Translate This Page

quarta-feira, 28 de março de 2012

GULOSEIMAS

Muitas de nossas freguesas nos perguntam sobre o aproveitamento das farinhas de nozes, amendoas, avelãs ou caju. Bem, além de usá-las assim mesmo, como farinhas, postas sobre doces e sorvetes, há outras formas de aproveitamento. Pesquisamos e mostramos aqui como usá-las para confeccionar o “Macaron”, um pequeno bolo de forma arredondada com 3 a 5 cm de diâmetro, uma especialidade francesa.

Macaron
 Oriundo da Itália, o macaron se origina da palavra maccherone (macarone em Veneza), que quer dizer massa. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.
Já os franceses clamam que a receita já era confeccionada anteriormente nos monastérios de Cormery, França, desde o ano de 791. De uma forma ou de outra, no início os macarrons eram apenas "biscoitos" de amêndoas sem qualquer recheio. Durante o séc. XVII os macarons foram comumente confeccionados pelas Carmelitas, que seguiram os princípios de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne.” Durante a Revolução Francesa, duas freiras especializaram-se no preparo e comercialização dos macarons, tornaram-se famosas e passaram a ser chamadas de Souers Macaron (Irmãs Macaron). Já no séc. XX, Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée introduz um recheio cremoso aos macarons, que assumem assim a forma como o conhecemos atualmente"
Hoje o doce é muito servido nas festas de casamento. “É quase impossível alguém não se apaixonar pelo macaron. É um doce leve, com um sabor delicado”, diz Maria Helena Campos, doceira de 72 anos, que desde 2003 fabrica a iguaria.
A receita do macaron,  recheado de nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas, é super simples. Leva farinha de amêndoas, açúcar, ovos, chocolate em pó e chocolate ao leite.
Em seguida damos duas receitas para você tentar fazer em casa.

Macarons au chocolat

·         Para 20 unidades
·         90 g de farinha de amêndoas. Se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju, nozes ou avelãs. Pode-se variar a receita, fazendo cada vez com uma farinha diferente.
·         40g de farinha de trigo
·         200g de açúcar de confeiteiro
·         claras de 3 ovos
·         3 colheres de sopa de chocolate em pó
·         30g de açúcar refinado
·         20 gotas de corante vermelho e 5 de corante verde para obter uma cor marrom.
Para o recheio Ganache:
1 colher de sopa de manteiga
130 g de chocolate em barra ao leite
3 colheres de sopa de nata ( creme de leite fresco)

Modo de fazer:
1. Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate

2. Passe a mistura por uma peneira para obter um pó fininho, reserve
3. Aqueça as claras no microondas por 30 segundos, mexa, veja se perdeu um pouco da viscosidade, se necessário coloque por mais 30 segundos até deixar morninho
4. Só tome cuidado para não deixar cozinhar
5. Coloque as claras numa batedeira, bata até formar clara em neve, depois misture aos poucos o açúcar refinado
6. Quando formar um creme firme acrescente o corante misturando bem
7. Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou aos poucos misturando com um batedor
8. Quando tiver bem homogêneo coloque a massa num saco de confeiteiro
9. Pegue uma forma forrada com papel manteiga e untada com farinha e manteiga, esprema o saco de modo que sejam dispostas na forma 40 bolinhas, macarons
10. Deixe descansar por 20 minutos, as bolinhas ficarão achatadas e devem ter aproximadamente 2 cm de largura cada, não esqueça de deixar um espaço entre cada macaron
11. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos, sendo que deve se deixar o forno entre aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos
12. Deixe esfriar os macarons
13. Caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltanto mais facilmente os macarons
Recheio:
1. Derreta o chocolate no microondas, leve os ingredientes do recheio ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso
2. Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado

Macarons simples

280 gr de açúcar de confeiteiro
160 gr de farinha de amêndoas
130 gr de clara de ovo
30 gr de açúcar

Modo de fazer
Peneire juntos o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas.
Bata as claras com o açúcar até obter um suspiro firme.
Misture delicadamente o corante desejado: rosa para framboesas, verde para pistache e café líquido para o sabor café.
Aos poucos, e com delicadeza, incorpore à mistura peneirada.
Coloque uma folha de silpat(*) sobre uma assadeira e apóie essa assadeira sobre outra menor.
Com um saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa sobre a folha de silpat, com distância de 5cm entre os macarons.
Leve imediatamente ao forno pré-aquecido, moderado (220ºC) durante 10 minutos.
Retire a assadeira de baixo e asse mais 5 minutos. Retire e deixe esfriar.
Com espátula, retire os macarons da assadeira e recheie com geléia de goiaba.


