Translate This Page

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SAÚDE NA MELHOR IDADE

Idosos devem procurar alimentação mais natural    

     Até pouco tempo atrás, o Brasil era considerado um país de jovens, e isso fez com que se desse pouca atenção aos idosos, particularmente por se tratar de um país com graves problemas sociais envolvendo crianças e jovens. No último quarto de século, observou-se uma mudança significativa no padrão demográfico brasileiro, o que levou a caracterizar o Brasil como um “país jovem de cabelos brancos”  segundo o professor Renato Veras, da Universidade Esadual do Rio de Janeiro.
     Caiu a fecundidade e a mortalidade, aumentando a longevidade da população e elevando a participação dos maiores de 60 anos no conjunto, faixa etária na qual se encontravam 7,2% dos brasileiros segundo o censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1991.
     As estimativas sobre o ritmo do incremento da população são as mais variadas, havendo unanimidade em torno da previsão de que a população idosa crescerá mais rapidamente do que a população em geral. Uma estimativa razoável fala em quase 34 milhões de indivíduos com 60 anos e mais em 2025, fazendo do Brasil o sexto país do mundo com maior população idosa. De 6,3% da população total em 1980, as pessoas com 60 anos e mais passarão a 14% em 2025.
     Tal aumento significativo, verificado no tempo de vida do ser humano, em âmbito local e mundial, alterará fortuita e gradativamente o estudo da demografia e da saúde pública. A partir daí, faz-se necessário o apuramento de estudos e análises para uma melhor definição de políticas públicas de prevenção de saúde no envelhecimento.
     Trata-se de um fenômeno com evolução preocupante a curto e médio prazo, à medida que a rápida diminuição das taxas de natalidade observadas nos últimos anos sinaliza um incremento ainda maior do processo global de envelhecimento da população.
     O   aumento proporcional do número de idosos, que poderão alcançar a idade de 110 a 120 anos, ainda neste século, exigirá uma contrapartida no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, com modelos inovadores e sintonizados com a contemporaneidade, que garantam vida com qualidade para este crescente contingente populacional.
     Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), programas de saúde que implicam promoção da saúde do idoso, devem ter a nutrição como uma das áreas prioritárias.
No processo de envelhecimento, a importância da alimentação é comprovada por estudos epidemiológicos, clínicos e de intervenção, entre outros, que têm demonstrado ligação consistente entre o tipo de dieta e o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Entre estas incluem-se as doenças cardíacas coronarianas, doenças cérebro-vasculares, vários tipos de cânceres, diabetes melito, cálculos biliares, cáries dentárias, distúrbios gastrointestinais e várias doenças ósseas e de articulações.
 
Funções dos alimentos
     É através dos alimentos que o nosso organismo recebe todas as substâncias (chamadas nutrientes) necessárias ao seu bom funcionamento. Nutrientes são as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as vitaminas, os minerais, as fibras e a água. Cada nutriente exerce uma função no organismo: energética, construtora e reguladora.

Função energética
     Uma das funções dos alimentos é a de fornecer energia ou seja, o combustível para que possamos  exercer nossas atividades diárias tais como andar, falar, respirar etc. Os alimentos que mais fornecem energia são os que têm grande quantidade de carboidratos e de gorduras.
     Exemplos de alimentos fonte de carboidratos são os cereais (arroz, milho, centeio, cevada, trigo, aveia) e suas farinhas; massas (pão, macarrão) ; feculentos (batata, mandioca, cará, inhame);açúcares, doces, mel, geléias, etc.
Exemplos de alimentos fonte gorduras são os óleos e margarinas; manteiga, banha, bacon, creme de leite; amendoim, amêndoas. Todos este alimentos não devem ser consumidos em excesso, porque uma quantidade maior do que a necessária pode levar à obesidade. A ingestão de alimentos fontes de gorduras, apesar de muito importante, devido à absorção das vitaminas lipossolúveis, tem sua quantidade controlada devido à sua relação com as doenças cardiovasculares.

Função construtora
     Estes alimentos fornecem material para construção e manutenção das diferentes partes do corpo e a reparação dos tecidos, que diariamente são perdidos pelo suor, descamação da pele, cicatrização de ferimentos. Os alimentos que exercem esta função são fontes de proteínas que formam todos os órgãos do nosso corpo (pele, músculo, coração, fígado, etc.), além dos anticorpos para a proteção contra as doenças.
Entre os alimentos fontes de proteínas estão as carnes (vaca, porco, aves, pescado) e outras; leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico); ovos.
     Para a terceira idade, particularmente, é muito importante o consumo de leite e substitutos, porque os ossos vão ficando mais fracos, quebram com mais facilidade e são de cicatrização difícil.

