Translate This Page

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SAÚDE


Gergelim: a pequena e poderosa semente
O valioso grão possui ação antioxidante que previne contra o câncer, fornece fibras ao intestino, diminui a acidez do sangue, fortalece a pele. E ainda aumenta a atividade cerebral.
 
A SEMENTE
"Filé mignon" do gergelim, as sementes são utilizadas na culinária e na medicina fitoterápica. Elas começam a cair das vagens após algumas horas de secagem da planta ao sol. Os grãos são pequenos, achatados e sua coloração varia entre o branco e o preto, sendo que os mais claros (brancos e beges) possuem maior valor comercial, enquanto os escuros restringem-se ao uso caseiro e medicinal.
SAÚDE
A semente preta de gergelim é utilizada no preparo do chamado gersal (mistura do grão com sal), muito usado pela medicina fitoterápica. O gersal é considerado um alimento ideal para tirar a acidez do sangue, aumentar a atividade e o reflexo cerebral, combater as doenças sexualmente transmissíveis e para fortalecer a pele.
ÓLEO DE GERGELIM
Extraído da semente do gergelim, o óleo de sésamo, como é conhecido, é de cor amarelo claro e traz em sua composição substâncias como sesamina, sesamolina e sesamol, que têm propriedades antioxidantes e previnem o câncer. O ácido graxo ômega 3, benéfico ao coração, também está presente neste óleo, que é muito usado em massagens, por fortalecer a pele.
CULINÁRIA
As sementes de gergelim podem ser usadas como tempero em saladas e arroz. É recomendável consumi-las diariamente. Quando torrado e moído, o grão vira uma farinha que enriquece as refeições e a merenda escolar, bastante utilizada em massas de biscoitos, bolachas, bolos, pães.
O GERGELIM NA CULINÁRIA ORIENTAL
A culinária árabe, turca e judaica utiliza muito o gergelim. O tahine, por exemplo, que possui grande quantidade de vitaminas, proteínas e cálcio, é uma espécie de manteiga árabe feita a partir da farinha da semente de gergelim, já tostada e moída, mas que passa novamente pelo moinho e em seguida pela centrífuga.
O doce halawi, apreciado nas colônias judaicas, é composto principalmente pelo gergelim (em forma de tahine) misturado com mel, açúcar e suco de limão. Um prato turco típico é o halvah, uma mistura de queijo com gergelim torrado e prensado, com cobertura de açúcar ou mel. Na Índia, onde alguns historiadores dizem ter surgido o gergelim, ele foi incorporado para elevar o nível de aminoácidos dos alimentos e, no Japão, esse poderoso grão é usado em pratos como, por exemplo, acelga ao molho de shoyu.
FONTE: SARA MICHELE LAMBERT, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO FUNCIONAL DA CLÍNICA NATURALLE (MG)



O gergelim tem o nome científico de Sesamum Indicum, motivo pelo qual também é conhecido por sésamo. É uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem. É originário das regiões tropicais da África, Oriente Médio e Índia e tem sido cultivado há mais de 6.000 anos. Relatos sobre o potencial terapêutico do óleo de gergelim foram encontrados em antigos pergaminhos egípcios.

O gergelim é uma planta anual herbácea, que atinge até 1,5 m de altura. As flores são na cor brancas, rosa ou púrpura. Os frutos são cápsulas pubescentes que contém várias sementes achatadas de 2 a 5 mm de comprimento, normalmente de cor castanha; embora também existam variedades branca, vermelha ou preta. Amplamente cultivado nos países do Oriente Médio e na Índia; atualmente a sua cultura se estende por outras regiões tropicais e subtropicais da América, da África e dos países mediterrâneos. No Brasil seu principal pólo de produção fica na região nordeste.
Com propriedades medicinais, seu cultivo se justifica por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo de elevada qualidade nutricional.
As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio, além das Vitaminas B1 e E. Elas contém um poderoso antioxidante (as lignanas), que também é anti-cancerígeno; e fitosteróis, que bloqueiam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim serão melhor absorvidos se ele for pré-germinado e triturado exatamente antes do consumo.

Preparo e consumo no mundo
•    As sementes de gergelim devem ser ingeridas idealmente cruas. Parra isso, basta colocar as sementes de molho em água por 4 a 8 horas.
•    As sementes de gergelim podem ser levemente desidratadas (torradas) em uma panela, mexendo-as constantemente com uma colher de pau, para evitar que se queimem. Neste caso, ficam mais crocantes, mas perdem enzimas e alguns nutrientes.
•    Existem outras maneiras de preparar o gergelim
1.     Óleo de gergelim: extraído da semente, é semelhante ao azeite de oliva e pode ser usado como qualquer outro óleo vegetal. É muito estável e pouco sujeito a criar ranço.
2.     Tahine ou manteiga de gergelim: trata-se de uma pasta muito saborosa obtida por moagem das sementes de gergelim. Os grãos claros, crus passados numa processadora, transformam-se em um tipo de manteiga. Substitui com vantagem a manteiga de origem animal e as margarinas (gorduras hidrogenadas).
3.     Gersal (gergelim + sal): trata-se de uma farofa obtida após triturar a semente crua ou levemente torrada com sal. Desta forma, transforma-se num dos temperos básicos da culinária e medicina macrobiótica e integral.
4.     Na alimentação crua a viva existe a possibilidade de transformar a semente germinada em leite e, da massa que fica após extração do leite, o queigelim, ou queijo do gergelim.
   
Por 100 gramas
Valor Energético
570 kcal
Carboidratos
23 g
Proteínas
18 g
Gorduras totais
50 g
Gorduras saturadas
7 g
Fibra alimentar
9 g
Cálcio
975 mg
Fósforo
616 mg
Ferro
14 mg
Potássio
725 mg
Sódio
60 mg

Pelos conceitos da Medicina Ayurvédica e da Medicina Tradicional Chinesa, a semente de gergelim é empregada para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regular as funções intestinais e tratar o sistema cardiovascular.
O consumo diário e adequado da semente de gergelim é um excelente complemento nutriticional para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento. Por sua qualidade protéica, melhora a transmissão dos impulsos nervosos, que estão diretamente relacionados à memória. Indicado para tratar aspectos da saúde que são afetados pelo desequilíbrio emocional como: esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou insônia.
É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro, como memória, pois age aumentando e fortalecendo os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro. Em paralelo, é um alimento ideal para alcalinizar o sangue, aumentando a atividade e o reflexo cerebral.
Pelo seu elevado teor de vitamina E, com seu poder antioxidante, o gergelim é considerado uma semente com ação rejuvenecedora e moduladora do metabolismo de envelhecimento e morte das células. Seu consumo é indicado como coadjuvante em problemas de libido e de engravidar.
A presença de cálcio é efetiva para acalmar os nervos, a ansiedade e sintomas psico-emocionais do estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A.
Excelente para as pessoas que passam por sobrecarga na demanda física: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças.
Excesso de colesterol no sangue; arteriosclerose; prevenção do infarto do miocárdio e da trombose arterial.
 
FONTE: Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...