Translate This Page

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cáscara-Sagrada (Rhamnus purshiana)

A cáscara sagrada é uma planta com ótimas propriedades medicinais.
A constipação intestinal (intestino preso) pode estar associada a vários fatores, mas a principal causa é a alimentação errada: pouca fibra, ausência de verduras e frutas, ausência ou quantidade pequena de líquidos. Fatores como sedentarismo e questões emocionais podem agravar o problema. Assim como outras doenças, o intestino preso deve ser tratado. Além dos incômodos decorrentes da dificuldade em evacuar, a constipação pode desencadear muitas outras enfermidades como hemorróidas, problemas emocionais e de pele, já que as fezes contêm grande quantidade de toxinas e quando ficam retidas contaminam o organismo.
Um outro alerta feito pelos médicos é que pessoas constipadas têm maior propensão de desenvolverem o câncer de intestino.
Então o negócio é ingerir fibras à vontade, verduras e frutas. E se precisar de uma ajuda a mais pode recorrer aos medicamentos naturais.
A cáscara sagrada é uma planta com excelentes propriedades medicinais. É um arbusto de folhas largas e denteadas. Leva o nome de sagrada pela suas grandes características curativas. Sua principal função é corrigir os problemas intestinais, com a grande vantagem de não provocar cólicas nem diarréia. Porém, ela não exerce apenas uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon. Após a ingestão da cáscara sagrada ocorre a liberação de substâncias que ajudam a eliminar o material fecal.
Em pequenas doses, o fármaco atua como estimulante de apetite e em doses maiores atua como laxante e purgativo suave. Sua atividade laxativa é resultante da ação de um conjunto de constituintes. Procure mais informações antes de fazer uso da planta.

História
A casca exterior da árvore designada botanicamente por Rhamnus purshiana é conhecida em vários países como Cáscara-Sagrada e é provavelmente uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos, sendo que o seu uso medicinal seja utilizado há muito na Europa e nos restantes países de todo o mundo. Utilizada tradicionalmente pelos índios americanos, o seu uso vulgarizou-se entre os pioneiros que conquistaram o oeste americano, tendo-se tornado uma planta medicinal popular a partir de 1800. O seu nome, Cáscara-Sagrada, deriva do facto de a sua difusão ter sido feita a partir de comunidades hispânicas na costa leste dos EUA, que lhe atribuíam propriedades sagradas .

Propriedades medicinais
A Cáscara-Sagrada tem várias indicações terapêuticas; obstipação crónica, discinésia biliar, colecistite crónica, litíase biliar e meteorismo. A sua acção antiobstipante que esta planta é conhecida a milhares de anos por povos de várias culturas, o que atesta a sua segurança de utilização. Entre as vantagens da utilização da Cáscara-Sagrada destaca-se a vantagem de não induzir habituação, ao contrário de muitos outros laxantes, e acção de reeducação intestinal, e que é obtida sem efeitos acessórios; diarreias, dores abdominais e cólicas. Os principais princípios activos da Cáscara-Sagrada são antraquinonas glicosiladas (6% a 10%), entre os quais a Emodina, Frangulina e os Cascarósidos. As principais acções medicinais da Cáscara-Sagrada são; estimulação e acção peristáltica do cólon, estimula a produção de secreções digestivas em vários órgãos do aparelho digestivo (vesícula biliar, estômago, pâncreas e fígado), e ajuda a dissolver os cálculos biliares. Como prevenção no uso de laxantes, a utilização da Cáscara-Sagrada não está recomendada em situações de dores abdominais, náuseas, vómitos, obstrução intestinal, apendicite e doenças inflamatórias do cólon (colite ulcerosa e doença de Crohn), crianças com menos de 10 anos, e em casos de desidratação grave.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...