Função reguladora
     Como próprio nome diz, este grupo tem a função de regular o funcionamento do organismo como, por exemplo, facilitar a digestão e absorção dos alimentos; proteger a pele, visão, dentes; aumentar a resistência às infecções e permitir o bom funcionamento intestinal.  Os alimentos reguladores são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Entre eles estão as frutas (laranja, limão, mexerica, goiaba, morango, caju, manga), as hortaliças  (verduras: agrião, acelga, almeirão, brócolis, escarola, couve, espinafre, mostarda, salsa, rúcula), os legumes (pepino, pimentão, berinjela, jiló, abobrinha, chuchu, cenoura).

Frutas, hortaliças e cereais integrais
     Especialmente na terceira idade, são importantes os alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais. Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição dos movimentos do intestino (que auxiliam na eliminação das fezes), levando à constipação intestinal (prisão de ventre). As fibras, por não serem absorvidas ajudam a eliminação das fezes. Uma dieta rica em fibras impede a absorção acentuada de colesterol e derivados, através do aumento do bolo fecal.

Dieta equilibrada
     Uma alimentação equilibrada deve fornecer energia e todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo; a quantidade de calorias vai variar de uma pessoa para outra, de acordo com o sexo, idade, peso, altura, atividade física e estado fisiológico ou patológico.
     Outro ponto importante que deve ser considerado é o fracionamento, pois na terceira idade, a digestão é mais lenta, então, não é recomendado comer grande quantidade de uma só vez. É aconselhável comer em menor quantidade, fracionada em pelo menos 5 refeições, para não sobrecarregar o estômago.
    
Uma alimentação equilibrada é aquela que contém, na
mesma refeição, pelo menos um alimento de cada grupo.

Orientação dietética
A Nutrição do idoso é tão importante como é para uma criança em fase de crescimento. É importante basicamente para conservar uma vida saudável, sem provocar a diminuição ou o aumento do peso.

I. Para evitar o intestino preso, deve-se:
a) Ingerir diariamente alimentos ricos em fibras, que facilitem o funcionamento intestinal como:
- verduras cruas como alface, almeirão, agrião, rúcula, escarola.
- frutas cruas como alface (c/ bagaço), mamão, banana nanica, pêra (c/casca).
- frutas secas (ameixa, uva passa).
- legumes: abobrinha, abóbora, cenoura, vagem, quiabo, jiló, feculento.
- cereais integrais: arroz, pão integral, aveia.
- outros: farelo e germe de trigo (com frutas, leite, sucos, feijão).
b) Tomar de 4 a 8 copos de líquidos (água, chá, leite ou suco de frutas). Não ingerir durante o almoço ou jantar para que o líquido não ocupe o espaço no estômago que o alimento deveria ocupar.
c) Realizar diariamente atividades leves: Ex.: andar.
d) Evitar o uso constante de laxante, pois o organismo pode se acostumar, e somente funcionar quando o remédio for usado.
II. Evitar o consumo exagerado de sal, pois pode causar o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos (inchaço).
III. Não ingerir muito açúcar, massas doces para evitar excesso de peso. Por isso, preferir as frutas como sobremesa. Além de facilitarem o funcionamento do intestino são ricas em vitaminas.
IV. Ingerir alimentos ricos em ferro, tais como: fígado, rins, coração, carnes em geral, para evitar a anemia, sendo que alguns deles precisam ser evitados se a pessoa tiver colesterol elevado.
V. Para que os alimentos sejam melhor aproveitados, precisam ser bem mastigados, não esquecendo os cuidados com próteses muito gastas e mal ajustadas. Não deixar de comer carnes, legumes, verduras e frutas. As carnes podem ser picadas, desfiadas, moídas ou batidas no liquidificador. Os legumes e as verduras cruas podem ser picadas. As frutas mais "duras" podem ser coradas ou cozidas com casca.
VI. Deve-se dar preferência à utilização de óleos vegetais no preparo e cozimento de alimentos (óleos de soja, de milho, algodão, girassol) sempre em pequenas quantidades.
VII. Para facilitar a digestão, deve-se dividir as refeições em pequenas quantidades (em média 5 a 6 por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) refeições.
VIII. A ingestão correta de alimentos ricos em cálcio e a vitamina D previnem problemas nos ossos e fraturas com facilidade. Portanto, deve-se comer diariamente alimentos que contém esses nutrientes, tais como: leite, ovos, queijos, coalhadas, carne, peixe e aves. para o aproveitamento da vitamina D é indispensável tomar sol diariamente (alguns minutos).
IX. Para garantir o recebimento de todas as vitaminas é necessário ter uma alimentação variada e mista.


