Translate This Page

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SAÚDE


Gergelim: a pequena e poderosa semente
O valioso grão possui ação antioxidante que previne contra o câncer, fornece fibras ao intestino, diminui a acidez do sangue, fortalece a pele. E ainda aumenta a atividade cerebral.
 
A SEMENTE
"Filé mignon" do gergelim, as sementes são utilizadas na culinária e na medicina fitoterápica. Elas começam a cair das vagens após algumas horas de secagem da planta ao sol. Os grãos são pequenos, achatados e sua coloração varia entre o branco e o preto, sendo que os mais claros (brancos e beges) possuem maior valor comercial, enquanto os escuros restringem-se ao uso caseiro e medicinal.
SAÚDE
A semente preta de gergelim é utilizada no preparo do chamado gersal (mistura do grão com sal), muito usado pela medicina fitoterápica. O gersal é considerado um alimento ideal para tirar a acidez do sangue, aumentar a atividade e o reflexo cerebral, combater as doenças sexualmente transmissíveis e para fortalecer a pele.
ÓLEO DE GERGELIM
Extraído da semente do gergelim, o óleo de sésamo, como é conhecido, é de cor amarelo claro e traz em sua composição substâncias como sesamina, sesamolina e sesamol, que têm propriedades antioxidantes e previnem o câncer. O ácido graxo ômega 3, benéfico ao coração, também está presente neste óleo, que é muito usado em massagens, por fortalecer a pele.
CULINÁRIA
As sementes de gergelim podem ser usadas como tempero em saladas e arroz. É recomendável consumi-las diariamente. Quando torrado e moído, o grão vira uma farinha que enriquece as refeições e a merenda escolar, bastante utilizada em massas de biscoitos, bolachas, bolos, pães.
O GERGELIM NA CULINÁRIA ORIENTAL
A culinária árabe, turca e judaica utiliza muito o gergelim. O tahine, por exemplo, que possui grande quantidade de vitaminas, proteínas e cálcio, é uma espécie de manteiga árabe feita a partir da farinha da semente de gergelim, já tostada e moída, mas que passa novamente pelo moinho e em seguida pela centrífuga.
O doce halawi, apreciado nas colônias judaicas, é composto principalmente pelo gergelim (em forma de tahine) misturado com mel, açúcar e suco de limão. Um prato turco típico é o halvah, uma mistura de queijo com gergelim torrado e prensado, com cobertura de açúcar ou mel. Na Índia, onde alguns historiadores dizem ter surgido o gergelim, ele foi incorporado para elevar o nível de aminoácidos dos alimentos e, no Japão, esse poderoso grão é usado em pratos como, por exemplo, acelga ao molho de shoyu.
FONTE: SARA MICHELE LAMBERT, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO FUNCIONAL DA CLÍNICA NATURALLE (MG)



O gergelim tem o nome científico de Sesamum Indicum, motivo pelo qual também é conhecido por sésamo. É uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem. É originário das regiões tropicais da África, Oriente Médio e Índia e tem sido cultivado há mais de 6.000 anos. Relatos sobre o potencial terapêutico do óleo de gergelim foram encontrados em antigos pergaminhos egípcios.

O gergelim é uma planta anual herbácea, que atinge até 1,5 m de altura. As flores são na cor brancas, rosa ou púrpura. Os frutos são cápsulas pubescentes que contém várias sementes achatadas de 2 a 5 mm de comprimento, normalmente de cor castanha; embora também existam variedades branca, vermelha ou preta. Amplamente cultivado nos países do Oriente Médio e na Índia; atualmente a sua cultura se estende por outras regiões tropicais e subtropicais da América, da África e dos países mediterrâneos. No Brasil seu principal pólo de produção fica na região nordeste.
Com propriedades medicinais, seu cultivo se justifica por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo de elevada qualidade nutricional.
As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio, além das Vitaminas B1 e E. Elas contém um poderoso antioxidante (as lignanas), que também é anti-cancerígeno; e fitosteróis, que bloqueiam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim serão melhor absorvidos se ele for pré-germinado e triturado exatamente antes do consumo.

