Translate This Page

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SAÚDE

Comida de cachorro é melhor?
    Crítico da dieta pouco nutritiva consumida por boa parte dos americanos, o nutricionista Michael Konowalski, 32, começou um “experimento” em janeiro de 2010: “Passei a comer qualquer coisa que tivesse vontade, fosse uma refeição fast-food, um cachorro-quente, na hora em que tivesse vontade, sem restrições, por 11 meses. Depois, passei um mês comendo apenas McDonald's”.
     Em janeiro deste ano, o “experimento” entrou numa nova “fase”: Konowalski passou a comer apenas comida de cachorro, o que pretende fazer por “30 ou 90 dias”. O objetivo: mostrar que até ração animal é “bem melhor do que a dieta do americano comum”.
     “Não estou buscando seguidores, não recomendo isso para ninguém. Mas acho que o país tem que acordar para o que come. Sofremos (os efeitos dessa dieta) porque queremos. É nossa escolha”, disse Konowalski – polonês radicado nos EUA há dez anos, pai de duas crianças e, segundo ele, criador de planos de dietas para atletas – à BBC Brasil por telefone.
     Ele está descrevendo sua rotina no blog inserido no site www.thechoiceprojectmovie.com

‘Energia’
     O nutricionista diz que se sente “mais cheio de energia” agora, enquanto se alimenta de ração – orgânica, ressalta ele – do que durante o mês em que se alimentava apenas de lanches do McDonald's.
     “E minha taxa de gordura corporal, que antes do ‘experimento’ era de 8% a 10%, subiu para 22% (nos meses em que ele comeu o que queria e fast-food) e baixou para 19% no último mês”, diz ele.
     Ele confessa que não conseguiu comer a ração nos primeiros dias em que se propôs a fazê-lo, “pela barreira mental”.
     “Mas não estou comendo pelo sabor, e sim pelos nutrientes, ainda que (os presentes na ração) não sejam suficientes. Estou fazendo isso para provar meu ponto.”
Konowalski está fazendo um documentário sobre a experiência, que gostaria de lançar até o final do ano que vem. Mas ele nega que suas refeições “caninas” sejam um golpe publicitário.
     “Não estou fazendo isso por fama ou dinheiro. Tanto que nem envolvi o nome da minha empresa de nutrição no projeto. Quero inspirar as pessoas a mudar suas vidas. E é um desafio pessoal também. Tenho alguns projetos não finalizados, mas neste eu tenho que ir até o fim” (Ainda que o fim não esteja muito claro: Konowalski diz que não sabe que rumo tomará sua dieta após a experiência com comida de cachorro).
     Ele diz que o documentário semelhante Supersize Me (2004), em que o autor, Morgan Spurlock, passou um mês se alimentando apenas de McDonald's, falha ao atribuir a terceiros a culpa pela empobrecida alimentação praticada nos Estados Unidos e no mundo.
     “Culpamos o governo, as empresas, todo o mundo. Mas nossa alimentação é nossa escolha pessoal. E, em geral, não costumamos escolher comidas saudáveis”, opina Konowalski.

Fonte: BBC Brasil


Alimentação saudável e atividade 

física minimizam hipertensão arterial

      A hipertensão arterial vem sendo discutida atualmente devido à sua relação com o acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e doenças cardiovasculares e renais.
     A presença da hipertensão pode ter inúmeras causas, tais como hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e o fumo.
     Entretanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer em vários aspectos, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sangüíneos e da musculatura do coração.
     O consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados e sal, a falta de alguns nutrientes e o sedentarismo são práticas que favorecem o surgimento precoce da hipertensão arterial.  
Uma alimentação adequada, combinada a atividade física, é capaz de retardar o aparecimento da hipertensão.
     Por isso, uma alimentação adequada, combinada a atividade física, é capaz de retardar o aparecimento da hipertensão.
     O sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão da hipertensão. A inclusão de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação são de extrema importância para que a hipertensão seja realmente diminuída com melhores resultados.
     Cada uma dessas substâncias mantém um papel positivo no trabalho dos vasos sanguíneos. Veja abaixo:

  • Cálcio: auxilia na contração da musculatura e melhora as condições do tônus vascular.
  • Potássio: auxilia na excreção do sódio.
  • Magnésio: mantém um efeito vasodilatador.
  • Fibras Solúveis: podem diminuir a absorção de gordura e também diminuir a síntese do colesterol hepático. Esses efeitos podem contribuir na diminuição de riscos de formação da placa de ateroma nos vasos sangüíneos.
  • Fibras Insolúveis: Não atuam na diminuição de gordura, mas contribuem no aumento da saciedade, que por sua vez limita o consumo de alimentos e ainda favorece os movimentos do intestino.  

     A junção de todos esses nutrientes é algo fácil de ser consumido no nosso dia a dia, pois estão presentes em alimentos corriqueiros.
     A seguir estão descritas atividades que podem ser praticadas por qualquer um de nós, a fim de melhorar a qualidade de vida e hipertensão arterial.

