das capacidades mentais. Somente o vinagre de maçã proporciona a essas pessoas o equilíbrio orgânico entre aminoácidos, vitaminas e minerais, essenciais ao cérebro e ao corpo revertendo o quadro da doença.
PÉS CANSADOS
Basta caminhar por 5 minutos em uma banheira com água e meio copo de vinagre de maçã. A água deve encher a banheira até a altura dos tornozelos. Caminhe 5 minutos antes de deitar e 5 minutos ao levantar-se.
PICADAS DE INSETO
Deve-se aplicar, imediatamente, o vinagre de maçã sobre as picadas. Elas serão aliviadas e desinfectadas.
PÉ-DE-ATLETA
Se você tem pé-de-atleta ou se sofre com coceira e descamação dos pés, então deixe suas meias de molho, por meia hora, em água com vinagre, na proporção de um volume de vinagre para 5 de água.
PROBLEMAS DE OUVIDO
Método antigo utilizado por nossas avós para impedir infecções nos ouvidos, agora é recomendado por autoridades médicas. A Academia Americana de Otorrinolaringologia sugere que se empregue uma mistura de vinagre com álcool para impedir o desenvolvimento daquilo que chamamos de ouvido de nadador. Um volume de vinagre misturado a igual volume de água fervida serve para enxaguar os ouvidos durante o banho, prevenindo-os de futuras infecções e coceiras.
PROBLEMAS DE PELE
Proteger a pele - acredita-se que o vinagre de maçã misturado ao azeite de oliva a 50%, protege contra os danos que os raios solares provocam na pele. Além disso é capaz de evitar a insolação e as rachaduras na pele.
PROBLEMAS URINARIOS
Para prevenir os riscos de infecção nos rins ou bexiga, tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecção.
QUEIMADURAS ALCALINAS
No passado queimaduras alcalinas leves eram tratadas com vinagre de maçã aspergido sobre o local afetado. Até os dias de hoje, o vinagre tem sido de grande utilidade para neutralizar as queimaduras alcalinas.
QUEIMADURAS DE MEDUSA
Não se deve ignorar as queimaduras de medusa. Na Austrália um jornal médico recomenda que se jogue imediatamente vinagre sobre a queimadura, considerando isto como etapa essencial de primeiros socorros no tratamento das vítimas de medusas. Em Massachusets, um Colégio de Farmácia e Ciências médicas aprovou e ratificou o método, abordando que se não houver cuidados imediatos, o veneno da medusa no organismo pode provocar náuseas, dores de cabeça, calafrios, colapso do sistema cardiovascular e até morte. Somente o vinagre pode neutralizar o veneno sendo aplicado no local imediatamente.
RETARDA O ENVELHECIMENTO
Acredita que o uso prolongado e diário do vinagre, por representar uma melhora geral no metabolismo, pode prevenir contra o envelhecimento precoce, causado por diversos fatores, dentre os quais, correspondentes ao organismo debilitado.
REUMATISMO
O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã por conter potássio pode aliviar as dores do reumatismo, se for ingerido diariamente.
SOLUÇOS
Beba lentamente um copo de água morna contendo uma colher de café de vinagre de maçã.
TOSSE NOTURNA
Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.
TUMORES
Os tumores e feridas purulentas da pele podem melhorar se for aplicada uma bandagem embebida em vinagre de maçã.
ÚLCERAS
Estudos publicados em um jornal de Farmacologia Japonesa indicam que o vinagre pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool.
VARICOCELE
O vinagre é indicado para tratar quaisquer tipos de veias varicosas (varizes). Na Escócia é antigo o costume de tratar varizes com vinagre de maçã. O vinagre deve ser aplicado, pela manhã e à noite, por toda a extensão das veias varicosas pelo período de um mês. Não esquecendo de ajudar o tratamento externo, ingerindo diariamente de 2 a 3 copos com água contendo cada um 2 colheres (chá) de vinagre de maçã. Esse tratamento é útil para tratar a doença que, em determinados casos, necessita de uma intervenção cirúrgica.
VARIZES
Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes, um pano umedecido com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas com a compressa, por pelo menos 1 hora. Faça isso pela manhã e à noite e ao final de 6 semanas sentirá um alivio impressionante.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

10 RECEITAS SEM GLÚTEN PARA MAQUINAS DE FAZER PÃO

DIA INTERNACIONAL DOS CELÍACOS
Dia 16 de maio de 2010 ( domingo )

Recomendações: Cada máquina tem formas específicas de funcionamento. Leia o manual, observe a quantidade de ingredientes, evitando que a massa entorne da forma, ao crescer (algumas fazem pão com 600 gr, outras 900 gr, etc.). A consistência da massa é líquida ( mais espessa que a massa de bolo ) , sendo preciso ajudar a misturar com uma espátula de madeira, retirando os ingredientes que se depositam nos cantos da forma ( faça isso só nos primeiros minutos, quando a máquina está girando a pá e depois feche a tampa, para que não se perca o calor que vai ajudar a massa a crescer ). Teste as receitas até encontrar a quantidade certa de líquidos. Ingredientes como "Emustab" (emulsificante para sorvete), quinua, linhaça, Fibret, quando batidos no liquidificador, deixam a massa espessa, sendo preciso às vezes aumentar a quantidade de líquidos ( óleo, leite, água, ovos, etc. ). Algumas receitas só ficam boas com leite , outras só com água. A temperatura do ambiente interfere no resultado ( locais muito frios e úmidos alteram o crescimento da massa ).

