Translate This Page

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CARNAVAL

A importância de 
se alimentar bem.

O carnaval está chegando, e com ele muitos foliões se preparando para aproveitar o feriadão com muita festa. Mas para que se tenha pique para pular o carnaval todos os dias, a realização de uma alimentação equilibrada é essencial para você aproveitar ao máximo e com saúde esses dias, independente se você vai ao clube, desfilar na avenida, no carnaval de rua, seguir o trio elétrico ou até mesmo ir curtir o feriadão na praia. Uma alimentação adequada nas refeições e no intervalo entre elas vai te ajudar a ter energia suficiente para aproveitar ao máximo todos os dias, sem ficar de ressaca e indisposto.
- É fundamental que você se alimente a cada 3 horas. Não passe muito mais tempo sem se alimentar. Afinal são os alimentos que fornecem a energia necessária ao nosso organismo, para que você sinta-se disposto nas horas de folia.
- No café da manhã, faça uma refeição reforçada e saudável, que contenha frutas, pães integrais ou granola, leites e derivados.
- No almoço e no jantar, garanta o consumo de verduras e legumes, pois são alimentos de fácil digestão, fontes de fibras, vitaminas e minerais.
- Faça refeições leves à base de carboidratos integrais (pães integrais, granola, arroz integral).
- Evite refeições pesadas, frituras e comidas gordurosas no almoço e no jantar, pois geralmente podem causar desconforto abdominal e gerar indisposição, o que prejudica o folião que planejou seguir o trio elétrico ou desfilar na avenida.
- Para aquelas pessoas que NÃO vão realizar suas refeições em casa, algumas dicas importantes devem ser seguidas para evitar os riscos de intoxicação alimentar. Preste muito atenção na higiene do local e dos manipuladores aonde você for realizar a sua alimentação, uma vez que más higiene dos manipuladores e do ambiente em que se produz as refeições aumenta os riscos de contaminação do alimento. Evite o consumo de molhos a base de maionese e ovos, pois estes alimentos estragam mais facilmente quando não são conservados sob refrigeração e na temperatura adequada. Além disso, preste atenção se todos os alimentos são conservados sob refrigeração, pois nesta época do ano, o calor estraga mais facilmente aqueles alimentos que não são armazenados na temperatura adequada.
- Caso fique muito tempo fora de casa, não deixe de se alimentar neste período. Barrinha de cereal e frutas são opções fáceis de serem transportadas na bolsa. Por isso, não hesite em deixar uma fruta de sua preferencia na sua bolsa. Escolha as frutas mais firmes que não são amassadas facilmente, como maçã, ameixa, pêra, nectarina, etc…
- Beba bastante líquidos ao longo do dia: água, água de coco e sucos naturais auxiliam na hidratação. Para aqueles que estarão expostos ao sol, redobre a atenção quanto a esta dica. Afinal no verão e no carnaval transpiramos mais, e essa combinação aumenta riscos de desidratação. Portanto cuidado para não se desidratar.
- Se consumir bebidas alcoólicas, não deixe de ingerir outros líquidos também (como água, água de coco e suco natural) e consumir alimentos, a fim de evitar que a ressaca te pegue e comprometa os próximos dias de carnaval. Lembre-se que se ingerir bebidas alcoólicas, NÃO DIRIJA!
- O açaí é um alimento interessante para ser consumido nesta época do ano, pois por apresentar elevado valor energético, fornece energia aos foliões e repõem as energias perdidas. Mas atenção, o açaí por si só já é considerado um alimento hipercalórico, portanto prefira consumí-lo com frutas. Evite a adição de doces, chocolates, leite condensando e demais carboidratos refinados. Não se esqueça que a ingestão excessiva desse alimento pode favorecer o aumento de peso.
- Na quarta-feira após o carnaval, retome a sua alimentação habitual. Consuma alimentos leves no almoço e no jantar, consuma peixes, carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas, frangos sem pele. Consuma um prato de salada com bastante variedade e bem colorido. Isso irá contribuir com o consumo de micronutrientes, importantes para o bom funcionamento do metabolismo.

