Translate This Page

quinta-feira, 15 de abril de 2010

NEM SÓ DE CHIMARRÃO VIVE A ERVA-MATE. ELA TEM MUITAS PROPRIEDADES MEDICINAIS.

Aos poucos cientistas e pesquisadores autônomos vêm descobrindo novas propriedades em produtos que consumimos há décadas. Agora é a vez da erva-mate. Recentes estudos identificaram nela diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais, que lhe conferem grande potencial de aproveitamento.
Na constituição química da erva-mate, aparecem acalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina); aninos (ácidos fólico e cafeico); vitaminas (A, Bi, B2, C e E); sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio); proteínas (aminoácidos essenciais); glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose); lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas) além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.
   Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.
   Destaca-se principalmente que o mate é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade.
   Por outro lado, o chimarrão atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
   O sitio CHIMARRÃO traz alguns tópicos de estudos feitos pelo mestre em botânica Renato Kaspary e por Eunice Valduga, em dissertação para obtenção do grau de mestre nesta área do conhecimento humano. Segundo eles, as análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.
   O chimarrão é rico em ácido pantotênico, encontrado em menor escala na tão propalada geléia real das abelhas, muito procurada pelas características medicinais que possui.
Também a revista SUA DIETA aborda os benefícios que a erva-mate pode trazer para o visual, além de melhorar a pele e o cabelo, sendo uma ótima dica para quem passou por cirurgia estética!
   Clique nos links para ver os textos. Ótima leitura !

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom saber sobre tudo isso, apesar de ser Nordestino tbm adoro "Chimarrão" devido a influência de amigos do Sul, e agora sabendo do bem que a erva faz não paro mais de bebelo!

Unknown disse...

QUE RICO CHIMARRÃO

Manzato disse...

Gostaria de saber onde encontro erva-mate de qualidade em São Carlos-SP.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...