Translate This Page

quarta-feira, 12 de junho de 2013

REMÉDIOS E TEMPÊROS


Zimbro, do remédio ao molho exótico, um fruto de sabor.
Praticamente desconhecidos pela população brasileira, os frutos do zimbro podem ser usados como remédio, no preparo de bebidas ou como tempero em alguns pratos de carnes e peixes.
 
A árvore é nativa das regiões bem frias da Europa. Seus frutos, dentro do processo de amadurecimento, passam do verde a uma coloração anil, chegando até a cor preta. Este processo de amadurecimento pode levar três anos.
 
O nome de zimbro tem origem indo-europeia, significando "junco". Já o nome junípero, deriva da palavra holandesa genever, que acabou dando origem à palavra gin. Isto mesmo, o junípero é a planta utilizada para aromatizar o gin, aquela bebida alcoólica destilada de cereais. O grande volume dos frutos vai para as indústrias de gin, e uma pequena parcela vai para o mercado de especiarias.
 
Na Europa antiga, o junípero era utilizado para mascarar o aroma de carnes passadas. Era considerada uma planta mágica, sendo utilizada para afugentar demônios e espíritos malignos. Tanto é que seus frutos eram queimados nos quartos de enfermos, isto para defumar o ar e para afugentar as energias negativas. Como possui uma grande ação antisséptica, servia não só para limpar o ambiente, mas também acabava atuando no doente quando este aspirava sua fumaça.
Empregam-se seus frutos como condimento e para tratamento ou prevenção de algumas doenças. Já a sua madeira é muito empregada no preparo de defumados. Além de conservar os embutidos e os presuntos, vai dar um sabor bem característico, que por sinal é muito agradável.
 
O junípero possui ação digestiva, tônica, carminativa, estimulante, diurética, e também pode ser utilizada para reumatismo e halitose. Vamos então preparar um delicioso elixir de zimbro. Esmague 240 g de frutos de zimbro, adicione 375 g de água, 300 g de álcool neutro a 60ºGL, 6 g de sementes de anis estrelado e 3 g de canela. Deixe em maceração por 10 dias sem agitar. Filtre e coloque em uma garrafa adicionando meio quilo de açúcar. Tome meio cálice antes das refeições para aumentar o apetite e auxiliar nos processos digestivos. Se tomado após a refeição irá auxiliar a digestão e também irá facilitar a eliminação de gases estomacais, normalmente responsáveis por cólicas.
 
Para o preparo de um molho de zimbro coloque os frutos secos em uma panela, cubra com água e deixe cozinhar até que os frutos fiquem bem tenros. Esmague a polpa e adicione o equivalente a três vezes o peso da polpa em açúcar. Bata a mistura vigorosamente e deixe esfriar. Coloque em pequenas porções na mesa para as pessoas se servirem. Acompanha muito bem carnes de sabor forte, como javali, capivara e suínos. Experimente preparar este molho e servir junto com o tender no final do ano. Você verá a surpresa das pessoas ao descobrir seu delicioso sabor e seu aroma perfumado. Normalmente encontramos os frutos secos de zimbro na sessão de condimentos dos supermercados ou então em farmácias especializadas em ervas. Não deixe de experimentar o zimbro, você ficará espantado com sua grande capacidade digestiva e antiespasmódica.

SAÚDE

Chia, linhaça e grão-de-bico juntos?
Eles podem ajudar a reduzir o colesterol ruim,
aumentar o bom e promover o bem-estar.

Entre os grãos mais consumidos e indicados para promover qualidade de vida, estão a chia, linhaça e grão de bico. Além de saborosos, ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o bom, proporcionam mais saúde ao coração e auxiliam no controle da pressão arterial.
Estes alimentos são ricos em ômega-3 e 6 e ácidos graxos que ajudam a combater o colesterol, pois diminui as chances de acumular gordura nas artérias. Dados do Ministério da Saúde informam que 30% da população tem uma alta dose de colesterol, o que representa mais de 77 milhões de pessoas. A nutricionista Daísa Pinhal, destaca que “o consumo de alimentos específicos, juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam a redução do colesterol “ruim” e o aumento do “bom”. Por isso a importância se introduzir os grãos na alimentação.”
Uma dica prática é preparar um mix de grãos e levar em um potinho ao escritório. Misturar aveia em floco com chia, quinoa e linhaça, por exemplo, é ótimo e vai super bem com frutas e iogurte.          A quantidade de cada grão pode ser determinada de acordo com o paladar da pessoa. Dessa forma, fica mais fácil e saboroso e ninguém se esquece de consumi-los.
Outra forma de consumo é misturar os grãos na hora de preparar os alimentos. Acrescentar aveia a um pão feito em casa, linhaça ao molho da salada e, até mesmo, a chia em bolos ajudam a acrescentar saúde e sabor aos alimentos. Além disso, é uma maneira fácil de fazer com que a família consuma estes alimentos de forma saborosa e prática.
Os grãos fazem parte do grupo dos carboidratos, que fornecem energia ao corpo. Neste grupo estão presentes os cereais (arroz, grãos, trigo, milho e aveia), os tubérculos (batatas, mandioca e mandioquinha) e os açúcares (mel e frutose). As nutricionistas indicam o consumo diário de 5 a 9 porções deste grupo. Cada porção tem em média, 100g.
Muffin de banana com chia
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
3 bananas maduras
250 ml de leite de aveia
½ xícara (chá) de óleo de coco
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de chia
 
Modo de preparo:
Misture a farinha de linhaça com 3 a 4 colheres (sopa) de água quente. Reserve. Em outro bowl, junte a aveia, a farinha de trigo integral, o bicarbonato de sódio, sal e gengibre. Reserve. No liquidificador bata as bananas, o leite de aveia, o óleo de coco, o açúcar demerara e a essência de baunilha. Adicione a chia e mexa. Coloque a
massa nas forminhas e asse por 25 minutos em forno preaquecido. Polvilhe a aveia.
 
Salada coração saudável
Ingredientes:
3 xícaras de chá de grão-de-bico
1 cenoura cortada em rodelas
1 talo de salsão picado
4 colheres de salsinha picada

Molho:
1 cebola picada
4 colheres de água
2 colheres de azeite de oliva
3 colheres de vinagre branco
2 colheres de mostarda
Sal a gosto
 
Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Cozinhe-o com a cenoura até ficarem macios. Escorra e reserve. Prepare o molho: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Em uma travessa, arrume o grão-de-bico no meio e as rodelas de cenoura em volta. Distribua por cima o salsão e a salsinha. Regue com o molho e sirva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...