"Hidrocotile asiática" - O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenecer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.
Popularmente conhecida como centelha, centela, centela-da-Ásia, pata-de-mula, pata-de-burro ou pé-de-cavalo, é uma espécie cosmopolita, de uso tradicional no tratamento de feridas e lesões cutâneas diversas. No Brasil, ocorre nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo encontrada em quase todos os ambientes e obtida por extrativismo ou por importação. O mecanismo de ação de Centella Asiática ocorre através da ação estimulante na formação de componentes estruturais do tecido conectivo, da atividade sobre o endotélio vascular e a microcirculação, somada a ação hemostática, cicatrizante, antiulcerogênica. A fração triterpênica (asiaticosídeo, mandecassosideo, ácido asiático e mandecássico) e as saponinas glicosiladas (ácido brahmico e brahmósideo) são os principais princípios ativos envolvidos nestas ações.
A centelha é um vegetal realmente efetivo no combate à celulite. Ela atua no organismo tonificando e reforçando as paredes das veias e vasos linfáticos, melhorando a irrigação dos tecidos da pele e desse modo, o colágeno retorna à sua forma e estrutura corretas e as toxinas e líquidos retidos sob a pele são eliminados pois ela normaliza os espaços intercelulares nos tecidos e ativa a circulação sanguínea. Atua também na obesidade, varizes e hemorróidas além de auxiliar na cicatrização tecidual.
INDICAÇÕES
1. Insuficiência venosa nos membros inferiores: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, hemostático e como antiinflamatório.
2. Úlcera trófica venosa: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, antiulcerogênico e como antiinflamatório e cicatrizante.
3. Síndrome pós flebítica: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, hemostático e como antiinflamatório e cicatrizante.
4. Microangiopatia hipertensiva venosa: como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, e como antiinflamatório.
5. Lipodistrofia Graus I, II, III: auxiliar do tratamento como regulador do metabolismo do tecido conectivo e da microcirculação, e como antiinflamatório.
6. Na melhora da cicatrização e prevenção de formação de quelóide em cicatrizes cirúrgicas e lesões cutâneas: como cicatrizante, e regulador do metabolismo do tecido conectivo e antiinflamatório.
7. Úlcera gástrica: como auxiliar do tratamento convencional do processo cicatricial e antiulcerogênico de úlceras gástricas.
CENTELLA ASIÁTICA ENCONTRA-SE À VENDA NA CASA NATURAL / MERCADO MUNICIPAL DE SÃO CARLOS / BOX 80 / TEL.: (16) 3372-3446 OU PELO SÍTIO http://www.casanaturalista.com.br/
Um comentário:
até quanto tempo depois da cirurgia plástica a centella faz efeito para a cicatrização?
Postar um comentário