Translate This Page

terça-feira, 6 de maio de 2014


SALSAPARRILHA

A DIVINA PROPRIEDADE

DE  UMA  ERVA  SINGELA

A salsaparrilha (Smilax aspera) é uma planta bastante comum em todo o mundo e conhecida por suas propriedades medicinais. De acordo com a medicina popular, o chá preparado com ela é indicado para tratar diversos problemas, como: reumatismo, gota, dermatose, psoríase, gota, artrite, cistite, dentre outros.

Além disso, o chá de salsaparrilha também ganhou fama como emagrecedor. Por ajudar na desintoxicação do organismo, ele facilita a perda de peso, reduz o inchaço e melhora o funcionamento do corpo como um todo. Assim, o consumo da infusão pode favorecer as dietas de emagrecimento, principalmente se for combinado com outras ervas.

No preparo do chá, são usadas as raízes secas da salsaparrilha. O ideal é comprar a erva em uma loja de produtos naturais de confiança, para evitar confusões. Veja a receita.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da erva
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque os dois ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, deixe cozinhar por cerca de 4 minutos e desligue. Deixe a infusão descansar tampada por 10 minutos. Em seguida coe e está pronto para tomar.

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá ao longo do dia, preferencialmente morno e sem adoçar.

Salsaparrilha (Smilax sp)

 

Salsaparrilha é conhecida pelo seu poder afrodisíaco e anabólico. Foi descoberto que a testosterona (hormônio sexual masculino) se encontra na raiz. Há já alguns anos que as geninas das saponinas esteróidicas da salsaparrilha, assim como outros fitoesteróides de outros vegetais, são utilizados para a produção de variados esteróides como, por exemplo, a testosterona, o estradiol, a progesterona e diversos corticoesteróides. 

 

A salsaparrilha tem como objetivo de serem utilizada como apoio no desporto e cultura física e também como afrodisíaco melhorando a vida sexual. Tudo isso com estímulo na produção hormonal.


As substâncias fitoquímicas conhecidas nas raízes de salsaparrilha São as seguintes; potássio, vários glucídios (amido, glucose, manose), colina, sarsapogenina (uma sapogenina esteróidica), e uma saponina esteróidica, o sarsaponósido ou sarsasaponina, que por hidrólise ácida origina uma molécula de sarsapogenina, duas moléculas de glucose e uma molécula de ramnose. Estas conversões são feitas com o recurso, não só às técnicas da química orgânica, mas também e particularmente às biotecnologias de fermentação que se apóiam nas capacidades metabólicas de variados microrganismos, que fazem a conversão de umas substâncias noutras.

Perante tais evidências bioquímicas, alguns pesquisadores norte americanos, propuseram a utilização do extrato total de salsaparrilha da Jamaica como produto ergogênico e proto-anabolizante.


A salsaparrilha não possui evidentemente os marcados e rápidos efeitos dos esteróides anabolizantes, mas não deixa por isso de ser uma ótima opção, pois os seus efeitos são efetivos, conseguindo-se à curto prazo um aumento da capacidade atlética (incluindo força e resistência muscular), e a médio prazo algum aumento de peso em massa muscular, que certamente estará relacionado com um aumento da síntese protéica .O fato de a salsaparrilha diminuir a azotémia (teor elevado de azoto sanguíneo) sem que a sua eliminação renal o justifique na totalidade, pode estar relacionado com a mobilização de azoto para a síntese protéica.

A salsaparrilha possui ainda a vantagem de não provocar retenção hídrica, e pelo contrário provocar uma eliminação fisiológica da água e sódio retidos excessivamente, sem provocar depleção de potássio e outros minerais e oligo-elementos indispensáveis ao normal funcionamento orgânico.

 

A salsaparrilha também não provoca desequilíbrios hormonais conducentes, por exemplo, a ginecomastia e a atrofia testicular com impotência, assim como não prejudica o normal funcionamento do fígado e da próstata.

 

Indicação

Depurativa, anabólica e afrodisíaca.

Aumento da resistência geral do organismo.

 Uso

: 1,5 gramas misturadas em100 ml de água ou suco, de uma a três vezes ao dia.