Aqueles com mais de 50 anos apresentam progressivamente perda de massa muscular e água corporal, com tendência ao acúmulo de lipídios (gorduras). Além disso, o gasto calórico diário cai em comparação com crianças, adolescentes e adultos jovens; há maior propensão a doenças degenerativas, como a artrose, doenças cárdio-vasculares, incluindo a aterosclerose (grande causa de infarto agudo do miocárdio).
Mulheres no climatério e menopausa sofrem o declínio da produção de hormônios sexuais, em especial do estrogênio, importante componente causal da osteoporose.
Desta forma, a alimentação também tem que mudar dentro das necessidades dos indivíduos com mais de 50 anos, visando principalmente melhorar a qualidade de vida, prevenindo e tratando doenças e buscando retardar as consequências naturais do processo de envelhecimento.

A prática da alimentação natural se destaca como uma forma de alcançar esses objetivos e gerar corpos e seres saudáveis e felizes, provendo de forma equilibrada e harmônica vitaminas, sais minerais, proteínas e outros elementos indispensáveis para a vida humana.

Vejamos algumas dicas simples e naturais:

·        Em primeiro lugar, veja a comida como uma parte de você mesmo, assim ao comer, mentalize energia positiva e de cura invadindo cada célula do seu corpo;
·        Mastigue lentamente os alimentos, isto facilita a digestão ( o seu estômago vai agradecer ) e reduz a quantidade de comida ingerida;
·        Reduza a quantidade de comida nas refeições, já que as suas necessidades calóricas diárias são bem menores ( o que sobrar, vira gordura ). Se sentir fome entre as refeições, coma uma fruta, tome suco de frutas ou água-de-coco;
·        Substitua o jantar por um lanche à base de frutas, chás, pão integral e iogurte natural;
·        Evite os alimentos industrializados, contendo aromatizantes, corantes e conservantes artificiais. Evite também enlatados, presunto, mortadela, salsichas e linguiças, que podem ser altamente tóxicos;
·        Troque o açúcar refinado pelo melado, mel ou açúcar mascavo. Cuidado, o excesso de açúcar e alimentos açucarados incluindo doces e refrigerantes podem desencadear diabetes e outras doenças graves;
·        Estudos indicam que 1 colher de mel com geléia real pela manhã, em jejum, energiza, previne e combate doenças respiratórias, facilita a digestão, retarda o envelhecimento e aumenta a resistência orgânica;
·        Reduza o sal da sua dieta: normalmente a pressão arterial tende a subir com o aumento da idade e o sal contribui ainda mais para o aumento de pressão arterial e distúrbios estomacais, incluindo úlceras e gastrite;
·        - Evite o consumo de carne vermelha: causadora de doenças como gota, distúrbios digestivos e câncer (Instituto Alemão de Pesquisa Alimentícia);
·        Prefira as carnes brancas como frango e peixe: o frango deve ser consumido, no máximo, 2 vezes por semana, devido ao seu alto teor em hormônios. Inclua o PEIXE, no mínimo 2 vezes por semana na sua dieta, pois além da digestão mais fácil e rápida, são pobres em gordura. Os peixes ricos em omega-3 como cavala, sardinha, arenque, sardinha, salmão e bacalhau previnem infarto, reduzindo o colesterol ruim LDL e os triglicerídeos, combatem a depressão, o Mal de Alzheimer e o câncer (em estudos pela Universidade de Illinois).
·        Use e abuse da natureza: frutas, legumes, tubérculos, raízes e folhas verdes que fornecem vitaminas, sais minerais e fibras, antioxidantes retardadoras do envelhecimento e desintoxicantes naturais; - Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio, em especial, mulheres na menopausa para prevenção e combate à osteoporose: iogurte natural, coalhada caseira, queijos brancos (ricota e queijo minas), leite desnatado, derivados da soja (tofu, missô e leite), alfafa, alho poró e espinafre na salada, brócolis e couve;
·        Inclua na sua dieta: levedura de cerveja (rica em vitamina B), germe de trigo (fibras, vitaminas e sais minerais), gergelim (cálcio, vitaminas e proteínas), sementes e nozes (proteínas e vitaminas), com moderação, pois são oleosos;
·        Os óleos vegetais poli-insaturados de milho e girassol são ricos em omega-6 e os de canola e azeite de oliva em omega-9, os quais contribuem para a redução do colesterol ruim LDL.
·        As fibras são importantes coadjuvantes para evitar a prisão de ventre, distúrbios intestinais, câncer de cólon e prevenir a aterosclerose: quiabo, brotos de feijão e alfafa, ameixa, frutas secas, aipim, farelo de trigo (não abuse), farelo de aveia;
·        O alho na salada, temperos ou pílulas tem efeitos importantes: normaliza a pressão arterial, age como antibacteriano e antinflamatório, previne a formação de coágulos sanguíneos e combate a aterosclerose, reduzindo o colesterol ruim LDL;
·        Beba muita água mineral: a água limpa e desintoxica o organismo, facilita o trabalho do intestino e permite que os rins atuem com normalidade. Além disso, somos água em quase nossa totalidade ( 70% do corpo humano ).