Preparo e consumo no mundo
•    As sementes de gergelim devem ser ingeridas idealmente cruas. Parra isso, basta colocar as sementes de molho em água por 4 a 8 horas.
•    As sementes de gergelim podem ser levemente desidratadas (torradas) em uma panela, mexendo-as constantemente com uma colher de pau, para evitar que se queimem. Neste caso, ficam mais crocantes, mas perdem enzimas e alguns nutrientes.
•    Existem outras maneiras de preparar o gergelim
1.     Óleo de gergelim: extraído da semente, é semelhante ao azeite de oliva e pode ser usado como qualquer outro óleo vegetal. É muito estável e pouco sujeito a criar ranço.
2.     Tahine ou manteiga de gergelim: trata-se de uma pasta muito saborosa obtida por moagem das sementes de gergelim. Os grãos claros, crus passados numa processadora, transformam-se em um tipo de manteiga. Substitui com vantagem a manteiga de origem animal e as margarinas (gorduras hidrogenadas).
3.     Gersal (gergelim + sal): trata-se de uma farofa obtida após triturar a semente crua ou levemente torrada com sal. Desta forma, transforma-se num dos temperos básicos da culinária e medicina macrobiótica e integral.
4.     Na alimentação crua a viva existe a possibilidade de transformar a semente germinada em leite e, da massa que fica após extração do leite, o queigelim, ou queijo do gergelim.
   
Por 100 gramas
Valor Energético
570 kcal
Carboidratos
23 g
Proteínas
18 g
Gorduras totais
50 g
Gorduras saturadas
7 g
Fibra alimentar
9 g
Cálcio
975 mg
Fósforo
616 mg
Ferro
14 mg
Potássio
725 mg
Sódio
60 mg

Pelos conceitos da Medicina Ayurvédica e da Medicina Tradicional Chinesa, a semente de gergelim é empregada para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regular as funções intestinais e tratar o sistema cardiovascular.
O consumo diário e adequado da semente de gergelim é um excelente complemento nutriticional para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento. Por sua qualidade protéica, melhora a transmissão dos impulsos nervosos, que estão diretamente relacionados à memória. Indicado para tratar aspectos da saúde que são afetados pelo desequilíbrio emocional como: esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou insônia.
É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro, como memória, pois age aumentando e fortalecendo os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro. Em paralelo, é um alimento ideal para alcalinizar o sangue, aumentando a atividade e o reflexo cerebral.
Pelo seu elevado teor de vitamina E, com seu poder antioxidante, o gergelim é considerado uma semente com ação rejuvenecedora e moduladora do metabolismo de envelhecimento e morte das células. Seu consumo é indicado como coadjuvante em problemas de libido e de engravidar.
A presença de cálcio é efetiva para acalmar os nervos, a ansiedade e sintomas psico-emocionais do estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A.
Excelente para as pessoas que passam por sobrecarga na demanda física: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças.
Excesso de colesterol no sangue; arteriosclerose; prevenção do infarto do miocárdio e da trombose arterial.
 
FONTE: Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

sábado, 21 de maio de 2011

ALIMENTAÇÃO NATURAL


TEMPO FRIO, BOM PARA SE DEGUSTAR UMA FEIJOADA.

O inverno está chegando e nada melhor do que uma feijoada aos sábados acompanhada de uma bebidinha. 
Heim? Feijoada? Bebida? Calma! Estamos falando de feijoada vegetariana e de um drinque sem álcool mas muito digestivo.
O drinque é fácil. Coloque no copo do liquidificador um copo de suco de uva e tempere com canela em pau e noz moscada (uma colher de chá). Se quiser o drinque doce acrescente algumas gotas de Línea ou Stevia. Bata e coe em filtro de papel para café. Acrescente gelo em copinho de aperitivo e sirva. Esta quantidade dá para dois copinhos.
Agora, a feijoada, é mais complicada.
Como há vários modos de fazê-la, damos a seguir três receitas para sua escolha. E tenha um bom apetite!