Obs.: Os macarons já recheados poderão ser conservados no freezer pelo prazo de 1 semana.
 (*) Folha de Silpat: produto feito de silicone que pode ser levado ao forno ou ao freezer, pois resiste à temperaturas de - 40°C até 480°C). Ideal para o preparo de biscoitos, bombons e bolos. É encontrado em lojas de produtos especializados para confeitaria.


terça-feira, 27 de março de 2012

AMARANTO


Semente andina reduz níveis de colesterol

A semente do amaranto, que mede aproximadamente 1 milímetro de diâmetro e é extraída de uma planta originária do altiplano andino, pode se tornar uma importante fonte de proteínas, cálcio e zinco na alimentação, além de contribuir para a redução dos níveis de colesterol. Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP utilizaram as sementes e reduziram o colesterol de animais de laboratório. Agora estão desenvolvendo sua aplicação em barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas.
De acordo com o professor José Alfredo Gomes Arêas, coordenador do Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da FSP, o amaranto possui grande potencial nutritivo. "A semente possui cerca de 15% de proteínas, que tem uma qualidade biológica comparável à do leite e superior a de outros vegetais, como a soja e o feijão", afirma. "O amaranto também é rico em fibras e pode ser utilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento pouco encontrado em vegetais."
Experiências realizadas com coelhos de laboratório na FSP, que tiveram seu colesterol aumentado por uma dieta, demonstraram a capacidade do amaranto em reduzir os níveis plasmáticos de colesterol. "O efeito benéfico foi comprovado, mas serão necessários novos testes para medir a extensão da queda do colesterol em seres humanos", diz. "Outros estudos serão feitos para descobrir qual substância do amaranto provoca esta redução."
José Alfredo Arêas observa que a farinha do amaranto pode ser usada na dieta dos portadores de doença celíaca (alergia ao consumo de trigo), pois não foi verificada nenhuma reação adversa à sua ingestão.

Aplicações
De acordo com o pesquisador, a semente expandida pode ser consumida como pipoca e também vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.
A semente do amaranto, em grão, como farinha ou pré-cozido, foi utilizada em saladas e na produção de pães, bolachas, barras de cereais e musli, em pequenas proporções. "O objetivo é a aumentar a quantidade utilizada nestes produtos, para potencializar os efeitos nutritivos e funcionais do amaranto", diz Arêas.
O amaranto é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, com folhas grandes e panículas (tufos semelhantes às espigas) que concentram as sementes. "As folhas podem ser cozidas como a couve", observa o professor. "Para a produção de farinha, é necessário extrair das sementes o óleo, que tem altos níveis de ácidos graxos insaturados e também poderia ser usado na alimentação."
As pesquisas com o amaranto na FSP começaram em 1996, e uma parceria com a Embrapa de Planaltina (GO) introduziu o cultivo no Brasil. "O amaranto se adaptou bem ao cerrado brasileiro, pois possui raízes profundas para captação de água, o que facilita o plantio em climas relativamente áridos", aponta o professor Arêas. "A colheita pode ser feita em quatro meses, o que favorece seu uso na rotação de culturas com a soja e o milho."

Fonte: Agência USP de Notícias - Universidade de São Paulo.

sábado, 3 de março de 2012

ESPECIARIAS

Cardamomo, tempero ou remédio?

O cardamomo é uma especiaria muito antiga, bastante utilizada como tempero na alimentação dos egípcios. É membro da família do gengibre, muito utilizada também na culinária indiana tanto em chás quanto em receitas.
Embora seja popularmente usado como tempero, o cardamomo é também um medicamento muito útil e eficaz para melhorar a digestão. Ajuda quem sofre de dores de estômago, flatulência e gases.
Ele também ajuda na limpeza do corpo, pois tem propriedades desintoxicantes. Faz melhorar a circulação do sangue nos pulmões e é útil na prevenção de espasmos ou convulsões. Em pequenas quantidades é benéfico para quem sofre de asma ou bronquite.
O cardamomo aumenta o apetite e alivia a acidez no estômago. Ele é usado na cura da halitose. É benéfico para quem sofre de vários tipos de alergias respiratórias e dor de garganta.
Aqueles que sofrem de náuseas também podem experimentar o cardamomo. Pode ser usado para tratar úlceras da boca. É conhecido por ser um bom remédio para a fraqueza em geral e no tratamento da infecção do trato urinário.

Café com cardamomo

Para os apreciadores de bebidas exóticas a dica é utilizar o cardamomo no café.
Coloque entre três a quatro sementinhas na xícara e coloque o café expresso em seguida. Deixe alguns segundos e está pronto para beber.
Para aqueles que preferem um sabor ligeiramente picante e um café mais aromático, coloque os grãos de cardamomo levemente amassados no filtro de café, antes de adicionar o pó.

PEÇA CARDAMOMO NA  Casa Natural  – (16) 3372.3446

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...