Translate This Page

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mix nutritivo (ração humana) permite emagracer sem enfraquecer

   O Mix Nutritivo é composto de 11 produtos naturais e balanceados para suprir as necessidades nutricionais de uma refeição, como proteínas, carboidratos, vitaminas, omega 3, sais minerais e fibras.
   Também é rico em fibra, ajuda a controlar o colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e a desintoxicação do organismo.
   A utilização deste mix pode auxiliar na perda de peso, pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. Para isto pode-se substituir uma refeição pelo mix, aliado à reeducação alimentar e exercícios físicos.
   Dose diária: Duas colheres de sopa por dia. Sugerimos no café da manhã, com banana amassada ou mamão, em sucos, com frutas batidas, no leite, no iogurte, no mingau, etc.
   É indicado também a ingestão de um copo de água em jejum, diariamente.

Ingredientes
Os ingredientes deste mix são embalados separadamente, para garantir sua qualidade e quantidade. Se vendidos já misturados, isto não seria visível. Os onze ingredientes, juntos, perfazem o peso total de um quilo.
1. Açúcar mascavo -  Obtido da cana integral, não passa pelos processos de refino e industrialização. Rico em cálcio, ferro, potássio, e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. Não é aconselhável para diabéticos.
2. Cacau – Obtido da prensagem da fruta, tem reduzido teor de gordura. É eficaz contra infecções, protege a pele e a mucosa. Contém cálcio, fósforo e ferro. Devido ao seu alto teor de flavonóides, é considerado benéfico à saúde do coração. Seus antioxidantes reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.
3. Farelo de aveia - Contêm uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas dificultando sua absorção pelo organismo, evitando a formação de colesterol.
4. Fibra de trigo -  As fibras ajudam a baixar os níveis de colesterol e estabilizam níveis de açúcar no sangue. Ajudam a prevenir o câncer de cólon, constipação, hemorróidas, obesidade entre outros.
5. Gelatina - Ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.
6. Gergelim - Tônico dos nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, alergia, hemorróidas, gastrite, câncer, menopausa, úlcera, prisão de ventre, pressão alta e azia.
7. Gérmen de trigo - Contêm vitaminas do grupo A, B, D, K e E. Regenera os tecidos, combate a fraqueza muscular, infecções e doenças dos tipos reumáticas, como a ciática, torcicolo, traumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.
8. Guaraná - Previne a arteriosclerose, favorece a intelectualidade. Eficaz no esgotamento físico e mental. Contra indicado nos casos de insônia (se ingerida a noite) e hipertensão.
9. Leite de soja - Reduz o colesterol. Rico em proteína e em sais minerais, regulariza a pressão e fortalece todo o sistema imunológico do organismo. Rica em hormônios, aumenta os níveis de estrogênio nas mulheres na menopausa. Possuem atividade anticancerígena e antiviral.
10. Levedo de cerveja - Suplemento alimentar muito rico, pois nele se encontra cerca de 17 vitaminas, 16 aminoácidos e 18 minerais. É a maior fonte natural de vitaminas do complexo B. ajuda a regularizar as funções intestinais, ajudam o fígado no trabalho de desintoxicação do organismo, protege a flora intestinal, anemias, fadiga, reumatismo, artrite, gota, neurites, furunculose, celulite, obesidade, arteriosclerose, nevralgias, resfriados. É tônico para os nervos, aumenta a resistência física, embeleza a pele, tem a ação anti-infecciosa e desintoxicante.
11. Linhaça -  Rica em proteínas e ferro, protege contra tumores de mama, ovário e próstata. Associado com a proteína da soja aumenta a atividade do sistema imunológico. Rica em ômega 3 tem efeito anti-espasmódico, analgésico, antiinflamatório do aparelho gastrointestinal.

Observações:
- Diabéticos devem substituir o açúcar mascavo por stévia ou outro adoçante natural. Acrescentar a farinha de maracujá.
- Hipertensos devem retirar o guaraná.
- Colocar tudo em um recipiente, misturar muito bem até ficar uniforme. Guardar em vidros limpos, secos e tampados.
- Contém Glúten
- Conservar em geladeira

