Translate This Page

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rosa, uma pimenta que não arde, tem propriedades medicinais.

A pimenta rosa é ativadora da produção de sangue na medula óssea, portanto é anti-raquítica, atua também na depuração e purificação do organismo, é anti-vermífuga e anti-inflamatória. O óleo essencial da pimenta rosa é muito utilizado na medicina popular, sendo eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias.
Aromática e suave, da família da Anacardiaceae, a pimenta rosa é encontrada na América do Sul e Central. É um fruto da Aroeira, de cor vermelho-coral que não tem nada a ver com a pimenta conhecida.
Servem para preparar vinagres e por alguns povos é ingrediente de uma bebida fortemente inebriante.O óleo contido nas folhas assim com o suco leitoso extraído das cascas era usado com fins medicinais.
A Aroeira é uma árvore tropical que pode atingir até 20 m de altura; folhas de cheiro aromático com ca-chos de flores branco-amareladas atingindo até 20cm de comprimento, seguidas por bagas vermelhas.
A pimenta rosa tem propriedades estimulantes e anti-sépticas, sabor adocicado, aromático,parecido com o zimbro.
Ela é processada da mesma forma que os outros tipos de pimenta, com um sabor ligeiramente picante.
Recomenda-se o aroma suave da pimenta rosa com peixe ou legumes. Porém uma das melhores com-binações é com o chocolate, um chocolate quente temperado com ela é uma bebida extremamente deliciosa.
Sob o ponto de vista botânico, a pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), uma espécie pioneira e nativa do Brasil, não tem qualquer parentesco com a família das pimentas. Na verdade, ela é um parente do caju, da manga e do cajá-mirim, dentre outras conhecidas anacardiáceas frutíferas. O que lhe con-fere esse nome são seus pequenos frutos (bagos), que durante a maturação apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa claro até o vermelho escarlate, tornando-os assim, semelhantes a uma pequena pimenta. Em Santa Catarina a planta é conhecida como aroeira ou aroeira-vermelha. Em outras regiões do Brasil é conhecida por aroeira-pimenteira, pimenta do Brasil, aroeirinha, pimenta bra-sileira, entre outros, já que ocorre desde o Rio Grande do Sul até Pernambuco, nas restingas do litoral e em terrenos profundamente alterados pela ação do homem. No exterior foi introduzida na cozinha euro-péia, pelo seu sabor suave, adocicado e levemente apimentado, com o nome de “poivre rose”. Dizem que a aroeira-vermelha acrescentou um gostinho tropical à “nouvelle cuisine”.

As mil e uma virtudes do chá verde

É considerado, atualmente, um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados.
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.
Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Propriedades da linhaça

A pesquisa e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo regular de linhaça previne ou cura as seguintes doenças: câncer: mama, próstata, cólon, pulmão, etc.
A linhaça contém 27 componentes anticancerígenos. Um dos agentes é a lignina. A semente de linhaça contém 100 vezes mais lignina do que os melhores grãos integrais. Nenhuma outra planta conhecida até esta data coincide com essas propriedades. É um protetor contra a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
   Sistema digestivo: Previne ou cura o câncer de cólon. Ideal para gastrite, constipação, azia. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e poluentes. Contem grandes quantidades dos dois tipos de fibra alimentar solúvel e insolúvel. Contém mais fibra do que qualquer outro grão.
   Sistema nervoso: Pessoas que comem linho sentem uma grande redução no estresse e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora o funcionamento mental dos idosos, melhora problemas de comportamento (esquizofrenia.) Semente de linhaça é uma dose da energia para o cérebro, porque contém nutrientes que produzem mais neurotransmissores (reanimações naturais).
   Sistema imune: alivia alergias. Linhaça é muito eficaz para o lúpus. Linhaça, contendo óleos essenciais Omega 3, 6, 9 e um elevado teor de nutrientes,que precisamos constantemente, torna o nosso corpo doente menos, oferece uma elevada resistência à doença. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, ele mantém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.
   Sistema cardiovascular: É ideal para acabar com a aterosclerose, remove o colesterol nas artérias em anexo, esclerose múltipla, trombose coronária, pressão alta arritmia cardíaca, asma, aumento do número de plaquetas no sangue. Impede a formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol. O uso regular de linhaça diminui o risco de doença cardiovascular. Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada prostaglandina, que regula a pressão arterial ea função arterial e exerce um papel importante no metabolismo do cálcio e energia. Dr. J. H. Vane ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
   Doença inflamatória: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas as doenças que terminam em "titis", como a gastrite, a hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.
   Retenção de líquidos: O consumo regular de linhaça ajuda os rins a excretar água e sódio. A retenção de água (edema) acompanha sempre o inchaço dos tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e doenças cardiovasculares.
   Sistema sexual: Alguns médicos descobriram que o óleo de linhaça contida no afrodisíaco natural. A causa física mais comum de impotência e frigidez é devido à obstrução física do fluxo sangüíneo nas artérias da pelve. A solução é limpar as artérias em geral, que pode ser alcançada com o consumo de linhaça. Corrigir alguns casos de infertilidade e risco de aborto. Recomendamos o consumo de linhaça durante a gravidez para torná-la menos estressante e que a criança nasça saudável. Reduz significativamente os calores da menopausa.
   Condições da pele e do cabelo: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele fica macia e aveludada, ela é útil para a pele seca e pele sensível à luz solar. Ideal para problemas de pele como psoríase e eczema. Recomenda-se também como máscara facial para limpeza profunda da cutânea. Destruir o tecido, manchas, acne, espinhas etc É excelente para a calvície. Esta é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa. Use-a como geléia para fixar e nutrir o seu cabelo, e não use vaselina que danificar o seu couro cabeludo e os cabelos.
   Diabetes: O consumo regular de linhaça ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para insulino-dependente.
   Vitalidade física: Um dos sinais mais notáveis da melhoria devido ao consumo de linhaça é o aumento progressivo na vitalidade e energia. Linho aumenta a taxa metabólica, e eficiência na produção de energia celular. Os músculos recuperam da fadiga do exercício.
   Como usar: Duas colheres de sopa por dia, pulverizado em um processador de alimentos, misture em uma xícara de água morna em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou iogurte. Serve para pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e idosos). Mesmo as mulheres grávidas.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Arroz integral já é bom. Preto, melhor ainda !