Fonte: Site Kilorias

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Eles são capazes de
prevenir doenças e
diminuir o colesterol.
Muito se fala sobre os alimentos funcionais, mas você sabe por que são chamados de “funcionais” e quais são os benefícios desse tipo de alimento para nossa saúde? Convidamos a nutricionista Renata Queiroz para falar sobre o tema.
Segundo a nutricionista, o temo “funcional” se refere aos alimentos que contêm ingredientes ativos que beneficiam o organismo de alguma forma. Esses alimentos são capazes de prevenir doenças e amenizar alguns problemas de saúde como, por exemplo, o colesterol alto.

Quais são eles?

Alho – possui a substância alicina, que é antioxidante e ajuda na prevenção do câncer e da hipertensão.

Tomate – conta com o licopeno, uma substância que protege as células dos radicais livres, retarda o envelhecimento e diminui os riscos de câncer.

Chá verde – contribui na redução do colesterol ruim (LDL) e a diminuir as chances de doenças cardíacas, ao fortalecer as artérias.

Peixes – são ricos em ômega-3, importantes na prevenção de problemas no coração e do câncer.

Soja – o grão conta com a isoflavona, que diminui o colesterol ruim e o risco de câncer.

A nutricionista atenta que, para alcançar os benefícios acima, é preciso acrescentar esses ingredientes regularmente na dieta. É importante consultar um nutricionista para que as escolhas e porções estejam adequadas às necessidades reais de cada um.


Fonte: Site Nutricaopraticaesaudavel

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Goji Berry - a baga
antienvelhecimento




Goji (em inglês, Goji Berry) é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum. Ao goji são atribuídas muitas propriedades pois é uma fruta rica em aminoácidos. A planta é originária das montanhas do Tibete.


As Goji Berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da     China e do Tibete. São saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40º.
Embora seja uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga a milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Goji Berries são consideradas a erva-alimento nº1. Estão no topo da tabela. Extraordinário!
As Goji Berries contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no nosso dia-a-dia e tão concentradas em nutrição, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.


      Algumas de suas características são:
·       Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito que são essenciais para a vida (falta referência).

·  Contém 21 minerais vestigiais, incluindo germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena (falta referência).
·         Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida (falta referência).
·         Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. Contudo, excede os valores normais (100 mg) requeridos pelo corpo diariamente para esta vitamina, podendo causar cálculos renais, distúrbios gastrintestinais e incômodo na bexiga[2] . Pode-se ressaltar também que a ingesta de uma quantidade acima de 2000 mg/dia de ácido ascóbico pode causar mal estar estomacal e até diarréia.
·         Contém beta-sisterol, com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
·         Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
·         Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea (falta referência).
·         Contém fisalina, usado nos transtornos da hepatite B (falta referência).
·         Contém betaína, usado pelo fígado para produzir colina. A betaína promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA (falta referência).
·         Contém também uma fonte de elemento essencial à dilatação dos vasos sanguíneos e ao bom funcionamento do sistema circulatório em geral (falta referência).
·         Como consequência dos aminoácidos presentes nas Bagas de Goji, podemos atribuir efeitos anti-catalíticos, os quais ajudam na manutenção da massa magra do organismo.

Informação nutricional
As Goji Berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. Se não vejamos:
- As Goji Berries são uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os oito essenciais ao corpo humano.
- Contêm até 21 minerais de traço, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, germânio, selénio e fósforo.
- As Goji Berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.
- E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo extraordinário efeito antienvelhecimento das Goji Berries.
 Usos tradicionais
Na Medicina Tradicional Chinesa, as Goji Berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Goji Berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.
Como usar
Diretamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser reidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer das suas receitas culinárias.
Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia. Mas elas são tão saborosas que não vai resistir a comer quantidades maiores!







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...