OPCIONAIS
   Na Casa Natural o cliente pode optar ainda por adicionar outros ingredientes à fórmula original da Ração Humana.
1. Agar-Agar - É extraída de várias espécies de algas marinhas, ricas em fósforo, iodo e sais minerais. É utilizada no tratamento da obesidade e prisão de ventre, pois favorece a absorção correta dos nutrientes durante o trânsito intestinal.
2. Castanha do Pará - Reduz os níveis do colesterol ruim do sangue e aumenta o bom colesterol. Impede o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Anti cancerígena. Melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderoso antioxidante. Acaba com os radicais livres, preservando as células nervosas, evitando o surgimento de doenças neuro degenerativas com a idade, como o mal de Alzheimer. A tiróide também funciona melhor. Reduz o risco de câncer de próstata.
3. Colágeno hidrolisado em pó - potencializa a ação da gelatina fornecendo aminoácidos ao organismo.
4. Dolomita - Cálcio para prevenir a osteoporose e combater a dor reumática, muscular, lombar, cãibra, artrite e estresse.
5. Farinha de arroz - Preserva a película dos grãos onde está a maior parte dos nutrientes. Possui grande quantidade de fibras, vitaminas B1, B2, B5, B6 e é regenerador do sistema nervoso.
6. Farinha de berinjela - Combate constipação intestinal, colesterol e obesidade. Na prevenção de doenças crônicas como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.
7. Farinha de maracujá – emagrece e baixa a glicemia.
8. Farinha de milho - Energética, traz em sua composição vitaminas A e do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido. Rica em fibras.
9. Lecitina de soja - Combate a obesidade, previne embolias, derrame, enfarte, além de favorecer o equilíbrio da pressão arterial. Ajuda o fígado a metabolizar as gorduras e facilita o transporte delas no sangue. Evita a formação de placas gordurosas na parede das artérias e dissolve depósitos gordurosos em formação.
10. Quinua - Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Contêm 20 tipos de aminoácidos, responsáveis pela formação da proteína completa. Seu valor nutritivo é comparável ao leite materno.
11. Stevita – Adoçante natural extraído da Stevia

A Casa Natural  está localizada no Mercado Municipal de São Carlos, Box 80 (16-3372-3446)

domingo, 9 de maio de 2010

Você já conhece a Ginkgo Biloba? Veja aqui em que ela lhe pode ser útil.



A Ginkgo Biloba foi a primeira planta a brotar após a destruição provocada pela bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão.


A ginkgo já é famosa por suas façanhas. O extrato obtido de suas folhas reduz, comprovadamente, as tonturas, refresca a memória, alivia as dores nas pernas e nos braços e acaba com o zumbido no ouvido. Por tudo isso ela arrebanhou uma vasta clientela, composta na maior parte por idosos. Mas suspeita-se que o poder dessa planta de folhas de formato de leque vá além. Estudos realizados em laboratório e com seres humanos sugerem sua capacidade de prevenir e atacar tumores — mais um importante item que se acrescenta ao seu currículo.
Uma das pesquisas que obtiveram resultados mais estrondosos foi concluída no final do ano passado. Ao todo, 1 388 mulheres foram acompanhadas por seis meses. Todas relataram tomar algum tipo de remédio fitoterápico — equinácea, erva-de- são-joão, ginseng e ginkgo. As que ingeriram esta última diariamente tiveram uma incidência 60% menor de tumores de ovário. Para entender o que estava ocorrendo, os surpresos cientistas levaram a ginkgo para dentro do laboratório. Lá misturaram o extrato da planta a culturas de células de ovário cancerosas. Bastou uma pequena dose para que o crescimento delas fosse reduzido em 80%.

Pesquisas alimentam a esperança de que a planta do Oriente previna (e ataque) tumores no ovário, na mama, no cérebro e no fígado. Com o seu extrato por perto, as células malignas se autodestroem.

 O ginkgo biloba desencadeia diversas reações que vão desde os pés até os ouvidos. Os vasos sangüíneos se dilatam e o sangue fica menos viscoso (mais "fino", como se diz). Assim, corre mais rápido, com mais facilidade, e alcança melhor os lugares mais distantes do coração.
O labirinto, estrutura que pertence ao ouvido, passa a ser mais bem irrigado e oxigenado, o que ajuda a acabar com tonturas e zumbidos. As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais despertas. O fluxo mais intenso também acaba com as dores nos braços e nas pernas, comuns na terceira idade.
"A ginkgo produz muitos resultados e por isso divide com a erva de São João o título de planta mais estudada na atualidade", afirma João Batista Calixto, professor de farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e autoridade brasileira em medicamentos fitoterápicos.

Nome Científico: Ginkgo biloba L.
Nome popular: Nogueira-do-japão
Origem: Extremo Oriente
Aspecto: As folhas se dispõem em leque e são semelhantes ao trevo. A altura da árvore pode chegar a 40 metros. O fruto lembra uma ameixa e contém uma noz que pode ser assada e comida.



sexta-feira, 7 de maio de 2010

FENO GREGO, POUCO CONHECIDO, MUITO APROPRIADO NA MEDICINA NATURAL.

