Translate This Page

segunda-feira, 29 de março de 2010

Óleo de amendoim - Fonte de ômega 6

     O óleo do amendoim é de fácil digestão e, por isso, recomendado às pessoas portadoras de moléstias do aparelho digestivo. Seu valor nutritivo equivale ao de outras gorduras empregadas na alimentação, sejam vegetais ou animais. A vitamina E, responsável pela reprodução, é a que se destaca em maior concentração no óleo do amendoim.
     O óleo de amendoim é excelente para pratos especiais e saladas. Ele é considerado tão saudável quanto o azeite de oliva, o que o coloca em uma situação privilegiada em relação aos outros tipos de óleos disponíveis no mercado.
     Você talvez não se lembre, mas é bem provável que seus avôs e parentes mais antigos preparassem refeições à base de óleo de amendoim. O alimento, altamente nutritivo, saboroso e de fácil digestão, saiu de cena há algumas décadas porque tinha um alto custo de produção. Nele encontramos ácidos graxos insaturados, um tipo de gordura essencial ao pleno funcionamento do organismo.
     Existem dois tipos de gorduras insaturadas: monoinsaturadas e poliinsaturadas. Embora seja considerado essencialmente um óleo vegetal monoinsaturado, o óleo de amendoim também contém concentrações de gorduras poliinsaturadas, o que o torna uma excelente opção na rotina alimentar.
     Para que se tenha uma ideia, uma colher de sopa do produto (13 ml) possui, em média, 7g de ácidos graxos monoinsaturados e 2,9g de poliinsaturados. "Essas gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas têm origem nos vegetais e ajudam a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e de colesterol total. Elas atuam contra as placas de gorduras, ou seja, diminuem a instalação de ateromas e, como conseqüência, afastam o risco de pressão alta, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto", diz a nutricionista Lilian Selerges, de São Paulo (SP).
     Na prática, isso significa que o óleo de amendoim colabora ativamente para acabar com o colesterol ruim e para manter os níveis de HDL (colesterol bom), benefícios comumente associados aos óleos ricos em gorduras monoinsaturadas. Além disso, graças à sua concentração de ácidos graxos poliinsaturados, em especial de ômega-6, o óleo de amendoim também atua na prevenção de doenças neurológicas e cardiovasculares, estimulando o sistema imunológico e o sistema nervoso.
     "Os ácidos graxos ômega-6 (ácido linoléico) são essenciais à estruturação das membranas celulares do organismo, ao sistema de coagulação - prevenindo as hemorragias - e à proteção da pele", afirma Lilian.    
     Alimento polivalente
     Outro aspecto essencial do óleo de amendoim é o fato de ser rico em vitamina E, um nutriente antioxidante que fortalece as células e, assim, atua contra o envelhecimento precoce. Graças às suas propriedades, esta vitamina impede a proliferação exagerada dos radicais livres, grandes inimigos da saúde, atuando também na regeneração de todos os tecidos do organismo, além de favorecer processos antiinflamatórios.
     Evidências científicas apontam também para o fato de que a presença da vitamina E seria capaz de proteger os outros nutrientes do óleo, evitando assim a sua degradação.
     Cru ou refinado, o amendoim contém ainda grandes quantidades de fósforo, potássio, enxofre, cálcio, cobre e ferro. Vitaminas do complexo B, como a B1 e B2, são outras substâncias encontradas em pequenas quantidades na leguminosa, e que têm grande importância.
     "O óleo de amendoim é de fácil digestão e, por isso, muito recomendado às pessoas portadoras de doenças do aparelho digestivo. Não é à toa que seu consumo vem aumentando mesmo nos países tradicionalmente consumidores de azeite de oliva. Afinal, ele é um óleo de fina qualidade utilizado em pratos especiais, saladas e também em dietas alimentares em que há necessidade de suplementação protéica", afirma a nutricionista.
     O óleo de Amendoim é um óleo de cor amarelo pálido, odor e sabor suave característico. O preparo das refeições pode ser feito sem que o óleo absorva o sabor da comida e o transfira para outros alimentos, mantendo, desta forma, o sabor natural dos ingredientes. Por isso, é ideal para cozinhar, fritar, temperar saladas e também como margarina. Consumir óleo de amendoim pode ser uma opção mais saudável, durável e econômica comparada aos outros tipos", conclui a nutricionista Lilian Selerges.
     Para saborear
     Quer aliar sabor e saúde na sua alimentação? Então, confira esta receita super light e descubra como o óleo de amendoim pode fazer a diferença no seu cardápio!
   Peixe leve
     Ingredientes:
    4 colheres (sopa) de Óleo de Amendoim
    1 kg de filé de cação
    1 cebola pequena
    1 kg de tomate sem pele
    2 dentes de alho
    Sal, salsinha e pimenta a gosto
    200 ml de leite de coco
Preparo - Para começar, tempere o peixe da maneira que preferir, incluindo, se possível, pimenta, cebola e alho a gosto. Reserve. Depois, bata no liquidificador os tomates com a cebola e adicione a salsinha. Em uma panela, acrescente o Óleo de Amendoim, despeje a mistura obtida a partir do tomate, e deixe cozinhar por 15 minutinhos. Em seguida, acrescente o leite de coco e as postas de peixe na mesma panela. Deixe cozinhar por 20 minutos e está pronto para servir!
Rendimento:4 porções pequenas / Valor calórico total da receita: cerca de 1750 kcal / Por porção (200g): 440 kcal
TABELA NUTRICIONAL DO ÓLEO DE AMENDOIM
Valores encontrados em uma colher de sopa
Água (%) 0
Calorias 125
Proteína (g) 0
Gordura (g) 14
Ácido Graxo Saturado (g) 2,4
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 6,5
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 4,5
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 0
Cálcio (mg) 0
Fósforo (mg) 0
Ferro (mg) 0
Potássio (mg) 0
Sódio (mg) 0
Vitamina A (UI) 0
Vitamina A (Retinol Equivalente) 0
Tiamina (mg) 0
Riboflavina (mg) 0
Niacina (mg) 0
Ácido Ascórbico (mg) 0

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...