Translate This Page

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agoniada (Plumeria lancifolia)

Um dos principais remédios nas doenças femininas.

Também conhecida como jasmim-manga, quina-mole
Utilizada para tratar asma, bronquite crônica, cólicas menstruais, quadros febris, constipação intestinal, ansiedade, aumento dos linfonódos.
Como utilizar: Chá por infusão das folhas ou decocção da casca( ferver durante 10 minutos) usando-se 2 colheres de sopa da planta em 1 litro de água.
Posologia: 2 a 3 xícaras de chá ao dia.
CUIDADO: As dose devem ser seguidas rigorosamente sob o risco de prejudicar a saúde. Contra- indicado para crianças.
Propriedades medicinais: Diurética, antiasmática, emenagogo e laxativa.
Usada em caso de asma e catarros crônicos.Inflamações e congestão do útero e ovários, indisposições e cólicas nas épocas menstruais, auxiliando a concepção e regularizando as menstruações. É antiasmática, anti-sifilítica, emenagoga, purgativa.
As folhas são galactagogas quando colocadas sobre os seios das parturientes e a de restaurarem as forças dos órgãos genitais debilitados, quando cozidas e postas sobre os mesmos.
Emprega-se nas afecções histéricas, na asma, nas atonias gastrointestinais, nos catarros crônicos, na clorose, nas febres intermitentes, nas menstruações difíceis.
Parte usada: folhas, por infusão.
Indicado contra: cólicas e depressões pré-menstruais, afecções dos ovários, menopausa e metrorragia. Tonteiras, debilidade na época de menstruação, enjôos e vômitos, muitas vezes acompanhado de má digestão e enxaquecas.
Em muitos casos onde a mulher tem dificuldades para engravidar, após o uso constante, pode-se chegar ao sucesso na gravidez.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...