Translate This Page

terça-feira, 6 de novembro de 2012

SAÚDE

Glúten é considerado, cada vez mais, um vilão na alimentação.
 
Cada vez mais, profissionais de saúde ligados à Terapia Ortomolecular (dieta do tipo sanguíneo) e à Nutrição Funcional (dieta hipoalergênica) vem recomendando uma dieta sem glúten a seus pacientes, independentemente de serem ou não celíacos.
Assim, são muitas pessoas a retirarem essa proteína de sua alimentação cotidiana.  Isso tem feito crescer a oferta de produtos sem glúten no mercado e também aumentar o nível de informação da população sobre o assunto. Mas ainda estamos longe da realidade encontrada em outros países, onde em todos os estabelecimentos que comercializam alimentos, encontramos opções sem glúten nas prateleiras, balcões e cardápios.
Nos quadros de alergia ao trigo/glúten, também se recomenda uma dieta sem glúten. Uma das diferenças entre esse tipo de alergia (mediada por IgE) e a doença celíaca é que, no caso da alergia existem medicamentos e vacinas para minimizar os sintomas ou dessensibilizar a pessoa das reações ao alimento alergênico. Na doença celíaca ainda não existe cura para essa reação autoimune ao glúten e o único tratamento é uma dieta rigorosa isenta de glúten por toda a vida.
Hoje sabemos, através de estudos de pesquisadores americanos, australianos e europeus, que muitas pessoas têm problemas com o trigo e o glúten, além dos alérgicos e celíacos. A sensibilidade ao glúten apresenta diversos matizes, desde leve intolerância a essa proteína até os quadros graves de alergia alimentar e os de doença celíaca. Hoje já se fala em 20% da população ter sensibilidade ao glúten.
 
O que é o glúten?

O glúten é uma proteína de origem vegetal, encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Usado na fabricação de pães, massas, biscoitos e bolos, ele dá "liga" à massa e deixa a receita mais macia. O ingrediente pode fazer parte de alimentos que a gente nem imagina, como sorvete e bebidas alcoólicas.

Por que o glúten engorda?

ü Quando chega ao intestino, ele se transforma numa espécie de "cola", permanecendo ali por horas. Esse processo irrita a mucosa e atrapalha a digestão.
ü Essa proteína diminui a produção de serotonina, o hormônio responsável pelo bom humor e pelo controle do apetite. Ansiosa e deprimida, você ataca todas as guloseimas!
ü O glúten também reduz a produção de leptina, hormônio que dá a sensação de saciedade. Resultado: quando você come alimentos que contêm essa substância, sente mais fome, exagera ao fazer o prato e ganha quilinhos extras.

Substituições

ü Substitua os pães à base de trigo comum pelos feitos em casa ou por versões industrializadas que declarem na embalagem a ausência de glúten.
ü Ao fazer tabule, troque o trigo por quinoa.
ü Prefira comprar macarrão com massa à base de arroz.
ü Use fatias de berinjela ou abobrinha grelhadas no lugar da massa de lasanha.

Alimentos sem glúten                   

ü Arroz, batata, milho, mandioquinha, inhame, batata-doce, mandioca, araruta, polvilho, tapioca, fécula de batata, fécula de arroz, fubá, farinha de milho, amido de milho, trigo sarraceno e seus subprodutos (bolos, pães e biscoitos elaborados com produtos permitidos).
ü Leite em pó e fluído (pasteurizado, esterilizado, etc.) integral, meio-gordo e magro, queijo minas, parmesão, requeijão, iogurte e coalhada caseiros, nata, leite fermentado, pão de queijo.
*Iogurte e requeijão industrializados: é necessário observar as informações na embalagem.
ü Ovos                                                                                          
ü Feijão, grão-de-bico, ervilha seca, lentilha, amendoim, feijão branco, fava, soja e seus derivados (farinha, carne de soja, proteína vegetal texturizada – PVT etc.).
ü Frutas, todas
ü Sumos de frutas e vegetais naturais e chás.
ü Todos os tipos de açúcar, mel, melaço, compotas, doces de leite, geleias, doces caseiros com farinhas permitidas, todos os adoçantes artificiais.
ü Manteiga, margarina, óleos vegetais, azeite.
ü Sal, salsa, coentros, cebolinha, ervas aromáticas, hortelã, temperos caseiros, maionese caseira, coco, fermento em pó, fermento biológico, azeitonas.

Cardápio sem glúten
Em seguida, opções para refeições sem glúten.

Café da manhã
· Opção 1: 1 fatia de pão sem glúten + 2 fatias médias de queijo minas + 1 pera + 1 copo de chá verde, branco ou vermelho
· Opção 2: ½ papaia + 1 omelete (de 1 ovo inteiro + 1 clara) + 1 copo de chá verde, branco ou vermelho
· Opção 3: 1 copo de leite desnatado batido no liquidificador com 8 morangos congelados

Lanche da manhã
· Opção 1: 10 castanhas-do-pará
· Opção 2: 1 pera
· Opção 3: 8 morangos

Almoço
· Opção 1: 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 concha de carne moída com chuchu e tomate + salada à vontade
· Opção 2: 2 colheres (sopa) de purê de batata + 1 posta média de peixe magro, cozido ou grelhado + salada de folhas à vontade
· Opção 3: 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 concha de lentilhas + 1 filé médio de peito de frango grelhado + couve mineira cozida à vontade

Lanche da tarde
· Opção 1: 1 fatia de pão sem glúten + 1 colher (sopa) de patê de frango (prepare o patê misturando frango cozido desfiado e maionese light na quantidade de sua preferência) + 1 copo de chá verde, branco ou vermelho
· Opção 2: 1 copo de leite desnatado batido com pó de gelatina diet do sabor de sua preferência (a gosto)
· Opção 3: 1 pote de iogurte de soja + 8 morangos + 1 copo de chá verde, branco ou vermelho