TODO PÃO SEM GLÚTEN DEVE SER GUARDADO NA GELADEIRA E AQUECIDO EM TORRADEIRA ANTES DE SER SERVIDO (isso evita que o pão estrague e o aquecimento ajuda a dar elasticidade). Se o pão crescer, mas afundar no meio ao assar , controle a quantidade de fermento, diminuindo até obter o resultado esperado.

1- Pão de farinha de arroz com araruta
ciclo 7 – ultra rápido – cor da casca: média ou escura
Ingredientes:
1 ½ copo de leite ou água com 3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açucar
1 ½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo ou margarina
3 ovos
3 copos de farinha de arroz
1 copo de farinha de araruta
2 colheres de sopa de fermento biológico seco.
Modo de preparo:
Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita.
Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.
2- Pão de farinha de arroz com amido de milho
ciclo 7 – ultra rápido – cor da casca: média ou escura
Ingredientes:
1 ½ copo de leite ou água com 3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açucar
1 ½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo ou margarina
3 ovos
3 copos de farinha de arroz
1 copo de amido de milho ( maizena )
2 colheres de sopa de fermento biológico seco.
Modo de preparo:
Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.
Dica: Se desejar coloque 1 colher de sopa de: orégano - ervas finas – cebola, alho e salsinha a gosto.
3- Pão com farinha de arroz e fubá
ciclo 1 – normal – cor da casca: a escolher
Ingredientes:
1 ½ copo de leite ou água com 3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de açucar
1 ½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo ou margarina
2 ovos
2 copos de farinha de arroz
2 copos de fubá de milho
2 colheres de chá de fermento biológico seco.
Opcional: 1 colher de sopa de sementes de erva-doce.
Modo de preparo: Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.
4- Pão de queijo
ciclo 7 – ultra rápido - cor da casca: média ou escura
Ingredientes:
2 copos de leite
½ copo de óleo
1 colher de chá de sal
3 ovos
3 copos de polvilho azedo
100 gramas de queijo parmesão ralado ou 1 copo de queijo minas picado
Modo de preparo: Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita. Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.
5- Pão de farinha de arroz com polvilho azedo
ciclo 7 – ultra rápido - cor da casca: média ou escura – 600 gr.
Ingredientes:
1 copo de leite
2 col. de sopa de óleo de soja
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
2 ovos
2 copos de farinha de arroz
1 copo de polvilho azedo
2 colheres de sopa de fermento biolégico seco.
Modo de preparo:
Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita.
recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.
6- Pão de farinha de arroz com polvilho doce
ciclo 7 – ultra rápido - cor da casca: média ou escura – 600 gr.
Ingredientes:
1 copo de leite
2 col. de sopa de óleo de soja
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
2 ovos
2 copos de farinha de arroz
1 copo de polvilho doce
2 colheres de sopa de fermento biolégico seco.
Modo de preparo:
Retire a forma da máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem da receita.
Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, programe o ciclo indicado e a cor desejada.
OBS.: para pessoas com intolerância a lactose usar leite de soja. Use sempre ingredientes à temperatura ambiente.
7 - Pão de milho
ciclo 1 normal ou ciclo 3 integral
Coloque na forma nessa ordem:
1e 1/2 copo de leite azedo (ou leite fresco com 1 colher de vinagre)
1 1/2 ccsal
2 cs acucar
3 cs margarina
2 ovos,
2 copos de farinha de arroz (ou creme de arroz)
2 copos de fubá
2cc fermento biológico instantaneo
(caso na última batida a massa ainda tenha farinha dos lados, acrescente cerca de 50ml de água - se quizer pode adicionar uma pitada de emustab junto comos ovos.)
8 - Pão delícia sem glúten e sem lactose
Pães de 600 grs.na Cadence pequena.
Receita: mandioquinha ( batata baroa) cozida,amassada com garfo ,medir 1 copo medida ( 300 ml ) apertando bem.
1 ovo sem membrana - põe no copo e completa com um pouco de leite de coco e creme de soja de caixinha. Termina de encher o copo com 1 c.s. de óleo de canola.
1 medida da colher-medidora de açúcar ( equivale a uma 1 colher de sopa)
2 medidas da colher-medidora de sal ( equivale a 2 colheres de chá )
2 pacotes de fécula de batata (400 grs)
3 colheres de chá de fermento biológico instantâneo ( se estiver um dia frio coloque todo o pacote ).
Opcional : um pacote de coco ralado ( 50gr)
Colocar na máquina primeiro a batata baroa batida no liquidificador com os líquidos,depois a fécula,coco e o fermento no final.
9 - Pão de fécula de batata
Ingredientes :
30 gr de fermento fresco
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de água
2 colheres de margarina
1 colher de café de vinagre
2 ovos
2 xícaras de fécula de batata
1 xícara de maizena
1 colher de chá de sal
1/2 pacote de melhorador de pão (opcional)
*todos os ingredientes devem estar na temperatura ambiente
1- colocar a água ligeiramente quente dissolver o açúcar e depois o fermento. O fermento ferverá fazendo uma espuma.
2- colocar os ingredientes líquidos e ovos desmanchados
3- colocar os ingredientes secos
4- colocar o recipiente na maquina e ligar na programação numero 7 e casca média.
Assim que der uma misturada, é bom ajudar com uma espátula ( se não alguns pós não misturam e ficam na beira do recipiente).
10 - Pão de leite
30 gr de fermento fresco
5 colher de sopa de açúcar
1 xícara de leite
1 colher de margarina
1 colher de café de vinagre
2 ovos
1 e 1/2 xícaras de fécula de batata
1 xícara de maizena
1/2 xicara de fubá ou sêmola de milho
1 colher de café de sal
1/2 pacote de melhorador de pao (opcional)
* todos os ingredientes devem estar na temperatura ambiente
**untar c/margarina a hélice.
1- Colocar o leite ligeiramente quente dissolver todo açúcar nele e depois o fermento. O fermento ferverá fazendo uma espuma. Aguarde até subir.
2- Colocar os ovos desmanchados na cuba e por cima o leite fermentando
3- Colocar os ingredientes secos
4- Colocar o recipiente na maquina e ligar na programação numero 7 e casca média.
assim que der uma misturada, é bom ajudar com uma espátula ( senão alguns pós não se misturam e ficam na beira do recipiente).
5- Em 58 minutos o pão estará pronto
6- Espere por mais 1/2 hora p/que ele saia quente e mais seco. (testado e aprovado!)