Quais são as vantagens do arroz preto?
1. O arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral.Possui compostos fenólicos, devido à sua coloração escura, com excelente poder antioxidante.
2. Evita a formação de resíduos tóxicos que poderiam causar fermentação excessiva (flatulência) ou prisão de ventre.
3. Evita transtornos metabólicos e dos órgãos, que poderiam levar à obesidade, degeneração celular ou doenças malignas.
4. Promove melhoria na função celular, no fluxo sangüíneo, na oxigenação dos tecidos e do cérebro, harmonizando as funções dos órgãos internos.
5. Auxilia na formação do sangue, juntamente com o ferro.
6. Participa da manutenção e integridade dos vasos e do fluxo sangüíneos.
7. Previne o envelhecimento precoce, a hipertensão arterial, o diabetes, doenças da pele, além de beneficiar o funcionamento do coração e dos rins.

E do arroz integral?
1. Com a retirada apenas da casca bruta, o arroz integral preserva sua película e o gérmen onde se concentram as fibras, vitaminas e minerais.
2. Isento de glúten e de fácil digestão, é considerado um alimento básico para uma alimentação saudável.
3. A presença das fibras ajuda no bom funcionamento do sistema intestinal, prevenindo a prisão de ventre, o diabetes e alguns tipos de câncer.
4. Pode ser usado tradicionalmente com feijão, ou recheio de legumes como abobrinha, berinjela.
5. Existem 3 tipos de arroz integral: o cateto, o agulha (longo) e o vermelho. A diferença básica entre eles é o formato e a cor. Seus valores nutricionais são basicamente os mesmos.

Veja item a item a comparação entre os dois:
1.Vitamina B1
Essencial para a transformação de açúcar em energia, ela também é importante para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso. E aqui o arroz preto sai na frente.
Arroz preto ...................0,34 mg
Arroz integral ...............0,26 mg

2. Calorias
Quem quer emagrecer deve apostar no arroz preto, um pouco menos calórico do que o integral.
Arroz preto ..............346 cal
Arroz integral ..........360 cal

3. Proteína
Embora nenhum tipo de arroz forneça grande quantidade do nutriente, o preto se destaca e é a melhor opção para quem adota uma dieta vegetariana.
Arroz preto .....................9,8 g
Arroz integral .................7,3 g

4. Fibras
Imprescindíveis, elas dão saciedade, facilitam o trânsito intestinal e, de quebra, evitam picos de insulina, além de ajudar a combater o colesterol. De novo, é o arroz preto que ganha essa disputa, com quase o dobro de fibras.
Arroz preto ............................. 8,4 g
Arroz integral ......................... 4,8 g

5. Magnésio
É ele o responsável por ajudar o cálcio a se fixar nos ossos. Isso sem falar que contribui para o sistema imunológico e dá uma força para o coração. O preto ganha disparado.
Arroz preto .........................190 mg
Arroz integral .....................110 mg

6. Gordura
Ela é indispensável para a produção de hormônios. E, nesse quesito, ambas as variedades estão praticamente empatadas. No entanto, o preto apresenta uma quantidade discretamente maior.
Arroz preto ................................ 2 g
Arroz integral ......................... 1,9 g

7.Carboidratos
Quando o assunto é energia, o campeão é o arroz integral, um pouco mais rico no nutriente que ajuda a dar pique para enfrentar o dia-a-dia.
Arroz integral ...................... 77,5 g
Arroz preto ............................ 72 g
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...