1) Para diminuir o sódio
 
Na hora da compra:
- Leia atentamente os rótulos para conhecer o teor de sódio
- Dê preferência aos alimentos com teor de sódio reduzido ou sem adição de sal
- Na hora da escolha dos alimentos, esteja ciente de que: molhos de soja, alimentos em salmoura ou curados apresentam alto teor de sódio.
- Dê preferência para aves frescas, peixes e carnes magras em vez de enlatados, defumados ou processados.
- Observe os refrigerantes light e diet, pois podem conter alto teor de sódio, já que alguns edulcorantes contém sódio na sua composição.

Na hora de cozinhar:

- Em vez de adicionar somente sal nos alimentos na sua preparação, diminua sua quantidade  e adicione conjuntamente ervas, limão ou vinagre para realçar o sabor.
- Evite condimentos industrializados como: temperos prontos, molho de soja e glutamato monossódico ou escolha as versões com baixo teor de sódio. 

2) Melhore seu comportamento com escolhas Inteligentes:
- Limite o consumo de alimentos curados (presunto, peito de peru, mortadela), e alimentos em salmoura (picles, azeitonas e condimentos como mostarda e ketchup)
- Não utilize saleiro na mesa

3) Aumente o teor de cálcio, potássio, magnésio e fibras no seu dia a dia:
Cálcio: pode ser encontrado principalmente no leite e derivados, de preferência com baixo teor de gordura. Sardinha e hortaliças verdes escuras também são fontes desse nutriente.

Potássio e fibras solúveis: Legumes, verduras e frutas (prefira consumi-los com casca e crus, pois os alimentos, quando cozidos, abaixam o teor do potássio).

Magnésio: oleaginosas como (nozes, amêndoas e castanhas), feijões, ervilhas, soja, lentilha, hortaliças verdes escuras, cereais integrais.

Fibras insolúveis: dê preferência aos cereais integrais, como arroz, farinha e aveia. Alguns outros produtos têm fibras adicionadas a sua composição, verifique os rótulos.

Fonte:  Minha Vida

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PARA EMAGRECER


Ração das farinhas, uma nova moda para perder peso.



Após a moda da ração humana, outro composto alimentar está em evidência, fazendo com que a procura por farinhas tenha aumentado muito junto às lojas de produtos naturais. Trata-se da ração das farinhas, um mix em que entram, entre outras, as farinhas de banana verde, ameixa, berinjela, laranja. Iremos, aos poucos, falando de todas essas farinhas, neste espaço. Começamos hoje pela farinha da banana verde.


A farinha de banana verde emagrece porque ela é rica em Amido Resistente um tipo de carboidrato que tem propriedades que agem sobre o organismo, semelhantes às fibras.  O amido resistente consegue passar intacto pelo intestino delgado e só é fermentado ao chegar ao intestino grosso. Assim, ele retarda a absorção de glicose e de gorduras, ajuda a proteger o organismo contra doenças do intestino, evita o aumento da glicose no sangue e faz perder peso. Os resultados do emagrecimento começam aparecer em média, após duas semanas de uso.

 Benefícios da Farinha de Banana Verde
   Ajuda a emagrecer;
   Retarda a absorção da glicose e diminui diabetes;
   Melhora a prisão de ventre;
   Promove sensação de saciedade e diminui a fome;
   Evita cãimbras musculares e acelera o metabolismo;
   Evita doenças cardíacas;
   Acelera o metabolismo;
   Evita câncer de próstata.
A farinha de banana verde tem inúmeros benefícios. Rica em carboidratos, ela tem substancias que reduzem o nível de açúcar no sangue e que também achem diretamente na digestão intestinal. Ela também é uma aliada na redução de peso, pois reduz o apetite, aumentando a sensação de saciedade. O interessante é que a farinha da banana verde pode substituir a farinha de trigo (ou pelo menos parte) em determinadas receitas.
Outro benefício da farinha de banana verde é que o consumo regular ocasiona uma redução de glicose no sangue, o que pode ser muito benéfico para os diabéticos.
 

A farinha de banana verde também é excelente para prevenir o diabetes do tipo 2. A farinha de banana verde ainda é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, que tem poderosa ação antioxidante; e vitamina A, importante para a saúde da pele.

Como deve ser consumida a farinha de banana verde para emagrecer?
Devem-se consumir apenas 2 colheres (sopa) da farinha de banana verde ao dia. O ideal é que essas porções sejam incluídas no almoço e no jantar. A farinha ainda pode ser diluída em água e bebida duas vezes ao dia nas quantidades descritas acima.
Contraindicações: não existem contraindicações para o consumo da farinha de banana verde . A única ressalva é aumentar a ingestão de líquidos, pois sem hidratação o alto consumo de fibras pode gerar prisão de ventre e ressecamento nas fezes.

ENCONTRE FARINHAS DE: BANANA / BERINJELA / AMEIXA / LARANJA / MARACUJÁ  E OUTRAS EM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...