 

SALSAPARRILHA - FONTE DE TESTOSTERONA


Smilax aspera


Descrição : Da família das Liliáceas,Treapadeira com raízes carnosas espessadas, tuberiformes e alongadas. O caule é cilíndrico, lenhoso e armado de pequenos espinhos. As folhas reunidasem rosetas espaçadas, são sésseis e lanceoladas, as folhas são simples, pecioladas e ovaladas. As flores são pequenas e de coloração esbranquiçada. O fruto é uma baga, contendo numerosas sementes. Ele se propaga por sementes, ou então por mergulhia de estaquias ou rebentos. Necessita de um tutor ou suportte, onde possa se prender e properar. As mudas e plantas jovens não deverão apanhar radioção solar direta. Ambas as espécies properam bem em climas equatoriais e tropicais, vegeta ao longo dos cursos dos rios e terenos úmidos, em campos e cerrados. O solo deve ser solto, fofo e fértil, com bastante matéria orgânica. A melhor época do plantio é no início da estação chuvosa, no inverno ou primavera tropical, ena falta de chuvas de ve-se irrigar com regulariedade as mudas recém-plantadas e as plantas mais jovens. Quando se feita a colheita das raízes, convém deixar intactos alguns rizomas, que em geral são curtos e grossos, para assegurar o nascimento de novas plantas.

Partes Utilizadas - Rizoma e raiz.

Habitat: Nativa da América Equatorial, ocorre em vários países, principalmente México, Brasil e Peru.

História: O médico francês Monardes descreveu o uso da salsaparrilha no tratamento da sífilis em 1574. Em 1812, soldados portugueses com sífilis se recuperavam mais rapidamente usassem a salsaparrilha ao invés de mercúrio, o tratamento padrão daquela época; A salsaparrilha é usada em muitas culturas para outras doenças, incluindo problemas de pele, artrite, febre, desordens digestivas, lepra, e câncer. Relatos do final do século XV explicando a identificação e as primeiras descrições de drogas americanas incluem a salsaparrilha. O papel da salsaparrilha como uma planta medicinal em remédios americanos e europeus no século XVI é igualmente evidente.

Plantio : Multiplicação: por semente, raiz ou brotos do caule próximo à raiz;

Cultivo: Ocorre em todo o Brasil até o México, existem outras espécies do mesmo gênero que também têm as mesmas finalidades. O plantio deve ser feito no início da primavera. Como um cipó, necessita de tutoramento. Prefere solos arenoargilosos. Vegeta bem em sombra de árvores. O enraizamento é melhor em solos aerados e férteis, com matéria orgânica. Não é exigente em água, embora responda a irrigação espaçosa. O espaçamento pode ser feito semelhante a cultura da uva ou do maracujá (4m X 2m)

Colheita: colhem-se as raízes no outono, principalmente.

Modo de conservar : A planta toda deve ser seca ao sol, em local ventilado e sem umidade. Conservar em vidros ou potes bem tampados.

Origem : Norte da África, Europa e Ásia. Encontrada no Brasil, nas regiões sulinas.

Propriedades : Diurética, sudoríficas, depurativa, aperitiva e tonificante.

Indicações : Sua raiz é muito indicada para combater o reumatismo e a artrite. É usada tanto para uso interno como para lavar eczemas.

Princípios ativos: Saponinas esteroidais: sarsaponina, esmilasaponina (esmilacina); Sarsaparilosideo; Agliconas: sarsasa-ponina (parilina), sarsasapogenina (parigenina), e esmilagenina. Outras saponinas; diosgenina, tigoge-nina, e asperagenina; Fitosterois: sitosterol, estigmas-terol, e polinastanol; Amido; Resina; Álcool cetílico; Óleo volátil; Ácidos cafeoilshikimico, shikimico, ferúlico, sarsápico; Kaempferol, e quercetina; Minerais: alumínio, cromo, ferro, magnésio, selênio, cál-cio, zinco e outros; Algumas espécies têm os flavonóides: isoastilbina, isoengetitina, e astilbina.

Interação medicamentosa: Não há relatos, porém ela afeta a absorção de drogas orais e deve ser tomada com um intervalo de pelo menos 2 horas. Pode aumentar a creatinina.

Efeitos colaterais: Um relatório descreve a asma ocupacional causada pelo pó da raiz da salsaparrilha.

Superdosagem: Não há relatos de envenenamento, mas doses acima das recomendadas podem causar náuseas, salivação, vómitos e queda acentuada do pulso.

Toxicologia: Nenhuma informação sobre a toxicologia da salsaparrilha foi encontrada na literatura consultada.

Modo de Usar :

Digestivo estomacal, hepático e intestinal : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa da planta picada e adicione água fervebnte. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, antes das principais refeições.

