Translate This Page

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CHIA


PEQUENAS SEMENTES DE GRANDE IMPACTO

A bola da vez, agora, ou como queiram, o sonho de consumo de todos os que se interessam por saúde e emagrecimento, é a semente de Chia. Desde que o Jornal da Globo colocou no ar uma reportagem sobre essa sementinha de origem mexicana, a correria foi geral. Lojas de produtos naturais recebendo inúmeros telefonemas e clientes perguntando sobre a novidade. Demorou para chegar em São Carlos. Elas vêm ou do México ou da Bolívia. Os tramites burocráticos da importação atrasam tudo. Ou então é comprar aqui no Brasil mesmo, dos grandes importadores (a maioria no Rio Grande do Sul) que, entretanto, já sobem o preço da sementinha em 100%.

Mas o que é essa novidade?
Chia é uma palavra maia que significa “força”. Por isso estas sementes, cultivadas pelo menos desde 2600 a.C, são hoje consideradas um superalimento. 

 Características nutricionais
As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. São ainda uma boa fonte de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais, e de fibras solúveis e insolúveis.
A chia é considerada uma das melhores fontes de ácidos gordos ômega 3 e 6, proporcionando o balanço perfeito entre o ômega 3 e ômega 6, o que é ideal para uma alimentação saudável. O ômega 3 é um nutriente muito importante sobretudo para crianças, grávidas, estudantes ou para quem tenha uma atividade essencialmente intelectual.

Benefícios
O fato da chia ser uma fonte riquíssima de ômega 3, torna-a num alimento protetor do coração e do cérebro. A ingestão de alimentos ricos em ômega 3 é muito importante para, por exemplo, prevenir problemas cardiovasculares, estados depressivos e diminuir os triglicerídeos no sangue.
As sementes de chia pertencem, tal como as de linhaça, às sementes mucilaginosas, isto é, formam um gel pectinoso incolor à superfície quando entram em contacto com a água. Estas mucilagens são muito benéficas para o bom funcionamento dos intestinos.
Em casos de azia, consumir 1 colher de chá de sementes de chia dissolvidas durante alguns minutos num pouco de água, ajuda a absorver o excesso de ácido.
O consumo regular destas sementes é ainda útil para controlar a pressão arterial elevada e a diabetes.
Devido à sua riqueza nutricional e ao fato de saciarem facilmente são muito úteis para atletas ou para quem procura um aporte extra de energia.
E como são isentas de glúten, são uma excelente opção também para celíacos.
Todos podem beneficiar da riqueza nutritiva da chia, incluindo os animais de estimação.

Como consumir

Para consumir as sementes basta misturá-las, inteiras ou moídas, em muesli, iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa.
Moídas podem substituir uma quantidade da farinha em receitas de pão, biscoitos ou bolos.
Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam cerca de 9 vezes o seu volume), deixar repousar uns minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou com batidos de frutas.
As sementes de chia, ao contrário das de linhaça, não precisam ser cozidas ou moídas para se usufruir dos seus nutrientes, pois são facilmente digeridas.
Sugestão de utilização: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais (eu utilizo nos sucrilhos logo de manhã, por exemplo), iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e adicioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são ótimas como substituto de ovo.

COMPRE SEMENTES E ÓLEO DE CHIA PELO E-MAIL
  OU NA
CASA NATURAL
EM SÃO CARLOS. Tel.: 3372.3446

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...