O FENO GREGO possui inúmeras propriedades medicinais: aperitivo, antianêmico, antiinflamatório, anti-séptico, antitumoral, antitussígeno, adoçante, digestivo, estimulante, fortificante, galactógeno, hepatoprotector, hipoglicêmico suave, laxante, revigorante geral, tônica.
Indicações: anemia ferropênica, anorexia, astenia, celulite, crianças com dificuldades no desenvolvimento físico e psíquico, constituição física frágil, diabete, dispepsia hiposecretora, furúnculos, gastrite, inflamações, intestino preso, perda de peso.
Em uso tópico: acne, faringite, blefaroconjuntivite, vulvovaginite, eczema, abscesso, furúnculo.
Parte utilizada: sementes.
Contra-indicações/cuidados: gravidez, lactação. Controlar a glicemia de pacientes diabéticos insulinodependentes (pois reduz a absorção de glucídios).
Na medicina tradicional chinesa: rins, dor abdominal ou testicular (que agrava com o frio), dor de hérnia, lombares e edemas nas pernas.
Modo de usar:
 infusão ou decocção de 0,5 g a 5 g de pó das sementes para 1/4 de litro de água, a tomar duas ou três vezes durante o dia. (O odor e gosto desagradáveis podem ser diminuídos pela adição de essência de hortelã ou de laranja).
 sementes moídas (diluídas em leite) em cataplasmas quentes: equimoses, inchaços e úlceras.
 decocção para uso interno: ferver 10 a 15 minutos uma colher de sopa de sementes em 400 ml de água, beber de manhã em jejum. Tomar de forma descontínua (semana alternadas).
 decocção para uso externo: aplicar em forma de compressas, colutórios, gargarejos, lavagens ou irrigações vaginais.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

NA FLORA BRASILEIRA ENCONTRAMOS A CURA POPULAR PARA INÚMEROS MALES

A flora brasileira, que possui plantas de quase todas as espécies e climas, é muito pródiga, ajudando a homem a combater os males que perturbam sua saúde.
Antes da existência da indústria farmacêutica, que no Brasil só aconteceu no início do século XX, o homem sempre procurou alívio nas qualidades terapêuticas de determinadas plantas consideradas medicinais.
Os laboratórios farmacêuticos continuam usando diversas plantas na fabricação da maior parte dos remédios consumidos no mundo. A Suíça, por exemplo, onde existem grandes laboratórios fabricantes de medicamentes, sempre importou plantas medicinais brasileiras.
Os remédios são usados na medicina popular em forma de chá, xarope, lambedor, compressa, emplastro, cataplasma, gargarejo, bochecho.
Alguns exemplos de doenças e indicações de cura através da utilização de remédios populares:
1. AFTA ou SAPINHO (afta de criancinhas)
. bochecho com o cozimento da casca da romã (no caso de adultos);
. chá de alfavaca;
. passar lambedor de malva-rosa;
. passar mel de uruçu ou um pedaço de carne verde crua.
2. AMEBA
. chá de semente de alho;
. lambedor da folha de hortelã-da-folha-miúda ou da folha de mastruço;
. chá de hortelã-da-folha-miúda com mel-de-abelha;
. chá de ipecacuanha.
3. APENDICITE
. chá da raiz de maliça;
. chá de aroeira;
. chá de capim roxo;
. chá da raiz de camapu.
4. ANEMIA
. suco de cenoura;
. suco de beterraba;
. xarope de agrião (250 gramas do sumo, uma clara de ovo e 350 gramas de açúcar);
. chá da raiz de jurubeba;
. cará com mel-de-engenho;
5. ASMA (cansaço-do-peito, piado ou puxado)
. chá ou lambedor de alho branco;
. chá do mangará da bananeira;
. chá da semente de girassol;
. chá de folha de alecrim;
. chá da flor do mamoeiro macho;
. mel-de-abelha uruçu com gema de ovo;
. lambedor da casca de angico;
. chá de lesma torrada.
6. BICHO-DE-PÉ
. encher a cavidade com sarro de cachimbo ou com rapé (fumo);
. pingar creolina;
. colocar sabão amarelo.
7. CÁLCULOS RENAIS (pedras-nos-rins)
. chá de quebra-pedra;
. chá de rama de batata-doce;
. chá da folha da caramboleira;
. chá de alpiste.
8. CALO . colocar no local uma rodela de tomate;
. pingar vela em cima;
. passar cera-de-ouvido;
. pingar leite de avelós;
. friccionar com sumo de alho;
9. CASPA
. lavar a cabeça com raspa de juá de três em três dias;
. esfregar o couro cabeludo com limão;
. lavar a cabeça com água de coco seco;
10. DIABETES
. chá de carambola, que diminui a taxa de açúcar no sangue;
. chá da flor do sabugueiro;
. tomar coalhada com limão;
. chá de três folhas do olho da goiabeira-da-china (goiaba branca).
11. DOR-DE-BARRIGA
. chá da flor de macela;
. chá da raiz de ipecacuanha;
. chá das folhas novas da goiabeira;
. chá de capim-santo;
. chá de erva-cidreira;
. chá de moela de galinha;
. comer banana prata verdosa;
. comer um pedaço de macaxeira branca crua.
12. ENXAQUECA
. chá de semente de cravo;
. chá de boldo;
. chá de erva-doce;
. chá de castanha verde de caju;
. tomar café com dois dentes de cravo-do-reino.
13. FEBRE
. chá de eucalípto;
. chá de erva-cidreira;
. chá da casca do cajueiro;
. chá de alho, bem forte.
14. TOSSE
. chá da flor cravo-de-defunto;
. lambedor da casca de jatobá;
. lambedor de sabugueiro;
. chá das folhas de hortelã;
. chá de gengibre.
. uma colher de mel-de-abelha uruçu, algumas vezes durante o dia.
Por Lúcia Gaspar, bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco (pesquisaescolar@fundaj.gov.br)