O envelhecimento é um processo natural que vem acompanhado de inúmeras mudanças, tanto comportamentais, quanto sociais e corporais.

Algumas alterações são comuns nos idosos e levam a distúrbios nutricionais:

·        Alteração no paladar: O idoso sente menos sabor do sal e com isso tente a perder a vontade de comer. Porém, como os doces são sentidos normalmente, eles são a preferência de muitos idosos.
·        Alteração na dentição: Muitas vezes o uso inadequado de próteses faz com que o idoso sinta vergonha de fazer refeições em locais públicos ou não consiga comer carnes e outros alimentos resistentes. Por isso a importância de buscar um profissional dentista.
·        Alteração no peristaltismo: O movimento que faz com que o alimento passe do esôfago para o estômago e desse para os intestinos é reduzido no idoso, levando a um aumento na incidência de Refluxo Gastroesofágico, má digestão e Constipação Intestinal (intestino preso)
·        Aumento da glicemia: O organismo do idoso tente a ser mais resistente à insulina e isso pode levar a um aumento da glicemia e consequentemente ao Diabetes.
·        Aumento da pressão arterial: Normalmente, a pressão arterial tende a desregular com o passar dos anos e isso pode levar a Hipertensão Arterial Sistêmica.
·        Depressão: É muito comum o idoso não sentir mais vontade de viver, sentir tristeza profunda e com isso não sentir vontade de se alimentar. O familiar deve ajudar nesse caso e se necessário, procure um psicólogo e/ou psiquiatra especializado.

A alimentação equilibrada deve ser rotina, com
finalidade de melhorar a qualidade de vida do idoso

Seguem algumas dicas para a alimentação do idoso:

·        Não usar complexos de vitaminas e minerais sem antes passar em um médico e/ou nutricionista, para avaliar a real necessidade;
·        Comer soja e quinoa ajudam muito a melhorar a disposição, diminuir colesterol e controlar a glicemia. Além disso, ajuda no funcionamento do intestino;
·        Não ficar mais de 3 horas em jejum;
·        Comer laranja ou mexerica diariamente (1 unidade) ajuda a prevenir câncer de intestino e se comer com o bagaço, controla o colesterol;
·        Usar semente de linhaça triturada diariamente ajuda no intestino, na diminuição do colesterol LDL e no controle do Diabetes. O ideal é 1 colher de sopa por dia;
·        Beber água deve fazer parte do seu hábito diário. A quantidade é individual e deve ser avaliada corretamente, mas saiba que um corpo bem hidratado previne e combate inúmeras doenças;
·        As bebidas alcoólicas aumentam os Triglicérides, descontrolam o Diabetes, aumentam o peso, prejudicam os rins e o fígado. Se for beber algo em ocasiões especiais, prefira o vinho tinto seco, que é o único que em doses moderadas, ajuda na saúde do coração. Mas atenção, isso deve ser orientado individualmente.
·        Comer ½ mamão papaya diariamente ajuda no funcionamento do intestino e na prevenção de Câncer. O ideal é comer de manhã em jejum.
·        Tomar chá de cavalinha ajuda a diminuir a retenção hídrica de membros inferiores (pernas e pés). O ideal é beber sem açúcar e até às 17:30, pra evitar atrapalhar o sono.
Na Casa Natural você recebe orientação de nossas atendentes para quais produtos deve comprar para incluir nas refeições de um idoso.
Ligue: (16)3372.3446 / Mercado Municipal de São Carlos – Box 80

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

OS ÔMEGAS


Quer emagrecer com saúde?
Coma gordura.  Da boa.

Algumas gorduras, como os Ácidos Graxos Essenciais, são importantes para o nosso organismo. Como ele não as produz, precisamos adquiri-las através da alimentação. Eles são os ômegas.  A seguir, ligeira descrição deles.

