Translate This Page

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CHIMICHURRI - VOCÊ SABE O QUE É?

Com a proliferação das churrascarias de estilo argentino no Brasil, palavras como empanadas, bife de chorizo, parrillada e alfajor foram incorporadas ao vocabulário gastronômico brasileiro.
Outra palavra de som mais exótico, mas não por isso menos conhecida, é a que define o típico molho a base de ervas que acompanha todo bom churrasco argentino. Essa palavra é chimichurri , que já é encontrado em algumas churrascarias brasileiras. De etimologia controversa, alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses que habitavam nas pampas e que acostumavam acompanhar as carnes com molhos a base de curry. Quando solicitavam o molho, o faziam utilizando a expressão inglesa give me the curry (me da o molho) ou misturando o idioma local che mi curry (tche meu molho). E há quem diga que um comerciante britânico conhecido como Jimmy Curry, inventou o molho, e de seu nome surgiu a palavra.
Parece mais provável, a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura no seu idioma original, e definiria bem o que é realmente um chimichurri.

Se há varias versões para a origem da palavra, há muito mais versões ainda para sua receita, porem independente do tipo de receita, indicamos algumas dicas que podem ajudar a fazer um bom chimichurri:

- Mesmo quando indicado em alguma receita, recomendamos não utilizar azeite de oliva puro, óleos de sabor neutro, como o de girassol, combinam melhor com o molho. Se preferir pode-se optar por uma mistura a gosto dos dois. Óleo de soja também não é recomendado.

- Se a preparação vai ser consumida em um dia ou dois, pode-se incorporar ingredientes frescos na receita, se for para guardar deve-se usar ingredientes desidratados. Em ambos os casos é recomendável preparar o molho umas horas antes de ser servido.

- A utilização de água morna para re-hidratar os ingredientes acentua os sabores. Se diminui-se a quantidade de óleo na receita, o molho fica mais light, se diminui-se a quantidade de vinagre ele fica mais suave.

- Utilize vinagre de qualidade (sempre de vinho, não de maçã), pode ser aromatizado para dar mais sabor. Substituir uma parte deste, por vinagre balsâmico, resulta agradável e suaviza o molho.

- As receitas básicas podem ser incrementadas com tomates e/ou pimentões picados bem fininhos. Para um jantar com bife de chorizo grelhado no fogão, pode-se requintar a receita com umas colheradas de tomate seco previamente processado.

- Ervas como o coentro e o manjericão não são tradicionais, mas aparecem em algumas receitas, se são de seu agrado use-as moderadamente. O alecrim tem um sabor muito acentuado, se for utilizá-lo, faça-o em pequena quantidade.

- Devido à popularidade do molho, já existem no Brasil misturas prontas para prepará-lo, sendo fáceis de achar em supermercados e lojas gastronômicas. Como não existe um padrão, são diferentes umas das outras, acentuando-se a presença de um ou outro ingrediente. Escolha a de seu agrado, podendo incrementá-la ao seu gosto.

A seguir duas receitas básicas de molho chimichurri, use-as como referência, alterando-as em função das dicas anteriores e seu gosto pessoal:

Receita 1:
Ingredientes:
10 g de alho e cebola desidratados
10 g de salsinha desidratada
10 g de pimentão desidratado
10 g de orégano desidratado
10 g de louro
10 g de cebolinha desidratada
10 g de pimenta calabresa desidratada
300 ml de vinagre de vinho branco
600 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto.

Coloque numa tigela os ingredientes secos, condimente com o sal e a pimenta. Acrescente o vinagre e misture, incorpore pouco a pouco o azeite mexendo suavemente.

Receita 2:
Ingredientes
01 dente de alho amassado
¼ de maço de salsinha picado (sem os cabos)
10 g de tomilho picado
10 g de orégano fresco picado
01 folha de louro
¼ de xícara (chá) de vinagre
½ colher (chá) de páprica picante
½ xícara (chá) de óleo de girassol
Sal e pimenta do reino a gosto

Proceda igual à receita anterior.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...