CHÁ COM MEL,GOSTOSO E BOM PARA A SAÚDE !

Com o friozinho chegando fica cada vez mais convidativo um chazinho adoçado com mel. Pode ser um tradicional chá de erva-doce e/ou camomila, chá da maçã seca, de hibisco, de menta (ótimos para resfriados e para dor de garganta). Enfim, há um sem número de possibilidades de combinação de um ou mais ingredientes, sejam ervas, flores ou frutos secos, para se fazer um agradável chá de fim-de-tarde, começo da noite ou para pouco antes de se ir dormir.
ADOÇADO COM MEL, MELHOR AINDA
O mel é produzido a partir do néctar das flores, que as abelhas melíferas coletam , transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colméias. O sabor a cor e o aroma variam de acordo com sua origem botânica, clima, solo, umidade e altitude.
O mel é utilizado como adoçante pelo homem desde a antiguidade, existem hieróglifos egípcios que já relatam as propriedades do mel. Rico em componentes nutritivos e terapêuticos, possui dois açúcares: glicose e frutose; além de importantes sais minerais que são absorvidos no sangue sem que seja necessária a digestão, fornecendo energia rapidamente.
EFEITOS DO MEL NO ORGANISMO HUMANO
• Imunológico
• Antibacteriano
• Antiinflamatório
• Analgésico e sedativo
• Expectorante
• Hipersensibilizador
Ele ajuda a cicatrizar feridas e alivia picadas de insetos. Nos adultos, destaca-se uma ação pró-biótica, ou seja, que promove a regulação do intestino ao estimular o equilíbrio da flora intestinal. Ele é rico em antioxidantes e faz parte da nutrição saudável, propriedades que podem ajudar o corpo a se defender de algumas doenças, sobretudo as degenerativas.
O efeito antibactericida do mel é comprovado quanto ao uso tópico.
O mel tem,ainda, propriedades estéticas, funcionando como adstringente na pele.
TIPOS DE MEL
As propriedades do mel variam em função da classe de flor utilizada como matéria-prima e da espécie de abelha envolvida em sua produção.
1. Monofloral: quando o mel é produzido a partir do néctar de uma única espécie floral.
MEL DA FLOR DE EUCALIPTO - É indicado para os problemas respiratórios, além de possuir propriedades anti-sépticas e auxiliar no combate às infecções intestinais e urinárias.
MEL DA FLOR DE LARANJEIRA - É um poderoso tranquilizante natural, diminuindo a ansiedade, acalmando palpitações e combatendo a insônia.
2. Polifloral: quando o mel é produzido de néctar coletado de diversas flores de origens florais diferentes.
MEL DE FLORES SILVESTRES - Proveniente de diversas flores, é um fortificante para crianças, adultos e idosos.
CRISTALIZAÇÃO DO MEL
A cristalização é um processo natural do mel puro, ocorre pela separação da glicose que é menos solúvel na água do que a frutose e depende dos seguintes fatores:
• Origem botânica
• Temperatura ambiente
• Teor de umidade no mel
O mel pode ser descristalizado mediante aquecimento controlado (45 a 50ºC) em banho maria ou sem contato direto com o fogo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...