Translate This Page

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alimentos funcionais proporcionam melhor qualidade de vida

Consumidores preocupados com a saúde estão cada vez mais buscando alimentos funcionais num esforço para controlar sua própria saúde e o bem-estar. O papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde tem despertado interesse pela comunidade científica que tem produzido inúmeros estudos com o intuito de comprovar a atuação de certos alimentos na prevenção de doenças.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.
De acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.
Exemplos de alimentos funcionais com alegação aprovada pela ANVISA.

Aveia
Produtos com aveia são uma fonte dietética amplamente estudada de fibras solúveis beta-glucanas redutoras de colesterol. Há agora uma concordância científica significativa de que o consumo deste alimento vegetal em particular pode reduzir o colesterol total e a lipoproteína de baixa densidade (LDL), desse modo reduzindo o risco de doenças cardíacas coronarianas.

Beta glucana
“A beta glucana (fibra alimentar) auxilia na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

Soja
A soja não apenas é uma proteína de alta qualidade, mas também desempenha um papel preventivo e terapêutico na doença cardiovascular, câncer, osteoporose e o alívio dos sintomas da menopausa.

Proteína de soja
“O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis".

Farinha de banana verde é esperança para os diabéticos

A banana está em alta e não apenas por causa da dieta da banana. Estudos brasileiros indicam que a farinha de banana verde, rica em carboidrato é especial para o seu corpo e pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, tendo grande potencial para melhorar a qualidade de vida de quem tem diabetes.
A banana é um alimento completo, rico em carboidratos, vitaminas A e C e sais minerais. Muitas civilizações através da história dependeram em grande parte da banana para sobreviver. Mas estudos brasileiros estão tentando utilizar o poder de uma substância encontrada na banana verde: o amido resistente.

Dieta para diabetes
O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado e ao chegar ao intestino grosso é processado pelas bactérias da flora intestinal, resultando em substâncias benéficas para o organismo.
Segundo reportagem do Globo Repórter, como a banana verde não é agradável para ser ingerida, pesquisadores brasileiros criaram um processo para fazer fazer farinha de banana verde (processo patenteado) que pudesse ser utilizada para fazer alimentos, substituindo em parte a farinha de trigo.
A farinha da banana verde mostrou-se eficaz para o controle da glicose no sangue, o que pode ser muito benéfico para os diabéticos. Melhorar a qualidade de vida para quem tem diabetes é uma luta constante e a farinha de banana verde pode reduzir a glicose, ou seja, controlar o açúcar no sangue.
Outra vantagem foi observada em barrinhas de cereal com apenas 70 calorias, que utilizam a farinha de banana verde em sua composição e podem reduzir o apetite aumentando a sensação de saciedade.
Introduzir a farinha de banana na sua dieta pode ser uma boa opção.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...