Jantar
· Opção 1: 3 colheres (sopa) de arroz com brócolis + 1 filé médio de peito de frango grelhado + salada à vontade
· Opção 2: 1 berinjela média recheada com frango desfiado + 3 colheres (sopa) de arroz integral + couve mineira cozida à vontade
· Opção 3: 2 colheres (sopa) de arroz integral misturado a 1 porção de couve-flor cozida e picada + 1 concha de estrogonofe (ao preparar a receita, substitua o creme de leite tradicional por creme de leite de soja) + abobrinha cozida à vontade

Ceia
· Opção 1: 1 xícara de chá de erva-cidreira sem açúcar
· Opção 2: 1 xícara de chá de camomila sem açúcar
· Opção 3: 1 xícara de chá de erva-doce sem açúcar

E, a seguir, algumas receitas para uma alimentação mais saudável, sem glúten.

Farinha sem glúten - 1
Ingredientes: 3 xícaras de farinha de arroz; 1 xícara de fécula de batata; ½ xícara de polvilho doce;
Modo de Preparo: Misturar bem e guardar em pote bem fechado.
Autor: Acelbra-sp



Farinha sem glúten - 2
Ingredientes: 1 kg de farinha de arroz; 330 g de fécula de batata; 165 grs. de araruta;
Modo de Preparo: Misturar bem e guardar em pote bem fechado.
Autor: Acelbra-sp



Farinha preparada
Ingredientes: 3 xícaras de farinha de arroz; 1 xícara de fécula de batata; 1/2 xícara de polvilho doce
Modo de Preparo: Misture bem os 3 ingredientes e coloque em um recipiente. Com essa farinha poderemos fazer varias receitas, como pão de ló, panquecas, pães, etc.
Autor: Rejane Mattos



Bolinhos de atum
Ingredientes: 4 xícaras ( chá ) de batatas cozidas e amassadas; 1 lata pequena de atum; 1/2 colher ( sopa ) de cebola ralada; Use como tempero, salsa picadinha, pimenta do reino, noz-moscada e sal a gosto; 3 ovos;
Modo de Preparo: Junte as batatas, o atum, a cebola e os temperos e amasse bem. Acrescente as gemas e as claras em neve e misture bem. Enrole bolinhas e frite em óleo quente.
Autor: Acelbra-sp



Pizza de liquidificador
Ingredientes: 3 ovos; 1 xícara (chá) de leite; ½ xícara (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de creme de arroz; 1 colher (sopa) de maisena; 1 colher (sopa) rasa de sal; 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo: Bater no liquidificador. A massa fica bem líquida. Dividir para duas pizzas. Forma untada e polvilhada. O recheio ou cobertura deve ser colocado por cima da massa mole.
Autor: Acelbra-sp



Pizza de liquidificador 2
Ingredientes: 1 ovo; 1 xícara (chá) de óleo de girassol;2 xícaras (chá) de maisena; 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua; 1 ½ ou 2 xícaras (chá) de leite; 1 colher (sopa) de fermento em pó; sal à gosto
Modo de Preparo: Bater tudo no liquidificador e assar em forma untada e polvilhada.
Autor: Acelbra-sp



Pizza de arroz
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cozido; 1 xícara (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de óleo; 2 ovos; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; l colher (sopa) de fermento em pó; 1/2 lata de molho de tomate (para a cobertura).
Modo de Preparo: Passe o arroz no processador ou esquente-o e passe-o pelo espremedor de batatas. Junte os ingredientes e por último o fermento. Leve ao forno pré-aquecido em forma untada e deixe assar por mais ou menos 10 minutos para colocar o molho e a cobertura de sua preferência.
Autor: Acelbra-sp



Pizza suflê de calabresa
Ingredientes: 2 xícaras de chá de creme de arroz (200 g); 1 ovo inteiro; 1 xícara de chá de leite;
1/2 xícara de óleo; sal à gosto; 1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Modo de Preparo: Misture os ingredientes. A massa fica mole, espalhe com a colher, uma camada fina.
RECHEIO: 250 g de mussarela ralada; 250 de linguiça calabresa picada ou processada; 4 tomates sem sementes e picados; 2 dentes de alho picado;2 colheres de sopa de azeite; 50 g de queijo parmesão ralado; 3 ovos batidos; 1 colher de chá de orégano; azeitonas verdes picadas
Misture todos os ingredientes, coloque sobre a massa e leve para assar.
Obs.: fazer o recheio antes da massa

Autor: Acelbra-sp



Torta salgada
Ingredientes: 5 ovos; 1 ½ xícara (chá) de óleo; ½ xícara (chá) de leite; 100grs. de queijo ralado;
2 xícaras (chá) de creme de arroz ou farinha preparada; 1 ½ colher (sopa) de fermento.

Modo de Preparo: Bater tudo no liquidificador e colocar metade da massa na assadeira untada e polvilhada. Colocar o recheio a gosto: frango com requeijão, atum, sardinha, queijo e presunto picadinho, etc. Na massa restante acrescentar 1 ovo e 50 grs. de queijo ralado. Bater e despejar por cima do recheio. Assar em forno quente.
Autor: Acelbra-sp


(*) Acelbra-sp – Associação dos Celíacos do Brasil em São Paulo.



Compre produtos sem glúten por telefone (16-3372-3446) ou por e-mail (casanaturalista@uol.com.br) e receberá em 72 horas, via Sedex.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...