Translate This Page

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CHÁ COM MEL,GOSTOSO E BOM PARA A SAÚDE !

Com o friozinho chegando fica cada vez mais convidativo um chazinho adoçado com mel. Pode ser um tradicional chá de erva-doce e/ou camomila, chá da maçã seca, de hibisco, de menta (ótimos para resfriados e para dor de garganta). Enfim, há um sem número de possibilidades de combinação de um ou mais ingredientes, sejam ervas, flores ou frutos secos, para se fazer um agradável chá de fim-de-tarde, começo da noite ou para pouco antes de se ir dormir.
ADOÇADO COM MEL, MELHOR AINDA
O mel é produzido a partir do néctar das flores, que as abelhas melíferas coletam , transformam, combinam e deixam maturar nos favos das colméias. O sabor a cor e o aroma variam de acordo com sua origem botânica, clima, solo, umidade e altitude.
O mel é utilizado como adoçante pelo homem desde a antiguidade, existem hieróglifos egípcios que já relatam as propriedades do mel. Rico em componentes nutritivos e terapêuticos, possui dois açúcares: glicose e frutose; além de importantes sais minerais que são absorvidos no sangue sem que seja necessária a digestão, fornecendo energia rapidamente.
EFEITOS DO MEL NO ORGANISMO HUMANO
• Imunológico
• Antibacteriano
• Antiinflamatório
• Analgésico e sedativo
• Expectorante
• Hipersensibilizador
Ele ajuda a cicatrizar feridas e alivia picadas de insetos. Nos adultos, destaca-se uma ação pró-biótica, ou seja, que promove a regulação do intestino ao estimular o equilíbrio da flora intestinal. Ele é rico em antioxidantes e faz parte da nutrição saudável, propriedades que podem ajudar o corpo a se defender de algumas doenças, sobretudo as degenerativas.
O efeito antibactericida do mel é comprovado quanto ao uso tópico.
O mel tem,ainda, propriedades estéticas, funcionando como adstringente na pele.
TIPOS DE MEL
As propriedades do mel variam em função da classe de flor utilizada como matéria-prima e da espécie de abelha envolvida em sua produção.
1. Monofloral: quando o mel é produzido a partir do néctar de uma única espécie floral.
MEL DA FLOR DE EUCALIPTO - É indicado para os problemas respiratórios, além de possuir propriedades anti-sépticas e auxiliar no combate às infecções intestinais e urinárias.
MEL DA FLOR DE LARANJEIRA - É um poderoso tranquilizante natural, diminuindo a ansiedade, acalmando palpitações e combatendo a insônia.
2. Polifloral: quando o mel é produzido de néctar coletado de diversas flores de origens florais diferentes.
MEL DE FLORES SILVESTRES - Proveniente de diversas flores, é um fortificante para crianças, adultos e idosos.
CRISTALIZAÇÃO DO MEL
A cristalização é um processo natural do mel puro, ocorre pela separação da glicose que é menos solúvel na água do que a frutose e depende dos seguintes fatores:
• Origem botânica
• Temperatura ambiente
• Teor de umidade no mel
O mel pode ser descristalizado mediante aquecimento controlado (45 a 50ºC) em banho maria ou sem contato direto com o fogo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...