Translate This Page

quinta-feira, 28 de julho de 2016

NOSSOS CHÁS

Chá de inverno, a pedida para
os dias (e as noites) frias.

Para os dias frios de inverno e meia estação, a pedida é um chá de hibisco, canela e maçã.
Alem de aquecer, este chá contribui para o bom funcionamento do organismo, pois auxilia no processo de digestão, reduz os inchaços, dificulta a absorção de gorduras pelo organismo e, por ser rico em fibras, ainda melhora o funcionamento do intestino.
A maçã também possui substância antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o surgimento de diversas doenças. O chá de canela, por seu turno, estimula a produção de insulina e também dificulta a absorção de gorduras. A bebida também acelera o metabolismo e ajuda a combater doenças infecciosas.
O hibisco, por sua vez, além de gostoso – tem um suave sabor de framboesa – estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido.
A alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides –, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções).
 “O organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento”, explica Lucyanna Kalluf, nutricionista funcional especializada em fitoterapia do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo.
Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos.
“O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes”, afirma a bióloga Lúcia Helena Guerra Arantes, de Belo Horizonte.
Mas atenção:  “O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins”, alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito).
Por isso, tenha certeza aonde você compra o produto para não levar gato por lebre.
Por isso, a combinação da maçã com a canela e hibisco é ótima para quem quer perder peso, além de ajudar no controle do diabetes e do colesterol alto. Veja como preparar o chá!
E, sobretudo, tenha em conta que tomar apenas o chá não resolve.
A dieta se faz necessária pois não adianta nada você limpar seu corpo com o chá se continua enfiando nele porcarias pseudo alimentícias.
Nada adianta tomar um chazinho para livrar o organismo das toxinas e comer alimentos super industrializados, cheios de gorduras trans, agrotóxicos e outros venenos.

Modo de fazer o chá
Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco, quatro pedaços grandes da casca de canela e quatro colheres de sopa de maçã desidratada em flocos ou seis rodelas. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

Mais ervas para acelerar a dieta

Cavalinha e alfafa aumentam os efeitos do hibisco e o resultado na cintura aparece mais rápido. Para isso faça o chá como prescrito acima e acrescente uma colher de sopa de cavalinha (erva com ação diurética) ou uma colher de sopa de alfafa (erva com ação antioxidante).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...