Diurético; cistites; edemas; afecções das vias urinárias : coloque 2 colheres de sopa da planta picada em 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Tome à vontade durante o dia - não tomar após as 17:00 horas.

Feridas; chagas; pruridos; eczemas; escaras; úlceras varicosas : lave muito bem a planta dresca e enxugue. Em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de glicerina. Amasse bem até formar uma pasta. Espalhe em uma gaze ou pano e aplique no local afetado, em forma de compressa, de 2 a 3 vezes ao dia.

Atonia estomacal e intestinal; falta de apetite; anemias; diurético : coloque 3 colheres de sopa da planta picada em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dia se coe. Tome 1 cálice, antes das principais refeições.

Farmacologia: A salsaparrilha tem sido usada por 40 anos para o tratamento da sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis (STD) no mundo inteiro, e foi documentada como um adjuvante para o tratamento da lepra em 1959; A habilidade da salsaparrilha de ligar-se as endotoxinas pode ser um possível mecanismo de ação dos efeitos farmacológicos da planta. Todos problemas associados com níveis elevados de endotoxinas circulando no sangue tal como infecção hepática, psoríase, febres e os processos inflamatórios, parecem melhorar com a salsaparrilha; Antibiótico tratamento da lepra; Ações antibióticas da salsaparrilha também foram observadas mas são provavelmente secundárias ao seu efeito de ligação as endotoxinas. As propriedades antibióticas da planta são demons-tradas pelo seu uso no tratamento da lepra e sua ação contra a leptospirose como comprovado por estudos chineses; Condições dermatológicas/ psoríase; Outros efeitos positivos do uso da salsaparrilha na pele foram demonstrados. A salsaparrilha foi também usada como um remédio herbário popular para outras condições de pele como a eczema, prurido, vermelhidão localizada (rash), e no cuidado de feridas; O composto sarsaponina, que se liga as endotoxinas, melhorou a psoríase em 62% dos pacientes e completamente curou a doença em 18%, como observado em um estudo da década de 40. A atividade antidermatófita da espécie Smilax regelii foi demonstrada em um relatório mais recente; Efeitos antiinflamatórios As ações antiinflamatórias da salsaparrilha tornam a planta útil para o tratamenlo da artrile, reumalismo, e da gota; A Smilax sarsaparilla inibiu a inflamação induzida por carragena na pata de ratos, assim também como a exudacão induzida por pelolas de algodão; Oulros usos: A saponina sarsasapogenina pode ser sinteticamente transformada em testosterona, mas é improvável que isto possa acontecer in vivo. Anúncios promovendo a salsaparrilha como uma "rica fonte de testosterona" são infundados pois não nenhuma testosterona pode ser encontrada na planta. Porém, algumas fontes indicam que a salsaparrilha exibe ações testosterogênicas no corpo, como o aumento do volume muscular e também ações estrogênicas aliviando problemas femininos; No México, a raiz é ainda usada por sua suposta propriedade afrodisíaca. Uma revisão recente discute a eficácia de suplementos de Smilax (entre outros) usados em culturismo ditos "melhorar o desempenho". Outros usos documentados da salsaparrilha incluem: melhora do apetite e da digestão, efeitos adaptogènicos da Smilax regelii, salsaparrilha em combinação com outros medicamentos como um fitoterapico e um suplemento mineral, e atividades hemolíticas das saponinas esteroidais da Smilax officinalis; Um estudo que analisou o efeito da salsaparrilha na cicatrização de fraturas relata que a erva possui efeitos insignificantes na resistência à tensão e no depósito de colágeno; Outras espécies do Smilax foram avaliadas para ações antimutagênicas (Smilax china), desordens gastrointestinais (Smilax lundelii), e ações em ratos hiperuricêmicos e hiperuricosúricos (Smilax macrophylla). A espécie Smilax glabra exibe efeitos tóxicos contra parasitas, melhora a hepatite B (em combina-), possui efeitos terapêuticos marcantes (em combinação) no tratamento do metaplasia intestinal e da hiperplasia atípica, e efeitos hipoglicêmicos em camundongos, e também mostrou um efeito hepatoprotetor em ratos. O fato de que a salsaparrilha liga-se as endotoxinas bacterianas no intestino, tornando-as inabsorvíveis, causa uma grande redução de estresse no fígado e em outros órgãos. A salsaparrilha inibiu o dano hepatocelular induzido em ratos, sem nenhuma reação adversa significativa relatada.


