Translate This Page

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SAÚDE


Quer evitar a hipertensão? Consuma menos sódio e mais potássio.

Um adulto saudável deve ingerir, no máximo, 6 gramas de sal por dia. Mas o brasileiro consome nada menos que 12 gramas.

O sal que tempera a sua comida já foi considerado artigo de luxo — raro e precioso, serviu de moeda de troca em civilizações antigas e chegou até a ser o estopim de disputas territoriais. Mas, quando o assunto é saúde, não é de hoje que ele desfila sua fama de vilão mundo afora. Falou em hipertensão, pode ter certeza de que alguém vai citá-lo. E com razão. “O excesso de sódio, principal ingrediente do sal de cozinha, provoca retenção de água no organismo e aumenta o volume de sangue circulando”, explica o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo. Maior volume sanguíneo passando pelo mesmo espaço de veias e artérias significa maior pressão nas paredes dos vasos, portanto...

Um outro mineral, não tão célebre quanto o sódio em matéria de coração, poderia contrabalançar essa história: o potássio. “Ele melhora a elasticidade dos vasos e, com isso, ajuda no controle da pressão”, explica Lopes. Mas, na prática, pouca gente sabe ou se lembra disso. Faça um teste: resgate na memória a última vez que você viu um hipertenso comendo banana, uma das fontes mais conhecidas de potássio, só para controlar a sua doença.

Ora, sejamos justos: já é hora de esse nutriente ganhar a sua mais que merecida notoriedade. Um estudo publicado recentemente no periódico americano “Archives of Internal Medicine” engrossa o coro em prol do potássio. Pesquisadores mediram as quantidades do dito-cujo e a do seu companheiro salgado na urina de 2 974 voluntários e notaram que aumentar a ingestão de potássio e restringir a de sódio diminui em até 50% as perturbações relacionadas à pressão nas alturas, como infarto e derrame.

“Isoladamente, no entanto, essas duas medidas não surtem o mesmo efeito”, observa Nancy Cook, professora da Universidade Harvard e uma das autoras do trabalho. Apenas maneirar no sal, por exemplo, só derruba em 20% o risco de turbulência nas artérias.

Por que a dobradinha dá resultados mais satisfatórios? O potássio garante o bom funcionamento dos batimentos cardíacos, facilita a dilatação dos vasos e ainda melhora a sensibilidade à insulina — o que pode ser bem útil para quem sofre de resistência ao hormônio, um fator que colabora para a ocorrência de problemas cardiovasculares, ainda mais quando já existe um quadro de hipertensão. “Além disso, esse mineral parece reduzir os efeitos negativos do sal, porque induz a eliminação do sódio pelos rins”, comenta Nancy.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SAÚDE


Óleo de copaíba, eficiente também no combate ao ácido úrico. 
O ÓLEO DE COPAÍBA é o mais poderoso antibiótico e antiinflamatório natural do mundo, riquíssimo em ácido copático, beta-cariotileno e alfa-copaeno. Os depoimentos de suas propriedades são intermináveis. Desintoxicador orgânico 100% natural age limpando o organísmo das toxinas que ingerimos pelo ár, água e alimentação. Essas toxinas são nocivas à nossa saúde causando o mau funcionamento do organismo e consequentemente, inúmeras doenças. Ao promover essa limpeza ajuda o organismo a EQUILIBRAR e HARMONIZAR seu funcionamento. A ação do produto FORTALECE os nove principais sistemas do organismo: CIRCULATÓRIO - DIGESTIVO - URINÁRIO - RESPIRATÓRIO - GLANDULAR - NERVOSO - ESTRUTURAL - INTESTINAL E IMUNOLÓGICO.


No tratamento da gota 
Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É este depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária que tanto incomodam seus portadores. É importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) serão portadoras de gota (somente 20% dos hiperucêmicos desenvolverão a doença). A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos.

Como tomar 
Na primeira semana, tome uma gota ao dia, após o café da manhã;
Na segunda semana, tome duas gotas ao dia, sendo a primeira após o café da manhã e a outra após o almoço;
Na terceira semana, deve-se ingerir uma gota após o café da manhã, uma após o almoço e outra após o jantar;
Na quarta semana inicia-se a dose normal, que é de duas gotas, três vezes ao dia, sendo duas após o café da manhã, duas após o almoço e duas após o jantar.
Após a quarta semana pode-se tomar, também, seis gotas uma única vez ao dia, seja pela manhã, à tarde ou à noite.
ATENÇÃO: havendo sinais de hipersensibilidade, deve-se suspender o uso do produto.
Contra-indicações: O uso durante a gestação é desaconselhado, como a maioria dos remédios.
Não possui efeitos colaterais, se tomado da maneira correta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...