Translate This Page

sábado, 18 de setembro de 2010

Cúrcuma é ingrediente essencial ao curry em pó

Nativo da Índia, o cúrcuma é um dos principais componentes do curry em pó, condimento preparado fresco no sul daquele país e conhecido no resto do globo em sua versão industrializada. Chamado também de açafrão-de-raiz ou gengibre dourado, pode ser usado em saladas, ensopados, sopas, molhos, peixe e arroz.
Obtido dos rizomas da cúrcuma longa, é vendido seco ou em pó. Marco Polo, ao encontrá-lo na China em 1280, descreveu-o como um "vegetal que tem todas as propriedades do verdadeiro açafrão, assim como o aroma e a cor". Embora tenha sido preciso quanto à cor, o mesmo não se pode dizer do aroma e do sabor. Ainda assim, é usado como um substituto mais barato do açafrão.
Segundo a medicina ayurvédica (tradicional indiana), é bom para doenças do estômago, curar ferimentos e "limpar o sangue", sendo usado atualmente, na Índia, como remédio caseiro para torceduras e inchaços.
No Ocidente, é considerado um importante alimento funcional. "É um dos melhores antioxidantes que existe, por ser riquíssimo em flavonoides", afirma a nutricionista Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA. "A curcumina é anti-inflamatória e antimutagênica, enquanto o curcumenol melhora a imunidade", completa.
Segundo o especialista em nutrição Joe Schwarcz, autor de "Uma Maçã por Dia" (ed. Jorge Zahar, 310 págs., R$ 25,90), os efeitos da planta não foram suficientemente estudados a ponto de haver uma recomendação sobre o consumo de quantias específicas, "mas adicionar pratos vegetarianos condimentados com açafrão-da-Índia à dieta é uma boa ideia", principalmente com algumas pitadas de pimenta, que potencializa sua absorção.
Isso porque a maior parte dos benefícios atribuídos à curcumina, como as propriedades de combater artrite, diversos tipos de câncer --como os de próstata, mama e cólon-- e mal deAlzheimer, têm origem em estudos realizados com roedores, não com seres humanos.
O autor canadense adverte, no entanto, que é preciso cuidado ao comer, porque o condimento é também um corante e, como tal, mancha tecidos.

Creme de tomate e cúrcuma
133 calorias por porção*
Rendimento: dez pessoas
Ingredientes
- 2 litros de caldo de legumes
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 colher (sopa) de cúrcuma
- 1 kg de tomates maduros
- 2 maçãs grandes
- 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite light
- Sal a gosto
Passo a passo
1- Numa panela, coloque o caldo de legumes, os tomates, as maçãs, o gengibre e a cúrcuma.
Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo médio.
2- Bata o conteúdo da panela no liquidificador e, depois, passe-o por uma peneira.
3- Retorne o líquido para a panela, acrescente o creme de leite e o sal.
4- Corrija o tempero e sirva

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TRIBULUS TERRESTRIS, UM PODEROSO ESTIMULANTE PARA ATLETAS DE TODAS AS MODALIDADES

O Tribulus Terrestris erva natural, comumente conhecida como a videira da punctura (picada ou ferimento feito com punçăo) que tem sido usada durante séculos na Europa para tratamento da impotência e como um estimulante para ajudar a aumentar o impulso e o desempenho sexual. Como apoio atlético, esta potente erva tem sido observada e estudada para realçar a produçăo do LH (hormônio luteinizante) e impulsionar os níveis de testosterona. Este poderoso extrato, como DHEA e Androstenediona, pode ajudar a elevar os níveis de testosterona sem perigo e seus efeitos tęm sido cobiçados pelos atletas búlgaros durante décadas.
O Instituto Químico-Farmacęutico em Sofia, na Bulgária, conduziu estudos clínicos com Tribulus Terrestris, que mostraram uma melhoria nas funçőes reprodutoras, incluindo aumento na produçăo de esperma e testosterona em homens.
Nas mulheres verificou-se um aumento da concentraçăo de hormônios, incluindo o estradiol, com alteraçăo ligeira da testosterona e melhoria da funçăo reprodutora, libido e ovulaçăo.
Um estudo envolvendo indivíduos saudáveis que tomaram 750mg/dia de Tribulus Terrestris, avaliaram as respostas hormonais que revelaram aumentos de LH de 14,38 ml/U/ml para 24,75mI/U/ml. A testosterona livre nos homens também aumentou de 60ng/dl para 84,5ng/dI3.
Outro estudo realizado em mais de 200 homens que sofriam de impotęncia, revelou que muitos dos homens experimentaram aumento dos níveis de LH e testosterona, da produçăo de esperma e da sua motilidade.