A salsaparrilha é uma planta medicinal que se assemelha a uma trepadeira que tem raízes grossas e folhas ovais em forma de lança. As suas flores são pequenas e esbranquiçadas e os seus frutos são como bagas avermelhadas que contêm um grande número de sementes. Ela pode ser geralmente encontrada no sul do Brasil.

Pode-se comprar a salsaparrilha em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

O nome científico da salsaparrilha é Smilax aspera.

Para que serve a Salsaparrilha

A Salsaparrilha serve para o tratamento de doenças inflamatórias como a gota, reumatismo, artrite e os seus benefícios também podem ser notados nas doenças de pele. Pode também ser usada na eliminação de excessos de ácido úrico, regularizando o trânsito urinário. É ainda um bom remédio contra as infecções e pode ser utilizada em bebidas energéticas naturais, sendo também ajudam na recuperação da musculação.

Propriedades da Salsaparrilha

As propriedades da Salsaparrilha incluem a ação anti-inflamatória, diurética, afrodisíaca, depurativa, estimulante e tonificante.

Modo de uso da Salsaparrilha

A parte utilizada da Salsaparrilha é a raiz, que é muito rica em testosterona, potássio e flavonas, que atuam no metabolismo do corpo. O modo de uso da Salsaparrilha é, na maior parte das vezes, através do chá ou de cápsulas feitas com pó da raiz da planta. No entanto, ela também pode ser usada para lavar problemas da pele, como o acne, herpes e a psoríase.

  • Chá de Salsaparrilha: ferver 250 ml de água com 2 colheres de sopa de raiz de Salsaparrilha triturada, durante 10 minutos numa panela. Depois coar o chá e tomar uma ou duas xícaras por dia.

Efeitos colaterais da Salsaparrilha

Não há efeitos colaterais no uso da Salsaparrilha.

Contraindicações da Salsaparrilha

A Salsaparrilha é contraindicada para crianças com idade até aos dez anos, grávidas e em pacientes com hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal.

A Salsaparrilha é uma planta com forte poder energético e constitui uma grande fonte de hormônios, bastante usada na fabricação de energéticos do tipo natural, esteroides e repositores de hormônios. Possui em suas raízes substâncias fitoquímicas como: potássio, glucídios (amido, glucose e manose), colina e sarsapogenina. Está presente na fabricação de compostos que fornecem suporte aos esportes e também em compostos que servem de estimulante para a saúde sexual.

Os medicamentos anabolizantes de origem natural se utilizam da Salsaparrilha, pois ela aumenta a capacidade física e a força dos músculos e ainda conta com uma vantagem, proporciona a eliminação de resíduos e água pela urina, muito mais rapidamente que qualquer outro anabolizante. Não se trata de um anabolizante de efeitos rápidos, porém, de efeitos efetivos. Mas principalmente se diferencia por não causar efeitos destrutivos como as demais drogas, pois se trata de um medicamento natural.

Benefícios


A Salsaparrilha possui dentre seus efeitos o de purificar a área genito-urinária e também contribui para o combate de infecções. Ela também ameniza as inflamações que são causadas por reumatismo, artrite e também absorve componentes de origem bacteriana do intestino e as elimina do corpo. Ajuda inclusive na excreção de ácido úrico e regulariza o sistema urinário e no sistema genital, aumenta níveis de hormônios.

Estudos da indústria homeopata descobriram que a planta possui na raiz grande nível de um hormônio sexual masculino, a testosterona, assim é bastante aplicado na fabricação de remédios para tratamento hormonal, e a vantagem agora é que essa planta oferece estabilidade nos níveis de hormônio, assim se diferenciando dos outros tratamentos que podem acarretar distúrbios sérios quando manipulados de maneira errada pelo usuário.

Dentre as propriedades da Salparrilha, encontra-se, então: afrodisíaca, anti-reumática, antiespasmódica, diaforética, diurética e rejuvenescedora.

Chá de Salsaparrilha – Receita e indicações


Sua indicação está voltada para ajudar nos casos de: ácido úrico, arteriosclerose, artrite, cistite, colesterol, resfriado, gripe, circulação, reumatismo e ureia.

1.   Colocar duas colheres de sopa das folhas trituradas de salsaparrilha em um litro de água;

2.   Deixar cozinhar por três ou quatro minutos a partir do início da ebulição;

3.   Retirar do fogo e reservar tampado, durante dez minutos.

4.   Após isso, basta coar e fazer uso (Duas a três xícaras ao dia).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...