Feijoada Vegetariana

Receita 1

Ingredientes
·  1 quilo de feijão preto cozido
·  2 cebolas picadinhas
·  1/2 xícara de óleo para refogar a cebola
·  2 berinjelas medias cortadas em cubinhos
·  2 abobrinhas cortadas em cubinhos
·  1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
·  1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
·  100 gramas de vagem cortada em cubinhos
·  2 cenouras grandes cortadas em cubinhos
·  4 batatas grandes cortada em cubinhos
·  2 cubos de caldo de legumes
·  1 lata de salsicha vegetal cortada em fatias
·  300 gramas de proteina de soja desidratada grande
·  3 folhas de louro
·  300 gramas de queijo provolone defumado cortado em cubinhos
·  sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, coloca a cebola e o óleo para fritar. Em seguida, adicione a berinjela, a abobrinha, os pimentões, a vagem, a cenoura e as batatas cortadas em cubinhos e os cubos de caldo de legumes e refogue por alguns minutos. Pode ser adicionado ½ xicara de água para ajudar no cozimento.
Depois que os vegetais estiverem "al dente", adicione o feijão cozido, as salsichas em fatias, a proteina de soja desidratada e as folhas de louro e coloque o sal a gosto. Deixe ferver por alguns minutos para que o feijão absorva o sabor dos vegetais e do louro.
Depois de cozido, retire a panela do fogo e antes de servir, adicione o queijo provolone defumado em cubinhos e de uma leve mexida na panela para misturar um pouco o queijo. Está pronta a feijoada!! E só servir com arroz integral e couve refogada.

 Receita 2

Ingredientes
· 1 litro de àgua
· 50g Proteína Texturizada de soja em pedaços
· 200g de Feijão Azuki
· talo de Aipo picados
· 20g de coentro picados
· 50g de Cenoura picada
· 50g de Mandioquinha picada
· 50g de Inhame picado
· Sal a gosto
· 100g de Ricota defumada em cubos
· 1 Folha de louro
· Tomilho desfolhado a gosto
· 200g de cebola Picada
· 5 Dentes de alho picados
· 1 Alho poro pequeno picado
· 1 pimenta dedo de moça média picada
· Meio maço de cheiro verde picados
· 50 ml de molho de soja
· 10 ml Azeite

Modo de Preparo
Em uma panela de pressão refogue metade da cebola e do alho em um fio de azeite,Adicione o feijão,tomilho e  louro.Feche a panela e deixe ferver por 15 minutos. Hidratar a soja em água quente com molho de soja e depois fatiá-las.
Faça um refogado com o alho, aipo,cenoura,mandioquinha,soja,inhame e a pimenta picados.
Retirar a pressão da panela e acrescentar o regofado,e com uma concha do caldo do feijão deglaçar a panela do refogado para terminar de retirar o suco.Deixe cozinhar até que fique macio e achocolatado. Finalizar com cheiro verde e coentro picados.
A pimenta é opcional, dá um toque especial pra quem gosta. Para quem acha que vai faltar carne se engana,porque a soja dá uma textura de carne e a ricota com gosto de lombo defumado é impressionante.

Receita 3

Ingredientes
1/2 pacote de feijão preto
1 xícara de PVT (Proteína Vegetal Texturizada) grossa
1 xícara de cenoura
1 xícara de chuchu
1 xícara de mandioquinha
3 colheres de sopa de óleo vegetal
2 dentes de alho
sal, salsinha, cebola, pimenta e louro a gosto

Preparo
Cozinhe o feijão preto normalmente na panela de pressão com bastante água. Após cozido, abra a panela de pressão e acrescente todos os temperos e os vegetais cortados em cubinhos. Numa panela pequena refogue o alho (e se quiser cebola) no óleo e junte-o ao feijão. Por último coloque a PVT, que não precisa estar hidratada pois vai cozinhar no caldo. Deixe a feijoada no fogo (fora da pressão)
até que cozinhe os legumes e engrosse. Sirva quente guarnecida de farofa, arroz e couve refogada. Se quiser faça com antecedência para que o caldo peque bem o gosto dos temperos.
Você poderá usar qualquer outro legume para substituir os usados aqui como batata, inhame, vagem abobrinha, berinjela em cubos, raiz de lótus, tirinhas de seitan (bife de glúten) ou cubos de tofu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...