Ômega - 3 é o mais importante dos ômegas (ácido alfa-linolênico). Conhecido após a década de 80, é importante para o desenvolvimento de SNC (Sistema Nervoso Central) e seu funcionamento. Promove uma ação protetora para o coração e vasos sangüíneos. Ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central e sistema visual, atua na formação e regeneração de neurônios, diminui o risco de doenças cardiovasculares, colesterol ruim e açúcar no sangue, além de também ser antiinflamatório.
O cérebro é um tecido principalmente lipídico (gordura), representando cerca de 60% de seu peso seco, dos quais 40% são ácidos graxos poliinsaturados e desses, 10% são os ômegas 3 e 6.
A deficiência do ácido linolênico causa retardo de crescimento, mudança no comportamento, redução da capacidade de aprendizado, mudez, falta de coordenação, fraqueza, incapacidade de andar, dores nas pernas, prejuízo da aprendizagem, variação de humor, visão turva, alterações na pele e nas mucosas, perda de cabelo, degeneração hepática.
Você encontra o ômega 3 em nozes, óleos vegetais, sementes de linhaça, óleo de linhaça, chia, óleo de chia, óleo de cárdamo, óleo de coco, entre outros. O óleo de chia possui 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão.

Ômega – 6 (ácido gama-linoleico) conhecido desde 1930 é um importante antiinflamatório, ajuda na defesa do organismo, melhora o sistema imunológico e reduz o colesterol no sangue. Sua deficiência está ligada à inflamação de pele, queda de cabelo, degeneração do fígado e rins, diminuição da reação de cicatrização e aumento da suscetibilidade á infecções, problemas cardio- vasculares, perturbação de comportamento retardo no crescimento.
Você encontra ômega 6 na linhaça dourada; milho; soja; sementes de girassol, açafrão; nozes e castanhas.

Ômega – 9
- O ácido oléico (ômega 9) é vital na construção das membranas, estando presente nas epidermes (camada mais externa da pele), tendo como função proteção e barreira contra uma desidratação. Também tem grande importância na formação dos hormônios. Seu efeito é notado em todas as enfermidades degenerativas, cardiovasculares e em problemas no sistema nervoso central.
Você encontra o ômega 9 em amêndoas, amendoim, nozes, avelãs, castanhas de caju e castanhas-do-pará.

As diversas gorduras, como as conhecemos

Saturada (gordura ruim). É encontrada principalmente em produtos de origem animal e que, na temperatura ambiente, ficam sólidos. Fontes: Carnes vermelhas e brancas, leites e derivados integrais, bacon, óleo de algodão e azeite de dendê.

Insaturada (monoinsaturada e poliinsaturada). Essas gorduras tem efeitos positivos na saúde. O consumo de alimentos com gorduras insaturadas controlam o nível de colesterol ruim no sangue e ajudam a absorver a vitaminas A, D, E e K (vitaminas solúveis em gordura).

Trans (gordura formada por processo químico, no qual o óleo vegetal líquido é transformado em ácido graxo trans, uma gordura sólida).


Veja aqui o que os ômegas podem fazer por você:

- Diminuir Catabolismo Muscular.
- Diminuir a incidência de câncer no intestino.
- Aumentar a Secreção de Hormônios de crescimento.
- Diminuir a Taxa Total de Colesterol.
- Aumentar a Taxa de HDL (Bom Colesterol).
- Reduz também arritmias e Triglicérides.
- Apresentar excelentes resultados no tratamento de tensão pré-menstrual e nos sintomas da menopausa, equilibrando e mantendo os hormônios, principalmente o estrógeno.
- Ação antiestrógênica, ou seja, parece ter uma ação contra os tumores dependentes do estrogênio.
- É indicado para regularizar o funcionamento intestinal.
- Podem ajudar a acelerar a perda de Gordura Corporal.
- Aumentam a Ação da Insulina.
- Otimizam o Uso de Oxigênio para a produção de energia (requerida para ótima performance).
- Diminui a agregação das plaquetas, partículas sanguíneas que se unem para formar os coágulos.
- Quantidades mínimas de ômegas podem provocar grandes mudanças nas reações alérgicas, na pressão sanguínea, na coagulação, nos níveis de colesterol, na atividade hormonal, na função imunológica e na resposta inflamatória, para citar apenas algumas de suas ações.
- Basicamente os ômegas podem ser anabólicos, anticatabólicos, antiinflamatórios, queimam gorduras e melhoram o aspecto de saúde geral. 

Estes são bons motivos para você fazer uso diário de uma boa quantidade de ÔMEGAS em sua dieta. Na próxima vez que ouvir a palavra gordura mantenha em sua mente que nem todas são ruins, mantenha-se distante das saturadas e dos Trans-Fatty Acids. Tente manter em sua dieta gorduras ricas em ômegas. Faça a experiência por um mês e logo sentirá os resultados positivos desta dieta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...