Translate This Page

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Algas marinhas tostadas, um ótimo complemento nutricional.

Uma novidade, que está tendo muita aceitação no Brasil, são as algas marinhas tostadas (algas Nori) que podem ser consumidas em forma de aperitivo, como um lanche ou complemento de uma refeição.
Segundo a nutricionista  Noadia Lobão (*) elas fornecem um valor energético muito pequeno, e o seu consumo colabora na sensação de saciedade e na manutenção e perda de peso, devido ao teor de fibras.
"O estresse – diz a nutricionista – é uma consequência do frenético estilo de vida atual. Ele sobrecarrega os mecanismos de defesa natural e leva o organismo humano a situações de descontrole físico e mental”.
Assim, devido ao tempo e intensidade de exposição às situações que o corpo humano entende como perigosas, é comum haver um enfraquecimento no sistema de defesa imunológico.
O estresse gera um aumento injustificado de radicais livres que destroem os tecidos responsáveis pela absorção de nutrientes e fazem aumentar o consumo das vitaminas, minerais e antioxidantes.
Ao encontrarem condições propícias, os microrganismos nocivo-oportunistas atacam o organismo, gerando disfunções e patologias, comprometendo a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
As algas são um excelente complemento nutricional para equilibrar a nutrição. São fontes de nutrientes como fibras, fitonutrientes, minerais, em especial o iodo, vitaminas do complexo B, vitamina A (como beta-caroteno), vitamina B12, vitamina C, proteínas e gorduras com propriedades anti-inflamatórias e moduladoras.
As algas podem ser usadas na preparação de vários pratos diferentes, como, por exemplo, os tradicionais sushis.

(*) Noadia Lobão (CRN420031002867) é Nutricionista com pós graduação em Nutrição Clínica Funcional;  Fitoteraperia Funcional Aplicada à Nutrição, Obesidade e Esportiva;
Mestranda em Nutrição e Dietética e Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...