     Mecanismo de açăo do Tribulus Terrestris
O Tribulus Terrestris provoca vaso dilataçăo na regiăo genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a ereçăo. Pode aumentar ainda a contagem de espermatozóides, bem como a sua motilidade, podendo, por isso, ser um auxiliar precioso para tratar a infertilidade. Em mulheres, diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a libido e reduz os sintomas da menopausa.
Ao aumentar as concentraçőes plasmáticas de testosterona, aumenta também produçăo de músculo como efeito anabólico. A testosterona é vital porque desempenha vários papéis essenciais no nosso organismo, em especial, a síntese de massa muscular, com os conseqüentes ganhos de força.

Indicaçőes de uso do Tribulus Terrestris
  • Eficaz no aumento da produçăo de TESTOSTERONA
  • Estimulante para aumentar o IMPULSO SEXUAL (ambos os sexos)
  • Aumento da FORÇA e MASSA MUSCULAR em atletas (efeito anabólico)
  • Diminui a FRIGIDEZ SEXUAL em mulheres;
  • Aumenta a quantidade e a motilidade de espermatozoides (fertilidade)
  • Possui efeito hepatoprotetor
 Quais as vantagens em usar Tribulus Terrestris
Como DHEA e Androstenediona, Tribullus Terrestris pode naturalmente favorecer a produçăo da testosterona. Testosterona é vital porque ela desempenha vários papéis essenciais em nosso corpo, incluindo a construçăo do músculo e força. Atletas estăo usando Tribulus Terrestris para ajudar a garantir que seus níveis deste hormônio natural estejam nos níveis normais em qualquer tempo. Isto pode, portanto, garantir que os níveis de testosterona sejam mantidos completos na plataforma natural e sem o uso de drogas perigosas como os esteróides. Vale ressaltar que esta planta năo é proibida pelo COI (Comitę Olímpico Internacional).

Qual a dosagem recomendada de Tribulus Terrestris
Por enquanto năo existe um guia definitivo sobre a quantidade de Tribulus Terrestris que deverá ser tomada. Há diferentes diretrizes sugeridas por especialistas no campo médico. A mais sugerida é 1500 mg por dia, tomada uniformemente durante todo o dia.
Igualmente como qualquer suplemento, cautela deverá ser exercida quando pensar em tomar Tribulus Terrestris. Nos estudos das pesquisas feitas nenhum efeito adverso foi notado proveniente do uso de Tribulus Terrestris. Além disso, em pesquisa adicional, nenhum efeito adverso foi demonstrado sobre o sistema nervoso ou cardiovascular. Até este momento nenhuma toxicidade ou efeito negativo ocorreu quando Tribulus Terrestris é usado como suplemento nutricional.
Năo há nenhum indício que mostre conclusivamente qual deveria ser a dosagem ótima e a duraçăo de Tribulus Terrestris. Muitos estudos das pesquisas feitas usaram 1500 mg de Tribulus Terrestris por curto período de tempo. Ao contrário de DHEA e Androstenediona, Tribulus Terrestris năo é produzido pelo corpo, contudo, o uso prolongado poderia "minimizar" seus efeitos e fazę-lo menos potente. O uso a longo prazo e seus efeitos ainda năo foram estudados, portanto, "ciclar" Tribulus Terrestris pode ser vantajoso.
Existem diferentes maneiras de "ciclar" que tęm sido usadas como rotina. Estas incluem um ciclo de 3 semanas usando, seguido de outro ciclo de l a 3 semanas sem uso, ou uma dosagem padrăo com ciclo decrescente, tal como 4 a 6 semanas "on" (usando) seguido por 3 a 6 semanas "off" (sem usar). Como é o caso com toda suplementaçăo, a melhor decisăo é a chave do sucesso. Conhecer seu corpo e seus limites é tăo decisivo para a própria suplementaçăo como é para o próprio treinamento.

