O estudo foi realizado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, onde os pesquisadores concluíram que, na dose certa, a mangabeira é mais indicada do que remédios no combate à pressão alta.
O chá da mangabeira em folha ou casca inibe a produção de substâncias que causam a hipertensão, além de ser um excelente vaso dilatador. Assista a reportagem do Jornal Nacional sobre a Mangaba.
Por exemplo, o Captopril – remédio usado no tratamento da pressão alta – tomou de 10 x 0 do extrato da folha da mangabeira dissolvido em água. A substância que possui três princípios ativos contra a pressão alta foi ingerida por camundongos hipertensos e após análise laboratorial, ficou comprovada a eficácia da mangaba, dez vezes mais potente do que o remédio Captopril, no tratamento de hipertensos.
Nos ratos de laboratório a pressão arterial desceu para níveis normais e ficou controlada.
O chá da folha da mangaba ou de seu tronco, não deve ser administrado sem prescrição médica, alerta a especialista em plantas medicinais da UFMG, Maria das Graças Lins, pois a dose em excesso das substâncias ativas da mangabeira, que agem diretamente no combate à pressão alta, pode não fazer efeito algum e até mesmo fazer mal ao hipertenso. Ou seja: nada de tomar remédio, nem chá de folha da mangabeira, sem avisar ao médico que acompanha o seu quadro clinico de hipertensão.
A mangaba medicinal é vendida em folhas ou pedaços do tronco da mangabeira nas lojas de produtos naturais. O que a sabedoria popular já dizia agora foi comprovado em pesquisa científica, e com resultados que surpreenderam os cientistas farmacêuticos.
Entretanto, não tome remédio sem o acompanhamento clínico de um médico. Para quem deseja saber como se faz o chá – se com a casca ou com a folha da mangabeira – e a dosagem certa, existem dois caminhos: o primeiro é ir ao médico e perguntar. O segundo caminho é ir até uma loja de produtos naturais e buscar as informações de quem já vende o produto. Mas atenção: com saúde não se brinca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário