Translate This Page

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

GUARANÁ

Há mais do que energia na semente.
Além de estimulante, ela possui vitaminas, minerais e outras
propriedades capazes de beneficiar o corpo dos pés à cabeça. 

Reza a lenda que o guaraná teria brotado em solo brasileiro por obra de Tupã, um dos mais poderosos deuses da mitologia indígena. A tradição conta que, atendendo às preces de um casal de índios que não podia ter filhos, o Deus dos raios e trovões lhes concedeu uma criança bondosa. A generosidade desse filho, no entanto, despertou a ira de Jurupari, Deus da escuridão, que decidiu dar fim à vida do rapaz.
Diante da mãe desamparada pela tragédia, Tupã reagiu e lhe fez um pedido: que semeasse os olhos do jovem em um pedaço de chão, pois bons frutos floresceriam de seu rebento. Naquela terra, conclui o mito: nasceram os primeiros arbustos da espécie Paullinia cupana, mais conhecida como guaraná.
Perpetuado ao longo dos tempos, o conto indígena mostra que há algo de encantador neste fruto originário da região amazônica e descoberto pelos povos nativos. Além da curiosa e até divertida semelhança entre as sementes e os olhos humanos, o guaraná é, sim, uma verdadeira dádiva natural - não apenas para as tribos tupiniquins, que há séculos o utilizam em benefício da saúde, mas também para a ciência, que a cada dia comprova sua eficácia. Veja só!

O efeito energético do guaraná é maior que o proporcionado
pelo café, porque possui concentrações superiores de
cafeína em comparação ao grão.

Força plena
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o efeito energético e revigorante do guaraná. O que muita gente não sabe é que todo esse potencial está concentrado apenas nas sementes do fruto, ricas em constituintes chamados metilxantinas. A cafeína, a guaranina, a teobromina, a teofilina e o tanino fazem parte deste grupo que age como estimulante no sistema nervoso central e respiratório. "As metilxantinas produzem efeito relaxante da musculatura dos pulmões, melhorando a respiração e o fluxo sanguíneo", explica a nutricionista Weruska Barrios, do Hospital Samaritano, de São Paulo.
Vale dizer que o efeito energético do guaraná é até maior que o proporcionado pelo café, por- que possui concentrações superiores de cafeína em comparação ao grão (veja box). Por conta disso, o consumo regular da sua semente pode dar aquela forcinha para quem deseja melhorar a resistência em atividades físicas, afastar o cansaço mental e dar um chega pra lá na fadiga.

Ração humana
Normalmente incluído na composição da mistura, o pó de guaraná é responsável pela ação energética desse alimento que já caiu no gosto de tanta gente. Além disso, sua presença ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, promovendo a sensação de saciedade e reduzindo a compulsão alimentar. Ou seja, quando adicionado à ração humana, o pó de guaraná oferece um prato cheio para quem precisa de fôlego extra na luta contra a balança. Por isso, "o uso contínuo ajuda a melhorar a saúde de pessoas obesas e é indicado como tônico energético, para dar mais disposição", aconselha o médico Roberto Boorhem, da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT). Ainda assim, vale dizer que o consumo deve ser evitado em casos de problemas cardiovasculares, insônia e estresse.
 
Semente de ouro
Em sua composição nutricional, aparecem a tiamina (vitamina B1) e o retinol (vitamina A), essenciais ao organismo. Enquanto a primeira participa ativamente do funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, a segunda beneficia a visão, o sistema imunológico e esquelético. Fósforo, potássio, ferro e cálcio integram o time de minerais que a compõem e que participam de inúmeras funções orgânicas. "O fósforo e o potássio atuam na contração muscular, o ferro compõe a hemoglobina e o cálcio participa da coagulação sanguínea", diz a nutricionista.

Aliado na recuperação
Um estudo divulgado recentemente e realizado por profissionais do Hospital Albert Einstein e da Faculdade de Medicina do ABC, ambos em São Paulo, constatou que o extrato de guaraná pode amenizar a fadiga de mulheres que estão em quimioterapia para tratar o câncer de mama. Segundo a pesquisa, 66% das pacientes submetidas ao teste mostraram-se mais dispostas após receberem doses diárias da substância durante três semanas. Outros estudos têm buscado verificar se o consumo de guaraná pode atuar também na prevenção do câncer, mas nada foi confirmado.


Cabeça firme
Vem da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, outra pesquisa que aponta para os benefícios do extrato de guaraná quando utilizado no combate à depressão e doenças neurodegenerativas, tal como o mal de Alzheimer. A tese, que ainda passa por testes clínicos, mostrou que as substâncias presentes no extrato são capazes de estimular a memória e ainda desempenhar papel semelhante ao de medicamentos comumente utilizados contra quadros depressivos. Os resultados são animadores, mas é preciso cautela na hora de recorrer aos poderes terapêuticos do alimento. "Ainda não podemos indicar este tipo de tratamento como solução, mesmo porque, se o cérebro estiver muito fatigado, o consumo excessivo [de guaraná] pode até piorar o quadro", alerta a nutricionista Ruth Yamada, do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.
 