ARROZ: UM ALIMENTO NOBRE E SAUDÁVEL

A alimentação humana consome carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e vitaminas. Os carboidratos potencialmente digestíveis fornecem cerca de 60% do valor calórico total ingerido diariamente pela espécie humana. Eles são indispensáveis para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, em condições normais, são a única fonte de energia para o cérebro. Tem as finalidades de fornecer energia ao organismo, desenvolver e restaurar tecidos e manter as funções vitais.
Existe um grupo de carboidratos que, apesar de indigestíveis, exercem funções benéficas ao organismo humano. Estes compõem a maior parte da fração de fibras presente nos alimentos.
As principais fontes de carboidratos são os grãos de cereais. O arroz é um glicídio de fácil digestão, alto valor energético e índice glicêmico que se caracteriza por absorção lenta e gradual pelo organismo. O arroz é um hidrato de carbono complexo: os hidratos de carbono fornecem energia ao corpo e os "complexos" mantêm o nível de energia por períodos maiores. Na alimentação com arroz, há uma economia de proteínas, pois o corpo não usa a proteína da dieta ou das reservas para abastecer as necessidades de energia quando há um hidrato de carbono disponível.
A proteína do arroz é a mais nobre entre os cereais.A fração protéica do arroz, embora quantitativamente pequena, apresenta a melhor composição de aminoácidos para o metabolismo humano (entre os cereais). Quando metabolizado, gera menos resíduos nitrogenados, favorecendo a função renal de filtragem desses catabólitos.
A dieta do brasileiro é composta de alto nível de carboidratos. O arroz beneficiado, o feijão e a farinha de trigo são os três produtos mais consumidos pela população.
Como produto da Cesta Básica Brasileira, o arroz é responsável por 12% das proteínas e 18% das calorias da dieta básica. No Brasil, o arroz é consumido preferencialmente nas formas branco polido, parboilizado polido (25% do consumo) e integral. É um cereal muito versátil, podendo ser consumido também na forma de cereais matinais, macarrão, biscoitos, pães, snacks, farinhas, pastas, sorvetes, doces e bebidas. Do farelo extra-se o óleo (rico em gama-orizanol). Como produtos processados, o arroz pode ser encontrado na forma de pratos semiprontos, com temperos, arroz expandido, farinhas instantâneas e pellets. Na forma de enriquecido, encontram-se os vitaminados, os adicionados de cálcio, de ferro e os saborizados. O arroz complementa qualquer prato à base de carnes, é ingrediente de várias receitas e de fácil de preparo. Da casca de arroz foi isolada uma substância que é eficiente filtro solar orgânico e sem poder alergênico.
Uma dieta com o uso deste cereal pode exercer vários efeitos benéficos ao organismo humano.A água de arroz contém mucilagem, um tipo de muco que regula a flora intestinal e controla a maioria das diarréias. Esta mucilagem tem efeito terapêutico em doenças da pele, sendo o banho em água de arroz usado para debelar crises de psoríase.
Na alimentação de pessoas sadias, o arroz complementado com feijão, carne ou ovo, supre com excelência a necessidade de aminoácidos essenciais para o equilíbrio do organismo.
Há ainda algumas evidências, pendentes de comprovação científica, dos benefícios do arroz na prevenção do câncer de mama, celulite e dos sintomas da menopausa.

O ARROZ E A SAÚDE

É rico em carboidratos, a peça mais importante do quebra- cabeça nutricional.

• Tem alto valor nutricional. É importante fonte de minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina).

• Auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo e do coração.

• Auxilia no tratamento de diabetes.

• Reduz o risco de câncer de intestino.

• Regula a flora intestinal, é anti-diarréico.

• É recomendado para alimentação de atletas. Tem médio valor calórico e lenta absorção.

• É hipoalergênico.

• Não contém glúten (é recomendado para celíacos).

• Não contém colesterol.

• É indicado na convalescença de quase todas as doenças.

• O arroz integral é rico em silício (útil na formação dos ossos, na prevenção da osteoporose e em terapia da fragilidade dos ossos).

• Combinado com feijão pode auxiliar na prevenção de câncer oral.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...