Glúten pode ser encontrado nos seguintes cereais:
Trigo / Cevada / Aveia / Triticale / Centeio
Não possuem glúten:
Arroz de todas as variedades / Milho / Quinoa / Soja / Sementes de Amaranto / Sementes de Girassol.



segunda-feira, 5 de abril de 2010

Folha da mangabeira contra a pressão alta, é melhor que remédio. Planta medicinal possui substâncias ativas que diminuem a hipertensão.

   O estudo foi realizado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, onde os pesquisadores concluíram que, na dose certa, a mangabeira é mais indicada do que remédios no combate à pressão alta.
   O chá da mangabeira em folha ou casca inibe a produção de substâncias que causam a hipertensão, além de ser um excelente vaso dilatador. Assista a reportagem do Jornal Nacional sobre a Mangaba.
Por exemplo, o Captopril – remédio usado no tratamento da pressão alta – tomou de 10 x 0 do extrato da folha da mangabeira dissolvido em água. A substância que possui três princípios ativos contra a pressão alta foi ingerida por camundongos hipertensos e após análise laboratorial, ficou comprovada a eficácia da mangaba, dez vezes mais potente do que o remédio Captopril, no tratamento de hipertensos.
   Nos ratos de laboratório a pressão arterial desceu para níveis normais e ficou controlada.
   O chá da folha da mangaba ou de seu tronco, não deve ser administrado sem prescrição médica, alerta a especialista em plantas medicinais da UFMG, Maria das Graças Lins, pois a dose em excesso das substâncias ativas da mangabeira, que agem diretamente no combate à pressão alta, pode não fazer efeito algum e até mesmo fazer mal ao hipertenso. Ou seja: nada de tomar remédio, nem chá de folha da mangabeira, sem avisar ao médico que acompanha o seu quadro clinico de hipertensão.
    A mangaba medicinal é vendida em folhas ou pedaços do tronco da mangabeira nas lojas de produtos naturais. O que a sabedoria popular já dizia agora foi comprovado em pesquisa científica, e com resultados que surpreenderam os cientistas farmacêuticos.
   Entretanto, não tome remédio sem o acompanhamento clínico de um médico. Para quem deseja saber como se faz o chá – se com a casca ou com a folha da mangabeira – e a dosagem certa, existem dois caminhos: o primeiro é ir ao médico e perguntar. O segundo caminho é ir até uma loja de produtos naturais e buscar as informações de quem já vende o produto. Mas atenção: com saúde não se brinca.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...