Estudo indica que o extrato de guaraná pode amenizar a
fadiga de mulheres que estão em quimioterapia
para tratar o câncer de mama

Quantidade ideal
Não é preciso nenhuma mágica para usar e abusar das propriedades medicinais disponíveis nas sementes do guaraná "Ingerir diariamente 1 ou 2 colheres [chá] do pó, misturado à água ou aos alimentos, é um hábito simples, mas capaz de promover muita saúde", explica Boorhem. E aqui vai um aviso: para fugir da insônia e de noites maldormidas, o ideal é utilizar esta preparação sempre pela manhã.

Pode causar irritabilidade
O efeito diurético do guaraná tem sido explorado por fitoterapeutas e naturopatas, "mas não há comprovação científica de que desencadeie um mecanismo fisiológico em relação a isso", afirma a professora paulista. Além disso, por possuir grandes quantidades de cafeína e guaranina, suas sementes podem provocar ansiedade, inquietação, irritabilidade, tensão muscular e palpitações cardíacas.
 

Nas prateleiras

O sabor adstringente e nada agradável das sementes do guaraná torna quase impossível consumi-las in natura. Abaixo, algumas opções de como encontrar o alimento nas lojas:

Pó: passa por um processo de desidratação e moagem que ajuda a conservar seus princípios ativos e nutrientes. Deve ser consumido sempre misturado a outros alimentos ou no preparo de sucos, já que tem sabor residual forte.
Barras: uma espécie de concentrado obtido a partir da semente, normalmente comercializado em casas naturais e produzido manualmente. Para consumi-las é preciso ralar até obter pequenas partículas de pó.
Xarope: a medicação fitoterápica é utilizada no tratamento de doenças respiratórias.
Cápsula: comercializadas por marcas renomadas, as cápsulas de guaraná contêm o pó e são mais fáceis de consumir.
Refrigerantes: bebidas gaseificadas à base de guaraná.
 
Adeus, desânimo!
A semente do guaraná dá um baile de concentração de cafeína
quando comparada a outros alimentos que ajudam a combater o cansaço.

1 - Semente de guaraná: 6%
2 - Grão de café: 1% a 2,5%
3 - Mate: 1%
4 - Cacau: 0,7%
 
Obs.: valores aproximados referentes a 100 gramas de cada alimento.
 
À flor da pele
O efeito que os componentes do guaraná desempenham quando aplicados à cosmetologia também merecem destaque. "Atualmente, a cafeína e seus derivados vêm sendo utilizados em cremes e loções para o tratamento de rugas e celulite, devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias", afirma a dermatologista Isabella Doche, da Clínica Dermaplast, de São Paulo. Abaixo, veja uma receitinha para dar mais brilho à pele.

Máscara revitalizante de guaraná
Ingredientes
1 colher (sopa) de abacate amassado
1 colher (café) de guaraná em pó
1 colher (café) de leite
1 colher (sopa) de mel
 

Preparo
Em um recipiente, misture tudo até ficar com consistência homogênea. Em seguida, espalhe a mistura no rosto e deixe agir por 15 minutos. Retire com água fria. O uso contínuo desta máscara promoverá limpeza e fortalecimento da derme facial.
 

Suco metabólico
Ingredientes
1 colher (chá) de guaraná em pó
3 colheres (sopa) de beterraba ralada
2 fatias finas de gengibre
1 colher (sopa) de mel
3 fatias de abacaxi
1 colher (sopa) de farelo de arroz

Preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado. A bebida promove sensação de saciedade, melhora o metabolismo e dá uma dose extra de energia.

Rendimento
2 copos

Fonte: Weruska Barrios, nutricionista do Hospital Samaritano, de São Paulo
 

Drinque energético
Ingredientes

180 ml de água
1 colher (sobremesa) de extrato de guaraná
1 colher (sobremesa) de mel
½ polpa de melancia
½ polpa de açaí

Preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado. A bebida oferece ação antioxidante, revigorante e dá o combustível necessário às atividades que exigem grandes esforços, físicos ou mentais.

Rendimento
2 copos

Fonte: Weruska Barrios, nutricionista do Hospital Samaritano, de São Paulo

 
Pastel assado de guaraná com laranja
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
500 g de gordura hidrogenada
300 ml de suco natural de laranja
2 colheres (chá) de pó de guaraná
1 colher (sopa) rasa de sal
Recheio à sua escolha
 

Preparo
Despeje a farinha de trigo e a gordura hidrogenada num recipiente e misture com as mãos até que fique homogêneo. Em seguida, acrescente o sal, o suco de laranja e o pó de guaraná e continue mexendo com as mãos até obter uma massa. Deixe descansar por tempo suficiente para que a massa fique consistente. Com um rolo, abra a massa sobre uma superfície plana, corte-a em pedaços pequenos e acrescente o recheio à sua escolha. Com ajuda de um garfo, dobre os pedaços ao meio, unindo as duas superfícies no formato do pastel. Em seguida, leve ao forno para assar e retire quando a massa estiver crocante.
 

Rendimento
60 unidades pequenas
 
Fonte: Ruth Yamada, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...